Sexta-feira, 10 de Julho, 2020
Mundo

Como aumentar a fidelização dos leitores convertendo-os em assinantes

DuMont Publishing Company, da Alemanha, nem sempre acompanhou a fidelização dos seus leitores.

Contudo, em 2018, o panorama mudou, quando a DuMont decidiu aumentar sua base de assinantes. 

Ao aperceberem-se que as antigas métricas já não atendiam às suas necessidades, a DuMont desenvolveu uma métrica chamada "visitantes prioritários" para medir a sua nova abordagem. Essa métrica identifica os utilizadores que visitam uma das marcas da DuMont pelo menos cinco vezes por mês. 

Outra das métricas desenvolvidas foi a "visitantes fiéis", que identifica os utilizadores que visitam o site pelo menos 20 vezes por mês. Os insights que obtiveram das novas análises influenciaram as alterações das suas abordagens editoriais.

Segundo Grzegorz Piechota, um pesquisador residente na International News Media Association, que falou no Germany Reader Revenue Accelerator, com base em vários estudos académicos e de negócios, ficou provado que a frequência de visitas – medida de fidelidade – está relacionada com a propensão de comparar ou renovar uma assinatura, o que impulsiona o negócio da publicidade.

"Era importante para nós identificar os utilizadores que são fiéis às nossas marcas, assumindo que eles seriam mais propensos a registarem-se nos nossos sites e, em seguida, a transformarem-se em assinantes ", referiu Fabius Klabunde, gestor de audiência.

 

"Descobrimos que os visitantes prioritários estão, principalmente, interessados em notícias locais e que tivemos muitos visitantes prioritários que chegaram ao site através das redes sociais", referiu Izabela Koza, gestora de marketing e audiências de conteúdo premium da Stadt-Anzeiger.

 

Nas redes sociais, K?lner Stadt-Anzeiger focou-se no Instagram para produzir conteúdo mais alegre e fortalecer os laços dos leitores com a sua cidade, o que promove, também, o vínculo dos leitores com a marca.

 

O foco na retenção é fundamental para qualquer estratégia de angariação e retenção de assinaturas. "Dependendo da indústria, adquirir um novo cliente pode ser de cinco a 25 vezes mais caro do que manter um cliente existente", disse Piechota, ex-Fellow da Nieman.

 

Os pontos de venda da DuMont desenvolveram newsletters mais direccionadas e personalizadas, com o objectivo de cativar e interagir melhor com os leitores.

 

A Kölner Stadt-Anzeiger começou a produzir boletins informativos sobre restaurantes e eventos culturais na cidade. O Mitteldeutsche Zeitung, outra das publicações da DuMont, desenvolveu newsletters “híper locais”, escritas por líderes das 16 editorias da publicação e com foco nas notícias e eventos locais da semana.

 

A estratégia renovada da DuMont não ficará pela medição da fidelidade, a empresa planeia obter insights ainda mais profundos sobre o comportamento dos leitores.

 

Mais informação em NiemanLab e IJnet.

Connosco
Empresas de "fact-checking" empenhadas em travar "fake news" Ver galeria

As empresas de “fact-checking” continuam empenhadas em combater a desinformação sobre o novo coronavírus e em travar novas vagas de “fake news”.

Com este objectivo, a CoronaVirusFacts Alliance, que reúne dezenas de organizações de verificação de factos, aliou-se à academia, de forma a conseguir analisar as principais tendências da “infodemia”, bem como os seus efeitos na sociedade.

A aliança de “fact-checkers” seleccionou, então, os projectos das Universidades de Minas Gerais, Wisconsin-Madison, Dartmouth, MIT, e Texas, cada um com objectivos específicos.

O representante Universidade de Minas Gerais ficará responsável por catalogar os diferentes tipos de notícias falsas, para que seja mais fácil identificar padrões de desinformação.

Na Universidade de Wisconsin-Madison, as duas investigadoras seleccionadas vão estudar a utilidade dos infográficos no combate das “fake news” e as diferenças entre os “fact-checkers” de cada país.

Já no MIT, serão analisadas notícias facciosas divulgadas, através do Whatsapp, em países do sul asiático.



Jornalistas independentes em Hong Kong podem vir a ser expulsos Ver galeria

Os jornalistas estrangeiros radicados em Hong Kong podem vir a ser expulsos do território,  caso “cruzem a linha” ao reportarem pedidos pela independência da região, advertiu Charles Ho, membro da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.

“Se um jornalista promover apelos pela independência de Hong Kong, é óbvio que será expulso”, afirmou Ho, que é, também, chefe do grupo de imprensa de Hong Kong Sing Tao News Corporation. “Hong Kong continuará a gozar de liberdade de expressão e os jornalistas ainda serão capazes de reportar sobre questões de independência, mas não deverão ser vistos como motivadores da causa”.

Recorde-se que a China aprovou, recentemente, a lei de segurança nacional de Hong Kong, visando punir “actos de secessão, subversão, terrorismo e conluio com forças estrangeiras para pôr em risco a segurança nacional”.

O documento exige, ainda, que o governo de Hong Kong reforce a “orientação, supervisão e regulamentação” da imprensa local.

O documento foi aprovado na sequência repetidas advertências do poder comunista chinês contra a dissidência em Hong Kong, abalada em 2019 por sete meses de manifestações em defesa de reformas democráticas e quase sempre marcadas por confrontos com a polícia, que levaram à detenção de mais de nove mil pessoas.


O Clube


A pandemia trouxe dificuldades acrescidas aos
media e as associações do sector não passaram incólumes, forçadas a fechar a porta e a manter o contacto com os seus associados através de meios virtuais, como é o caso deste “site” do Clube.

Ao longo da fase mais aguda do coronavírus e da quarentena imposta em defesa da saúde pública, continuámos, como prometemos, em regime de teletrabalho,  mantendo a actualização regular  do “site”, por considerarmos importante  para os jornalistas  ter à sua disposição um espaço, desenhado a  rigor,  com o retrato diário  dos factos e tendências  mais relevantes que foram acontecendo no mundo mediático durante a crise.

É um trabalho sempre  incompleto, até porque a crise, com origem no vírus, veio aprofundar e agravar a outra crise estrutural já existente, em particular, na Imprensa.    

Mas o Clube foi recompensado por não ter desistido,  com o aumento significativo  da projecção  deste “site”, na ordem dos  63,2% de utilizadores regulares, comparativamente com o ano anterior, medidos pela Google Analytics.

Note–se que se verificou este  crescimento não obstante o “site” ter sido vítima, por duas vezes, de ataques informáticos, que nos bloquearam durante vários dias.  

É uma excelente “performance” que nos apraz partilhar com os associados e outros frequentadores interessados em conhecer, a par e passo,  os problemas que estão dominar os media, sem esquecer a inovação e a criatividade, factores  indispensáveis para salvar muitos  projectos.

Concluímos hoje  como o fizemos há meses, quando precisámos de mudar de rotinas, perante o vírus instalado entre nós: Contem com o Clube como o Clube deseja contar convosco.


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Agenda
27
Jul
Jornalismo ético como garantia de democracia
09:30 @ Universidade de Madrid
14
Set
15
Out
Conferência sobre a história do jornalismo em Portugal
10:00 @ Universidade Nova de Lisboa -- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
18
Out
Conferência World Press Freedom
10:00 @ Países Baixos -- Hague