null, 5 de Julho, 2020
Media

O declínio acelerado dos jornais à venda nos supermercados

A compra de jornais em papel é um negócio em declínio. Depois da diminuição visível das bancas independentes de jornais, agora as cadeias de supermercados, como o Aldi no Reino Unido e a Kroger nos Estados Unidos, vêm anunciar o fim das prateleiras dedicadas aos jornais.

O Starbucks também abandonou a venda de jornais impressos na América, passando a disponibilizar a versão digital durante um período limitado por utilizador.

Os espaços dedicados às secções de jornais e revistas estão a ser substituídos por produtos mais lucrativos. Este retrocesso nas lojas é apenas o mais recente caso de retalhistas que se afastam da imprensa.

O tema do desaparecimento das prateleiras de jornais foi abordado pela jornalista Laura Hazarrd Owen, num artigo publicado no site do Nieman Lab.

Um representante da Kroger disse ao Memphis Business Journal que esta alteração se deve ao facto de as publicações estarem a mudar para formatos digitais, o que tem levado à diminuição do consumo do formato impresso. As editoras locais que pagavam à distribuidora DistribuTech pelo espaço nestas lojas não estão contentes com a decisão. A Association of Alternative News Media lançou uma campanha, na tentativa de fazer com que mantivessem as publicações gratuitas.

 

Berl Schwartz, editor do City Pulse in Lansing, Michigan, escreveu que os leitores de publicações impressas pagas, tal como os jornais diários, estão em declínio. Os leitores optam pelas versões digitais, porque o papel é caro e o digital é relativamente barato. Segundo o editor, as edições impressas de jornais gratuitos, como o City Pulse, beneficiaram com o aumento do preço dos jornais, tendo aumentado o número de leitores.

 

O jornal deixou de ser visto como uma ferramenta para atrair clientes, agora é só algo que ocupa espaço “valioso” nos balcões.

As bancas de jornais independentes também já haviam diminuído exponencialmente. Em Harvard, o Out of Town News, depois de tentar subsistir durante anos, gerando uma quebra nas vendas de exemplares, que costumavam ser uma parte mais importante das suas vendas diárias.

 

Em 2011, o Sunday Des Moines Register vendeu cerca de 59 mil cópias por semana. Em 2014, os números caíram para 28 mil e a partir do segundo trimestre de 2019 caíram para 13 mil. Esta quebra de vendas é muito mais acentuada do que nos números de assinaturas impressas e de entrega em casa.

 

No caso do Washington Post, em 2011, vendeu uma média de 56 mil cópias diárias (excluindo domingos). Em 2014, cerca de 30 mil e hoje são 12 mil. Aos domingos também se verificou um declínio de 127 mil para 75 mil e, actualmente, para 35 mil.

 

Mais informação em NiemanLab.

Connosco
Lei de transparência aprovada no Brasil encontra resistências Ver galeria

Os “fact-checkers” brasileiros uniram-se contra a aprovação da “Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”.

Segundo aqueles profissionais, esta lei aumenta o poder do Senado perante os “media”, porque lhes permite distinguir, oficialmente, o que é informação do que é “fake news”

O texto estabelece, ainda, que as autoridades podem rastrear mensagens replicadas nas redes sociais.

Em entrevista ao instituto Poynter, Natália Leal, coordenadora da empresa de “fact-checking” Agência Lupa, constatou, ainda, que o documento permite ao Governo definir o que é a verificação de factos, e levantar condicionantes às suas actividades. Até porque, alguma figuras políticas, que apoiaram a aprovação da lei, consideram que o “fact-checking” não é mais do que um posicionamento ideológico.


A distribuidora Presstalis reaparece como France Messagerie Ver galeria

A Presstalis -- principal distribuidora de imprensa em França -- foi salva, depois de o Tribunal de Comércio de Paris ratificar a oferta de aquisição, apresentada pela Cooperativa de jornais diários franceses. 

A empresa, que foi rebaptizada de "France Messagerie", passará a empregar cerca de 300 pessoas, o que representa uma redução da força laboral para um terço.

"A prioridade da France Messagerie é, agora, construir relações de confiança, transparentes e duradouras com todos os actores do sector", sublinhou, num comunicado à imprensa Louis Dreyfus, Presidente da Cooperativa dos jornais diários, France Messagerie e do Conselho de Administração do Grupo Le Monde.

O “rebranding” da distribuidora é, contudo, apenas um primeiro passo, já que a empresa deverá fundir as operações com a Messageries Lyonnaises de Presse (MLP), no prazo de três anos.


O Clube


A pandemia trouxe dificuldades acrescidas aos
media e as associações do sector não passaram incólumes, forçadas a fechar a porta e a manter o contacto com os seus associados através de meios virtuais, como é o caso deste “site” do Clube.

Ao longo da fase mais aguda do coronavírus e da quarentena imposta em defesa da saúde pública, continuámos, como prometemos, em regime de teletrabalho,  mantendo a actualização regular  do “site”, por considerarmos importante  para os jornalistas  ter à sua disposição um espaço, desenhado a  rigor,  com o retrato diário  dos factos e tendências  mais relevantes que foram acontecendo no mundo mediático durante a crise.

É um trabalho sempre  incompleto, até porque a crise, com origem no vírus, veio aprofundar e agravar a outra crise estrutural já existente, em particular, na Imprensa.    

Mas o Clube foi recompensado por não ter desistido,  com o aumento significativo  da projecção  deste “site”, na ordem dos  63,2% de utilizadores regulares, comparativamente com o ano anterior, medidos pela Google Analytics.

Note–se que se verificou este  crescimento não obstante o “site” ter sido vítima, por duas vezes, de ataques informáticos, que nos bloquearam durante vários dias.  

É uma excelente “performance” que nos apraz partilhar com os associados e outros frequentadores interessados em conhecer, a par e passo,  os problemas que estão dominar os media, sem esquecer a inovação e a criatividade, factores  indispensáveis para salvar muitos  projectos.

Concluímos hoje  como o fizemos há meses, quando precisámos de mudar de rotinas, perante o vírus instalado entre nós: Contem com o Clube como o Clube deseja contar convosco.


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Agenda
27
Jul
Jornalismo ético como garantia de democracia
09:30 @ Universidade de Madrid
14
Set
15
Out
Conferência sobre a história do jornalismo em Portugal
10:00 @ Universidade Nova de Lisboa -- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
18
Out
Conferência World Press Freedom
10:00 @ Países Baixos -- Hague