Quarta-feira, 3 de Junho, 2020
Media

Google com algoritmo para escolher notícias de áudio

Google vai equipar o Google Assistant com um algoritmo de selecção de notícias à medida do utilizador. 

Google está a lançar um novo serviço para o Google Assistant que se chama "Your News Update"

A ideia passa por um feed de notícias, que é determinado algoritmicamente, tal como o do Facebook ou do feed de notícias do Google. Para reproduzir, basta pedir um assistente inteligente do Google no seu telefone para "ouvir as notícias".

Google utiliza a informação que recolhe sobre o utilizador nos últimos anos, bem como a sua localização, para personalizar actualizações de notícias de parceiros. 

O objectivo é promover um ecossistema "web de áudio", de acordo com Liz Gannes, gestor de produto de notícias de áudio do Google. O produto não é um podcast, assemelha-se mais às actualizações horárias de notícias que são transmitidas nas rádios.

Google diz que quando a actualização de notícias entrar em funcionamento, os utilizadores poderão escolher entre o novo sistema ou o original. O Google pagou aos seus parceiros para trabalharem com a empresa e criarem as suas histórias neste formato.

O auto, Dieter Bohn, analisou as implicações desta novidade num artigo publicado no site The Verge.

Google licenciou áudio de várias fontes de notícias, incluindo ABC, Cheddar, The Associated Press, CNN, Fox News Radio, PBS, Reuters, WYNC e várias estações de rádio locais. Pode, assim, identificar o conteúdo das reportagens, lendo metadados específicos criados com essa finalidade,  e usando os seus computadores para ouvir os próprios trabalhos.

 

Assim, o feed pode ser organizado como um feed de notícias na web. Para cada história, o ponto de venda que a produziu é lido antes de começar. 

 

“Começa com uma ou duas histórias nacionais ou internacionais de topo, passa para histórias locais e, em seguida, tende a reproduzir histórias que são mais susceptíveis de serem relevantes para os seus interesses”, passando depois, segundo explica o autor, “de atualizações curtas de um a dois minutos,  para histórias mais longas, mais parecidas com podcasts”.

 

O autor revela, ainda,  uma preocupação que já acontece com os feeds de notícias na Web. Um feed de notícias em áudio vai reforçar “bolhas de filtragem”, Gannes diz que "o objectivo é a bolha de filtro rebentar, de certa forma, porque não está a ouvir todas as notícias de um único provedor". 

 

Google espera promover um ecossistema de notícias em áudio, disponíveis na web para que o utilizador possa ter histórias em áudio  tão  fáceis de descobrir quanto  em texto. E, se ignorar histórias ou fontes, o algoritmo do Google deverá aprender as suas preferências. 


Mais informação em The Verge.

 

Connosco
"NYT" em processo de mudança perante o novo perfil de audiência Ver galeria

Em 1851 nasceu o “New York Times”, um jornal que, desde cedo ,se assumiu como uma publicação de referência, na qual só havia espaço para as notícias e informação objectivas.

Segundo relembra o provedor do jornal, Gabriel Snyder, num artigo publicado na “Columbia Journalism Review”,  o “NYT” foi, assim, durante vários anos, um formador de opinião, que liderava, não seguia.

Qualquer pessoa minimamente relevante no espaço social lia o “NYT”, que, durante mais de um século, não teve de preocupar-se com a captação de audiências. Era um membro inquestionável da elite do poder norte-americano e nunca teve de explicar o porquê da sua importância.

Esta posição privilegiada permitia ao “Times” relatar sem ter que aprofundar uma opinião, sem se envolver em qualquer conflito.

Mas, reitera Snyder, os tempos mudaram e o jornal tem de reafirmar -se perante uma sociedade em mutação, onde se perpetua a polarização política. 

Projecto de jornalismo comunitário nasce em Detroit Ver galeria

Muito antes da pandemia de coronavírus, as redacções de jornalismo local e regional começaram “desmoronar-se”, devido a modelos de negócio obsoletos e a uma circulação pouco significativa.

De acordo com o instituto Poynter, um em cada cinco jornais, nos Estados Unidos, fechou, no decorrer da última década, e muitos dos que “sobreviveram” mantém-se, agora, na “sombra”, sem possibilidade de fazer reportagens assertivas ou entrevistas relevantes.

O jornalismo regional parece, contudo, estar a recuperar algum protagonismo, com muitos cidadãos a manifestarem o desejo de se informarem sobre a realidade das suas comunidades.

Perante este quadro, algumas associações têm-se aliado a jornalistas para fundar novas iniciativas comunitárias, com uma linha editorial compatível com a era digital.

Foi a partir de uma dessas parcerias que nasceu o “BridgeDetroit”, um projecto multiplataforma, dedicado a escrutinar, com transparência e objectividade, a realidade da cidade de Detroit, no Estado de Michigan.

O Clube


A pandemia trouxe dificuldades acrescidas aos
media e as associações do sector não passaram incólumes, forçadas a fechar a porta e a manter o contacto com os seus associados através de meios virtuais, como é o caso deste “site” do Clube.

Ao longo da fase mais aguda do coronavírus e da quarentena imposta em defesa da saúde pública, continuámos, como prometemos, em regime de teletrabalho,  mantendo a actualização regular  do “site”, por considerarmos importante  para os jornalistas  ter à sua disposição um espaço, desenhado a  rigor,  com o retrato diário  dos factos e tendências  mais relevantes que foram acontecendo no mundo mediático durante a crise.

É um trabalho sempre  incompleto, até porque a crise, com origem no vírus, veio aprofundar e agravar a outra crise estrutural já existente, em particular, na Imprensa.    

Mas o Clube foi recompensado por não ter desistido,  com o aumento significativo  da projecção  deste “site”, na ordem dos  63,2% de utilizadores regulares, comparativamente com o ano anterior, medidos pela Google Analytics.

Note–se que se verificou este  crescimento não obstante o “site” ter sido vítima, por duas vezes, de ataques informáticos, que nos bloquearam durante vários dias.  

É uma excelente “performance” que nos apraz partilhar com os associados e outros frequentadores interessados em conhecer, a par e passo,  os problemas que estão dominar os media, sem esquecer a inovação e a criatividade, factores  indispensáveis para salvar muitos  projectos.

Concluímos hoje  como o fizemos há meses, quando precisámos de mudar de rotinas, perante o vírus instalado entre nós: Contem com o Clube como o Clube deseja contar convosco.


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Opinião
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O paradoxo mediático
Francisco Sarsfield Cabral
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Agenda
15
Jun
Jornalismo Empreendedor
18:30 @ Cenjor
17
Jun
Congresso Mundial de "Media"
10:00 @ Saragoça
18
Jun
Stereo and Immersive Media 2020
09:30 @ Universidade Lusófona
22
Jun
15
Out
II Conferência Internacional - História do Jornalismo em Portugal
10:00 @ Universidade Nova de Lisboa -- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas