Sábado, 11 de Julho, 2020
Media

Jornalistas “online” procuram proteger-se contra a difamação

O aparecimento de leis contra a difamação constitui um alerta para os jornalistas, que encontram nesses diplomas intenções óbvias de coartar a liberdade expressão. Mas a desinformação e as “fake news” estão, no entanto, a obrigar os profissionais a protegerem-se. 

A Declaração dos Direitos Humanos prevê a liberdade de imprensa "sem interferência",  mas muitos países não dispõem de protecção adequada para repórteres que enfrentam o assédio “online”. A OSCE - Organização para a Segurança e Cooperação na Europa,  sugere que as leis de difamação criminal sejam substituídas por leis de difamação civil e que o assédio “online” seja reconhecido como uma ameaça.

Na Finlândia, no Peru e na África do Sul, é já habitual os repórteres usarem as modificações legais a seu favor. A título de exemplo, o jornalista peruano Gustavo Gorriti, tem quatro processos em tribunal. "Não acho que um processo judicial deva ser o primeiro recurso", afirma, "contudo, ao ser ameaçado por uma organização criminosa, senti-me obrigado a pedir protecção legal”.


As modificações legislativas foram, também, introduzidas em França. A lei francesa protege os jornalistas contra a difamação, os insultos e o assédio, tanto “online” como “offline”. Esses profissionais podem, assim, apresentar acusações de assédio cibernético, sem precisarem de aprofundar a veracidade das alegações. 

A lei americana, por outro lado, dá muito menos protecção aos jornalistas do que às editoras, por exemplo. “Ficaria muito surpreendido se os processos contra a difamação surtissem efeito nos EUA. É muito difícil", considerou Scott Griffen, vice-diretor do International Press Institute, organização que investiga leis de difamação em todo o mundo.

Há, contudo, ainda muitas outras razões pelas quais os jornalistas podem optar por não recorrer ao tribunal.  Sarah Guinee, investigadora do Knight First Amendment Institute, reitera que os repórteres são encorajados a evitar as ações judiciais, que têm custos elevados e podem ser emocionalmente desgastantes, até por sujeitarem a vida dos queixosos ao escrutínio público. 


Connosco
Quando há códigos éticos associados ao jornalismo Ver galeria

O jornalismo está em constante mudança e, como tal, os códigos éticos associados à profissão deve ser actualizados, em permanência.


Há, contudo, alguns elementos que se vão mantendo, mais ou menos, constantes, como as ideologias associadas aos jornais.

Confrontado com este cenário, Pedro Pablo Bermúdez, um estudante colombiano de jornalismo, decidiu questionar os colaboradores da Fundación Gabo quanto à sua opinião sobre os posicionamentos políticos da imprensa e dos jornalistas.

Feita a consulta, alguns jornalistas da Fundação exprimiram os seus pontos de vista.

Assim, para a jornalista Mónica González, a isenção da imprensa é uma utopia. Assim, os jornais devem tentar ser o mais transparentes possível sobre a sua posição ideológica, para que os leitores consigam distinguir uma notícia de uma falácia construída em detrimento da oposição.

Da mesma forma, as empresas mediáticas deverão revelar quais as suas fontes de financiamento e o nome dos seus investidores.


Agradecer a assinatura como forma de sensibilizar leitores Ver galeria

O modelo de negócio dos “media” está a mudar e cada vez mais títulos estão a optar pela implementação de um plano de subscrição.

Como tal, os editores procuram, naturalmente, conquistar um número crescente de leitores, que pagam, regularmente, pelo consumo dos seus conteúdos.

Ora, um estudo da Citizens and Technology Lab sugere que a forma ideal de alcançar esse objectivo passa, simplesmente, por agradecer aos subscritores pela sua contribuição.

Os responsáveis por este estudo analisaram as interacções no “site” Wikipedia, que depende de uma comunidade internacional, disposta a manter a plataforma actualizada, a custo zero. 


O Clube


A pandemia trouxe dificuldades acrescidas aos
media e as associações do sector não passaram incólumes, forçadas a fechar a porta e a manter o contacto com os seus associados através de meios virtuais, como é o caso deste “site” do Clube.

Ao longo da fase mais aguda do coronavírus e da quarentena imposta em defesa da saúde pública, continuámos, como prometemos, em regime de teletrabalho,  mantendo a actualização regular  do “site”, por considerarmos importante  para os jornalistas  ter à sua disposição um espaço, desenhado a  rigor,  com o retrato diário  dos factos e tendências  mais relevantes que foram acontecendo no mundo mediático durante a crise.

É um trabalho sempre  incompleto, até porque a crise, com origem no vírus, veio aprofundar e agravar a outra crise estrutural já existente, em particular, na Imprensa.    

Mas o Clube foi recompensado por não ter desistido,  com o aumento significativo  da projecção  deste “site”, na ordem dos  63,2% de utilizadores regulares, comparativamente com o ano anterior, medidos pela Google Analytics.

Note–se que se verificou este  crescimento não obstante o “site” ter sido vítima, por duas vezes, de ataques informáticos, que nos bloquearam durante vários dias.  

É uma excelente “performance” que nos apraz partilhar com os associados e outros frequentadores interessados em conhecer, a par e passo,  os problemas que estão dominar os media, sem esquecer a inovação e a criatividade, factores  indispensáveis para salvar muitos  projectos.

Concluímos hoje  como o fizemos há meses, quando precisámos de mudar de rotinas, perante o vírus instalado entre nós: Contem com o Clube como o Clube deseja contar convosco.


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Agenda
27
Jul
Jornalismo ético como garantia de democracia
09:30 @ Universidade de Madrid
14
Set
15
Out
Conferência sobre a história do jornalismo em Portugal
10:00 @ Universidade Nova de Lisboa -- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
18
Out
Conferência World Press Freedom
10:00 @ Países Baixos -- Hague