Sexta-feira, 27 de Novembro, 2020
Media

Inovação no jornalismo carece de recursos

Os jornalistas estão sob uma pressão constante para contarem as histórias mais rápidamente e melhor do que qualquer outro. 

Contudo, poucas redacções são capazes de facultar aos jornalistas as ferramentas e os recursos de que precisam para enfrentarem esse desafio. 

Os media procuram novas formas de comunicar com os seus leitores. Contudo, as redacções são resistentes à mudança e continuam a seguir os métodos que usam há décadas, sem inovar. Em Portugal, há redacções que não têm um jornalista de dados.

Para inovar há que ousar ser diferente e não gastar tempo e recursos a imitar o que já foi feito, sem adicionar qualquer valor para o leitor.

O jornalismo enfrentou vários desafios ao longo da história da profissão e a capacidade de adaptação sempre foi um requisito fundamental para os profissionais do sector.

O surgimento da televisão previa o fim da rádio, mas tal nunca chegou a acontecer. Agora, a internet e as redes sociais antecipavam o fim dos jornais. A internet tem sido, de facto, um verdadeiro desafio para o sector dos media, pois o livre acesso à informação faz com que os leitores não queiram pagar pelo jornalismo, mesmo que de qualidade. 

De acordo com a última edição da Reuters Digital News Report, apenas 7% das pessoas estão dispostas a pagar por notícias.

A jornalista do Público Liliana Borges analisa, num artigo publicado no site do Observatório de Jornalismo Europeu, a inovação da informação e algumas soluções portuguesas.

Para inovar na informação e produzir artigos criativos e envolventes é necessário prestar atenção a tudo o que acontece no mundo e analisar a informação de forma inteligente. Para tal, é necessário tempo e recursos.

 

Espera-se que, hoje em dia, os jornalistas escrevam, fotografem, gravem, editem e façam a gestão das redes sociais, mas as redacções, raramente, disponibilizam todos os recursos e o tempo necessários para o efeito.

 

Poucos são os jornalistas a quem lhes é atribuído um telemóvel, dispositivo de gravação ou um portátil do meio de comunicação, principalmente se estiverem no início de carreira. Associado a isto, os baixos salários dos jovens jornalistas portugueses não permitem investimentos.

 

O jornalismo independente é vital para a democracia, mas não deixa de ter custos. 

 

Para ajudar os meios de comunicação social a evitar a armadilha da dependência financeira de interesses políticos e outros, algumas grandes instituições (como a União Europeia e o Google) disponibilizaram fundos para pagar projectos jornalísticos específicos, e há alguns grandes exemplos do que se pode conseguir com este tipo de patrocínio. 

 

O projecto "A Europa Que Conta" do Público, lançado antes das eleições europeias, foi patrocinado pelo Parlamento Europeu

 

O jornal  Público criou, também, um podcast diário chamado P24 , inicialmente patrocinado pelo Google e foi um sucesso tal que, quando o financiamento chegou ao fim, o Público decidiu manter o projecto em funcionamento. 

 

Mais informação em EJO.

Connosco
Onde se preconiza o jornalismo social e notícias felizes Ver galeria

O Presidente da Associação de Imprensa de Madrid -- com a qual o CPI mantém um acordo de parceria -- considera essencial que os “media” continuem a promover a dimensão social do jornalismo.

No discurso inaugural do Congresso da Comunicação Especializada na Sociedade da Informação, Juan Caño recordou que, com a crise pandémica, esta função "tem sido exercida de forma exemplar por vários meios de comunicação social", que, durante meses, não se esqueceram de "encorajar a população a superar a calamidade”.

Porém, ultimamente, começou a registar-se um “cansaço dos media', perante demasiada informação", recordou Caño. 

Este fenómeno tem vindo a ocorrer "à medida que a informação se foi tornando repetitiva e deixou de oferecer soluções viáveis", acrescentou.

Esta afirmação é sustentada pelo Relatório Anual da Profissão Jornalística 2020 da APM -- a ser publicado a 16 de Dezembro -- que revela que 43% dos espanhóis considerou excessiva a cobertura da pandemia.


Jornalismo deve acolher estratégias financeiras sustentáveis Ver galeria

O jornalismo deve ser encarado como um produto, para que os “media” possam prosperar de forma sustentável, defendeu o jornalista Rich Gordon num artigo publicado no “site” do Knight Center.

De acordo com o autor, os profissionais dos “media” rejeitam, por norma, esta ideia, já que para a maioria defende o jornalismo como sendo, única e exclusivamente, um serviço público.

E, embora Gordon acredite que esta deve ser a principal premissa dos jornalistas, considera, igualmente, essencial que a imprensa siga as tendências de mercado.

Como tal, reuniu, numa lista, seis razões pelos quais os “media” devem encarar os seus conteúdos como um produto.

Em primeiro lugar, Gordon recorda que os “websites”, os jornais, as “newsletters” são “mercadorias” -- os cidadãos decidem se querem ou não consumi-las, perante uma imensidão de escolhas. Além disso, a popularidade destes produtos depende do seu nível de inovação e de qualidade.

Este tipo de mentalidade existe há dois séculos -- os jornais do século XIX seguiam as exigências do mercado, a lei da oferta e da procura. A estratégia consistia em distribuir o máximo de jornais, a um preço reduzido, esperando conseguir o apoio de anunciantes.

O Clube


Faz cinco anos que começámos este
site, desenhado por Nuno Palma, webdesigner e docente universitário, que desde então colabora connosco.

O projecto foi lançado com uma modéstia de recursos que não mudou entretanto, porque escasseiam os mecenas e os poucos que se nos juntaram também se defrontaram com orçamentos penalizados, seja pela conjuntura económica, seja, mais recentemente, pela crise sanitária. 

Neste contexto, a sobrevivência é um desafio diário, e um lustre de existência deste site é uma profissão de fé e uma teimosia.

O site constitui a respiração do CPI, fora de portas, e a nível global. Os primeiros passos foram dados sem qualquer publicidade. Aparecemos online e por aqui ficámos, procurando habilitar diariamente quem nos visita com a melhor informação sobre as actividades do Clube e o pulsar dos media e do jornalismo, sem restrições de credo, nem obediências de capela. Com rigor e independência.

Fomos recompensados. Só no último ano, de acordo com medições de audiência da Google Analytics, crescemos mais de 50% em sessões efectuadas e mais de 60% em utilizadores regulares. É algo de que nos orgulhamos.



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Género e "media": desafios de Pequim
10:00 @ Conferência Internacional "Online" da SOPCOM
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O coronavírus e o Caos estatístico
10:00 @ Conferência "online" da Universidade de Bournemouth
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