Segunda-feira, 17 de Fevereiro, 2020
Colectânea

Crise gera em Espanha modelos jornalísticos inovadores

A indústria do jornalismo em Espanha está em crise há mais de uma década. O colapso do crescimento económico afectou todas as áreas. Os fabricantes reduziram orçamentos de publicidade, o desemprego reduziu o poder de compra das famílias, que, por sua vez,  diminuíram as suas despesas, incluindo as dos meios de comunicação social.
O autor analisa os novos modelos de projetos que procuram responder aos desafios informativos actuais,  com apostas diferentes dos convencionais, baseados na verificação informativa, no uso dos mecanismos de transparência, na contextualização informativa, no jornalismo de dados ou na visualização.

Os meios de comunicação social também reduziram as suas despesas, entre 2005 e 2008, pelo menos 12 200 empregos foram suprimidos, segundo dados do Relatório da Profissão Jornalística de 2015. E em 2018, o investimento em publicidade ainda era 30% inferior ao de 2008.

Apesar da crise económica global, não se pode reduzir a crise dos meios de comunicação social espanhóis a uma questão meramente económica. O salto tecnológico da última década alterou os hábitos de consumo de informação e de entretenimento dos espanhóis.

 

Os professores C.W. Anderson, Emily Bell e Clay Shirky avisaram que "já não existe tal coisa como uma indústria da informação”, uma vez que os elementos que serviam para definir o sector tinham desaparecido. Tudo tinha mudado, principalmente aos messias que deixaram de ser apenas “audiências”.

 

Para combater a crise, a maioria das empresas espanholas recorreu a um método drástico para reduzir os custos: o despedimento de um grande número de jornalistas.

 

Durante a primeira fase da crise - 2008 a 2014 - os jornalistas espanhóis criaram cerca de 454 meios de comunicação, segundo um censo realizado pela Associação de Imprensa de Madrid (APM). Muitas destas empresas foram apenas uma tentativa e a maioria não sobreviveu.

 

Contudo, existem meios de comunicação que procuraram dar resposta aos novos desafios informativos e conseguiram desenvolver um modelo de negócio diferente do comum jornal digital.

 

O desenvolvimento tecnológico, as mudanças legais, as alterações de padrões de consumo e do comportamento dos cidadãos devido ao aparecimento das redes sociais, deram origem a novos desafios aos quais os profissionais tentaram dar resposta através do desenvolvimento de diferentes modelos jornalísticos.

 

Dos modelos que surgiram destacam-se a verificação das informações, o uso de mecanismos de transparência, a contextualização das informações, o jornalismo de dados e a visualização.

 

A verificação da informação surge como resposta a um fenómeno de grande impacto a nível social: a desinformação. Com o aumento exponencial de entidades interessadas em distribuir conteúdos facciosos e com o enorme volume de informação que circula nas redes, surgiu a necessidade haver uma maior dedicação à verificação de informação. Assim começam a surgir os “fact checking”.

 

Segundo a co-fundadora da Maldita (site pioneiro de verificação), Clara Jiménez, "uma coisa é o que os jornalistas pensam que as pessoas estão interessadas e outra é o que as pessoas estão realmente interessadas; o que eles pensam que os espanhóis falam, e o que eles realmente falam".

 

Para os responsáveis do site de verificação, existe uma ferramenta muito útil: as comunidades. "É preciso formar comunidades que queiram entrar no buraco que é agora o Whatsapp e, a partir de dentro, negar as fraudes e tentar evitar que estas se tornem virais", disse Julio Montes num Laboratório de Jornalismo da APM dedicado à comunicação política e à desinformação.

 

Maldita.es não é o único exemplo de um projecto de verificação promovido por jornalistas. Em Barcelona, no passado mês de Abril, nasceu a Verificat, um projecto em que um grupo de jornalistas se associou ao Preceito- empresa de tecnologia que criou as plataformas YouCheck (para conectar jornalistas e especialistas) e MemeCheck (para verificar memórias que circulam nas redes) -  e ao StoryData - dedicada ao jornalismo de dados.

 

Segundo Eli Vivas, da StoryData, "o trabalho de verificação pode ser realizado pelos  media. O problema está no facto de que, muitas vezes,  estão associados a correntes políticas ou ideológicas específicas, o que vai contra a neutralidade necessária para realizar este trabalho, o que é mais fácil a partir de projetos independentes".

 

Existem outros projectos de informação, cujo objectivo é proporcionar aos cidadãos mais informações sobre situações do quotidiano. Contudo, esses projectos são mais difíceis de classificar de acordo com os padrões clássicos do jornalismo, tal como a Fundación Ciudadana Civio que se enquadra entre o jornalismo e o activismo.

 

Civio define-se como uma organização independente, sem fins lucrativos, que vigia as autoridades públicas e informa todos os cidadãos com o objectivo de atingir uma transparência real e efetiva nas instituições. Estes sites têm o propósito de contextualizar a informação e distribuir a mesma. Alguns recorrem a aplicações ou bots que realizam a análise diária de determinados conteúdos.

 

Datadista é outra iniciativa com uma abordagem de transparência, que desenvolveu várias peças que começaram em 2016 sob o título Cuadernos de la Corrupción. Segundo a definição dos responsáveis pela plataforma, o objetivo era criar "um jornalismo baseado na investigação, análise e explicação da realidade que nos rodeia", através de dados e narrativas que nos permitam sair do ruído da abundância de informação.

 

Outro exemplo de modelo alternativo é a revista 5W, que tenta substituir o ruído pela música, como referem no seu site, e para isso criaram uma "revista internacional de fotografia e crónicas com um compromisso radical com a profundidade, narração, explicação, imagem e som".

 

5W consiste numa página web, na qual se fornece parte da informação e numa revista anual, com o mesmo título, em papel, com capa dura e mais de 200 páginas, que é, de passagem, uma das fontes de financiamento do projecto.

 

Os temas tratados na 5W reflectem a sua abordagem editorial, dedicada à informação internacional, como em "A luta curda pela sobrevivência", "Argélia: o início de uma nova era sem Buteflika", "Salte para o vazio e continue a caminhar", sobre as caravanas de migrantes da América Central ao norte, ou "Os mortos que me habitam", que reflecte o drama dos naufrágios no Mediterrâneo e recebeu o Prémio Ortega y Gasset 2019 de melhor reportagem ou investigação jornalística.

 

O elemento inicial que definia o projecto era o fotojornalismo, depois foi-se alargando e, actualmente, os temas da revista estão disponíveis em audio e podcast, vídeo, gráficos, animação.

 

Há ainda lugar para outras plataformas que se dedicam ao debate de informações politicas, como é o caso do Polibot, que começou como uma experiência pouco antes das Eleições Gerais de 2016, com o objetivo de cobrir a campanha eleitoral.

 

A ideia foi promovida por um grupo de profissionais, incluindo jornalistas, cientistas políticos, developers e designers gráficos, e procurava fornecer informações sobre questões políticas, económicas e sociais específicas através um aplicativo móvel no qual o utilizador escolhia os aspectos que mais lhe interessavam.

 

A informação no Politibot assume muitas formas: textos informativos, dados, gráficos, links para artigos relacionados com os temas propostos. A equipa Politibot está a trabalhar numa segunda fase do projecto.

 

 

Esta lista de "novos modelos jornalísticos" também apresenta alguns modelos mais clássicos, como o jornalismo de dados. As primeiras iniciativas surgiram há cerca de 7 ou 8 anos, com a criação do grupo de trabalho de jornalismo de dados no MediaLab Prado em Madrid ou com a organização dos First Data Journalism e Open Data Days em Barcelona e Madrid.

 

Posteriormente, as informações jornalísticas desenvolvidas a partir do conteúdo das bases de dados transformaram-se em projetos concretos. Mesmo os meios de comunicação social como o El País ou o El Confidencial foram equipados com unidades de jornalismo de dados.

 

Uma revisão das fontes de financiamento dos diferentes projetos independentes, consultados para o artigo, mostra que os projetos de verificação, transparência e contextualização são inovadores, não só em conteúdo, mas também em termos de financiamento. 

 

Ao contrário do sector dos meios de comunicação social tradicionais, que está maioritariamente dependente de publicidade e de vendas para se financiar, estes projectos optam por financiamentos diversos, nos quais existem frequentemente patrocinadores, acordos de colaboração, crowdfundings, ajuda de instituições, entre outros.

 

O facto de serem pequenas organizações confere a estes projectos uma maior capacidade de adaptação às circunstâncias, mas também mais susceptíveis face às mudanças no ambiente. 

 

O certo que a busca por novos modelos de negócio para o jornalismo continua.

 
Mais informação em Cuadernos de Periodistas.

Apesar da crise económica global, não se pode reduzir a crise dos meios de comunicação social espanhóis a uma questão meramente económica. O salto tecnológico da última década alterou os hábitos de consumo de informação e de entretenimento dos espanhóis.

 

Os professores C.W. Anderson, Emily Bell e Clay Shirky avisaram que "já não existe tal coisa como uma indústria da informação”, uma vez que os elementos que serviam para definir o sector tinham desaparecido. Tudo tinha mudado, principalmente aos messias que deixaram de ser apenas “audiências”.

 

Para combater a crise, a maioria das empresas espanholas recorreu a um método drástico para reduzir os custos: o despedimento de um grande número de jornalistas.

 

Durante a primeira fase da crise - 2008 a 2014 - os jornalistas espanhóis criaram cerca de 454 meios de comunicação, segundo um censo realizado pela Associação de Imprensa de Madrid (APM). Muitas destas empresas foram apenas uma tentativa e a maioria não sobreviveu.

 

Contudo, existem meios de comunicação que procuraram dar resposta aos novos desafios informativos e conseguiram desenvolver um modelo de negócio diferente do comum jornal digital.

 

O desenvolvimento tecnológico, as mudanças legais, as alterações de padrões de consumo e do comportamento dos cidadãos devido ao aparecimento das redes sociais, deram origem a novos desafios aos quais os profissionais tentaram dar resposta através do desenvolvimento de diferentes modelos jornalísticos.

 

Dos modelos que surgiram destacam-se a verificação das informações, o uso de mecanismos de transparência, a contextualização das informações, o jornalismo de dados e a visualização.

 

A verificação da informação surge como resposta a um fenómeno de grande impacto a nível social: a desinformação. Com o aumento exponencial de entidades interessadas em distribuir conteúdos facciosos e com o enorme volume de informação que circula nas redes, surgiu a necessidade haver uma maior dedicação à verificação de informação. Assim começam a surgir os “fact checking”.

 

Segundo a co-fundadora da Maldita (site pioneiro de verificação), Clara Jiménez, "uma coisa é o que os jornalistas pensam que as pessoas estão interessadas e outra é o que as pessoas estão realmente interessadas; o que eles pensam que os espanhóis falam, e o que eles realmente falam".

 

Para os responsáveis do site de verificação, existe uma ferramenta muito útil: as comunidades. "É preciso formar comunidades que queiram entrar no buraco que é agora o Whatsapp e, a partir de dentro, negar as fraudes e tentar evitar que estas se tornem virais", disse Julio Montes num Laboratório de Jornalismo da APM dedicado à comunicação política e à desinformação.

 

Maldita.es não é o único exemplo de um projecto de verificação promovido por jornalistas. Em Barcelona, no passado mês de Abril, nasceu a Verificat, um projecto em que um grupo de jornalistas se associou ao Preceito- empresa de tecnologia que criou as plataformas YouCheck (para conectar jornalistas e especialistas) e MemeCheck (para verificar memórias que circulam nas redes) -  e ao StoryData - dedicada ao jornalismo de dados.

 

Segundo Eli Vivas, da StoryData, "o trabalho de verificação pode ser realizado pelos  media. O problema está no facto de que, muitas vezes,  estão associados a correntes políticas ou ideológicas específicas, o que vai contra a neutralidade necessária para realizar este trabalho, o que é mais fácil a partir de projetos independentes".

 

Existem outros projectos de informação, cujo objectivo é proporcionar aos cidadãos mais informações sobre situações do quotidiano. Contudo, esses projectos são mais difíceis de classificar de acordo com os padrões clássicos do jornalismo, tal como a Fundación Ciudadana Civio que se enquadra entre o jornalismo e o activismo.

 

Civio define-se como uma organização independente, sem fins lucrativos, que vigia as autoridades públicas e informa todos os cidadãos com o objectivo de atingir uma transparência real e efetiva nas instituições. Estes sites têm o propósito de contextualizar a informação e distribuir a mesma. Alguns recorrem a aplicações ou bots que realizam a análise diária de determinados conteúdos.

 

Datadista é outra iniciativa com uma abordagem de transparência, que desenvolveu várias peças que começaram em 2016 sob o título Cuadernos de la Corrupción. Segundo a definição dos responsáveis pela plataforma, o objetivo era criar "um jornalismo baseado na investigação, análise e explicação da realidade que nos rodeia", através de dados e narrativas que nos permitam sair do ruído da abundância de informação.

 

Outro exemplo de modelo alternativo é a revista 5W, que tenta substituir o ruído pela música, como referem no seu site, e para isso criaram uma "revista internacional de fotografia e crónicas com um compromisso radical com a profundidade, narração, explicação, imagem e som".

 

5W consiste numa página web, na qual se fornece parte da informação e numa revista anual, com o mesmo título, em papel, com capa dura e mais de 200 páginas, que é, de passagem, uma das fontes de financiamento do projecto.

 

Os temas tratados na 5W reflectem a sua abordagem editorial, dedicada à informação internacional, como em "A luta curda pela sobrevivência", "Argélia: o início de uma nova era sem Buteflika", "Salte para o vazio e continue a caminhar", sobre as caravanas de migrantes da América Central ao norte, ou "Os mortos que me habitam", que reflecte o drama dos naufrágios no Mediterrâneo e recebeu o Prémio Ortega y Gasset 2019 de melhor reportagem ou investigação jornalística.

 

O elemento inicial que definia o projecto era o fotojornalismo, depois foi-se alargando e, actualmente, os temas da revista estão disponíveis em audio e podcast, vídeo, gráficos, animação.

 

Há ainda lugar para outras plataformas que se dedicam ao debate de informações politicas, como é o caso do Polibot, que começou como uma experiência pouco antes das Eleições Gerais de 2016, com o objetivo de cobrir a campanha eleitoral.

 

A ideia foi promovida por um grupo de profissionais, incluindo jornalistas, cientistas políticos, developers e designers gráficos, e procurava fornecer informações sobre questões políticas, económicas e sociais específicas através um aplicativo móvel no qual o utilizador escolhia os aspectos que mais lhe interessavam.

 

A informação no Politibot assume muitas formas: textos informativos, dados, gráficos, links para artigos relacionados com os temas propostos. A equipa Politibot está a trabalhar numa segunda fase do projecto.

 

 

Esta lista de "novos modelos jornalísticos" também apresenta alguns modelos mais clássicos, como o jornalismo de dados. As primeiras iniciativas surgiram há cerca de 7 ou 8 anos, com a criação do grupo de trabalho de jornalismo de dados no MediaLab Prado em Madrid ou com a organização dos First Data Journalism e Open Data Days em Barcelona e Madrid.

 

Posteriormente, as informações jornalísticas desenvolvidas a partir do conteúdo das bases de dados transformaram-se em projetos concretos. Mesmo os meios de comunicação social como o El País ou o El Confidencial foram equipados com unidades de jornalismo de dados.

 

Uma revisão das fontes de financiamento dos diferentes projetos independentes, consultados para o artigo, mostra que os projetos de verificação, transparência e contextualização são inovadores, não só em conteúdo, mas também em termos de financiamento. 

 

Ao contrário do sector dos meios de comunicação social tradicionais, que está maioritariamente dependente de publicidade e de vendas para se financiar, estes projectos optam por financiamentos diversos, nos quais existem frequentemente patrocinadores, acordos de colaboração, crowdfundings, ajuda de instituições, entre outros.

 

O facto de serem pequenas organizações confere a estes projectos uma maior capacidade de adaptação às circunstâncias, mas também mais susceptíveis face às mudanças no ambiente. 

 

O certo que a busca por novos modelos de negócio para o jornalismo continua.

 
Mais informação em Cuadernos de Periodistas.

Connosco
Imprensa britânica preocupada com regulação do “Ofcom” Ver galeria

A imprensa britânica teme que o controlo de conteúdos “online” pelo Ofcom constitua uma tentativa governamental de condicionar a liberdade de imprensa. O “The Daily Mail”, a título de exemplo, argumenta que a nova lei "pode levar à censura estatal".


Vários outros “media” estão, agora, em campanha para que a regulamentação do Ofcom se cinja a empresas tecnológicas, como o Facebook e o Google, e não se alargue à imprensa “online”. Os directores dos jornais receiam, igualmente, que a acção da entidade reguladora impeça a partilha de algumas das suas notícias mais “chocantes”.


A NMA -- News Media Association, organização que representa a maioria dos jornais britânicos, já expressou, igualmente, o seu desagrado face à proposta governamental e prometeu lutar pela garantia da “isenção explícita, em qualquer legislação, para editores e jornalistas", que são, afinal, mediadores da democracia.

O alastramento do coronavirus pode provocar um "infodemia" Ver galeria

As editoras científicas de todo o mundo concordaram em partilhar, de forma gratuita, informações sobre o novo coronavírus que, de outra forma, estariam escondidas atrás das “paywalls”. Assim, dados cruciais sobre a epidemia estão a ser divulgados mas, segundo a jornalista  Roxana Tabakman , não da melhor forma.

Tabakman é especializada em jornalismo científico e da saúde e, num artigo para o “Observatório da Imprensa” (associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria), teceu críticas às reportagens que têm sido publicadas sobre a doença.

Se, por um lado, há jornalismo sério que contribui para o conhecimento e para a saúde pública, por outro, existem repórteres sensacionalistas que desejam, apenas, conquistar audiências.
O jornalista científico Carlos Orsi descreveu, mesmo, a situação como um “ciclo perverso”: “a cobertura incessante  gera uma sensação de urgência e alimenta uma curiosidade do público que, na ausência de factos novos, não encontra alívio ou satisfação, mas redundância e tédio. Isso incentiva rumores que, por sua vez, justificam a reiteração redundante do que já se sabe".

O Clube


Três jornais açorianos celebram este ano aniversários redondos. O Diário dos Açores completa século e meio de existência , o que é marcante. O Jornal dos Açores perfaz cem anos, outra vitória sobre o tempo. E o Açoriano Oriental , chega aos 185 anos , uma longevidade qualificada , que o coloca entre os diários mais antigos em publicação. A todos o Clube Português de Imprensa felicita , pela resistência e pelo mérito , numa época em que floresce a falta de memória nas redações. E associa-se neste site às respectivas efemérides.
Houve tempo em que os jornais se felicitavam com júbilo, e parabenizavam os concorrentes aniversariantes. Tempos idos. Agora , ignoram-se como se houvesse um deserto à volta de cada um.
Ser diário centenário num arquipélago de pouca gente, de onde tantos emigraram, e sobreviver em confronto com a agressividade da Internet e dos audiovisuais , é proeza de vulto.
São uma lição que merece relevo, cheia de ensinamentos para outros que desistiram antes de tempo.

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Opinião
Neste primeiro semestre, três jornais açorianos comemoram uma longevidade assinalável. Conforme se regista noutros espaços deste site, o Diário dos Açores acabou de completar século e meio de existência;  em Abril, será a vez do Açoriano Oriental,  o mais antigo, soprar 185 velas; e, finalmente em Maio, o Correio dos Açores alcança o seu primeiro centenário. Em tempo de crise na Imprensa,...
O volume de investimento publicitário na imprensa tem estado em queda, mas vários estudos indicam que os leitores de jornais e revistas continuam a ser influenciados pela publicidade que encontram nas páginas das publicações que consomem regularmente. Por outro lado a análise dos dados do mais recente estudo Bareme Impresa, da Marktest, revela que os indivíduos da classe alta têm níveis de audiência de imprensa 40% acima dos...
Graves ameaças à BBC News
Francisco Sarsfield Cabral
A BBC é, provavelmente, a referência mundial mais importante do jornalismo. Foi uma rádio muito ouvida em Portugal no tempo da ditadura, para conhecer notícias que a censura não deixava publicar. E mesmo depois do 25 de Abril, durante o chamado PREC (processo revolucionário em curso) também o recurso à BBC News por vezes dava jeito para obter uma informação não distorcida por ideologias políticas.Ora a BBC News...
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O cinema e a televisão como "forma de futuro"
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18
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Stereo and Immersive Media 2020
09:30 @ Universidade Lusófona