Quinta-feira, 4 de Junho, 2020
Media

Imprensa generalista e “newsmagazine” continuam em queda

A APCT,que audita regularmente a imprensa generalista e as newsmagazine, divulgou a análise dos dados entre Janeiro a Agosto de 2019

A quebra na circulação da imprensa paga chegou aos 7,6%, uma vez que os três jornais generalistas venderam, em média, menos 10 770 exemplares por edição, face ao ano anterior.

CM mantém a liderança do segmento, com uma média de vendas de 74 348 exemplares por edição nos primeiros oito meses deste ano. Ainda assim, os resultados representam uma quebra de 9,05%, relativamente ao período homólogo em 2018.

O JN é o segundo mais vendido e apresentou números inferiores a 40 mil exemplares no mesmo período, o que reflecte uma quebra de 7,2%.

O Público apresentou uma circulação impressa paga de 17 430 exemplares, a menor quebra verificada, cerca de 1,5%.

A imprensa semanal sentiu, também, essa quebra. O jornal Expresso registou uma diminuição de 6,7%, verificando-se uma venda de 57 593 exemplares por edição, no período analisado. 

O Diário de Notícias, agora em versão semanal, apresentou uma circulação impressa paga com uma média de 5 651 exemplares por edição entre Janeiro e Agosto, menos 33,5% face ao mesmo período no ano anterior.

O Público foi o único generalista a apresentar um indicador positivo na circulação impressa paga, com um crescimento de vendas, superior a 7%. Os restantes jornais registaram uma quebra significativa: o CM diminuiu 9%, o JN 10%, o Expresso 7% e o DN apresentou a maior quebra, cerca de 38%.

A Visão perdeu a liderança do segmento das newsmagazines para a Sábado, que apresentou uma média de circulação impressa paga de 37 914 exemplares, um número que, apesar de positivo também traduz uma diminuição face ao ano anterior. A Visão tem uma média de 36 923 exemplares vendidos, entre Janeiro e Agosto deste ano, registando uma quebra de 10,2%. 

Apesar de as assinaturas digitais pagas serem uma tendência em crescimento em várias publicações, continua a não ser suficiente para compensar as quebras de circulação.

O Público foi o único jornal generalista a apresentar um saldo positivo, com o crescimento de 18,4% na circulação digital paga, passando de 12 109, na análise de 2018, para 14 334 no mesmo período deste ano, o que supera a quebra de 1,5% na circulação impressa paga.

Connosco
O paradoxo no Brasil entre a ética jornalística e a ética empresarial Ver galeria

Os jornalistas brasileiros estão a ser confrontados com novos obstáculos, impostos à profissão pela Covid-19. É o caso teletrabalho,  que veio alterar, profundamente, o “modus operandi” das redacções e da investigação jornalística. 

Há, contudo, outras questões, ainda mais preocupantes, a serem discutidas por estes profissionais, como é o caso da ética jornalística, reiterou Silvia Meirelles Leite num artigo publicado na revista “objETHOS” e reproduzido no “Observatório da Imprensa”, associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria.

De acordo com a autora, enquanto os jornalistas continuam a desempenhar as suas funções e a manter a população informada, as empresas detentoras dos “media” têm de garantir apoios financeiros.

Isto leva a que, não raramente, a televisão pública seja obrigada a suprimir certas peças jornalísticas. Caso contrário, este serviço deixaria de receber financiamento governamental.

A cobertura do coronavírus reforçou a credibilidade jornalística Ver galeria

A pandemia de Covid-19 afectou praticamente todos os sectores da sociedade e influenciou a vida dos cidadãos, um pouco por todo o mundo.

Assim, os jornalistas têm vindo a assumir um papel essencial, mantendo a  população informada sobre os impactos da doença, bem como sobre as suas mutações.

Desta forma, os “media” tradicionais voltaram a merecer a atenção e “lealdade” do público, que deixou de informar-se através das redes sociais que são, tendencialmente, uma plataforma de desinformação,

considerou o jornalista Michel Ribeiro num artigo publicado no “Observatório da Imprensa”, associação com a qual o CPI mantém um acordo de parceria.

Perante a actual crise sanitária, recorda o autor, o jornalismo televisivo conquistou uma audiência significativa e os jornais “online” registaram um tráfego sem precedentes. Da mesma forma, mais consumidores decidiram assinar fontes de informação fidedignas e ouvir rádio para se manterem informados.

O Clube


A pandemia trouxe dificuldades acrescidas aos
media e as associações do sector não passaram incólumes, forçadas a fechar a porta e a manter o contacto com os seus associados através de meios virtuais, como é o caso deste “site” do Clube.

Ao longo da fase mais aguda do coronavírus e da quarentena imposta em defesa da saúde pública, continuámos, como prometemos, em regime de teletrabalho,  mantendo a actualização regular  do “site”, por considerarmos importante  para os jornalistas  ter à sua disposição um espaço, desenhado a  rigor,  com o retrato diário  dos factos e tendências  mais relevantes que foram acontecendo no mundo mediático durante a crise.

É um trabalho sempre  incompleto, até porque a crise, com origem no vírus, veio aprofundar e agravar a outra crise estrutural já existente, em particular, na Imprensa.    

Mas o Clube foi recompensado por não ter desistido,  com o aumento significativo  da projecção  deste “site”, na ordem dos  63,2% de utilizadores regulares, comparativamente com o ano anterior, medidos pela Google Analytics.

Note–se que se verificou este  crescimento não obstante o “site” ter sido vítima, por duas vezes, de ataques informáticos, que nos bloquearam durante vários dias.  

É uma excelente “performance” que nos apraz partilhar com os associados e outros frequentadores interessados em conhecer, a par e passo,  os problemas que estão dominar os media, sem esquecer a inovação e a criatividade, factores  indispensáveis para salvar muitos  projectos.

Concluímos hoje  como o fizemos há meses, quando precisámos de mudar de rotinas, perante o vírus instalado entre nós: Contem com o Clube como o Clube deseja contar convosco.


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Opinião
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Agenda
15
Jun
Jornalismo Empreendedor
18:30 @ Cenjor
17
Jun
Congresso Mundial de "Media"
10:00 @ Saragoça
18
Jun
Stereo and Immersive Media 2020
09:30 @ Universidade Lusófona
22
Jun
15
Out
II Conferência Internacional - História do Jornalismo em Portugal
10:00 @ Universidade Nova de Lisboa -- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas