Quarta-feira, 23 de Outubro, 2019
Media

Google pressiona editores europeus por causa dos conteúdos

Enquanto os EUA ficaram obcecados com o processo de “impeachment “ do presidente em exercício, os editores de notícias europeus estavam focados em algo bem diferente - a decisão do Google de pressionar as empresas dos media franceses na questão dos conteúdos.

A menos que as editoras francesas digam que querem especificamente que o Google o faça, o gigante das buscas electrónicas não vai incluir mais trechos curtos de notícias . Em vez disso, haverá apenas uma manchete.

Não está exactamente claro como isso se fará na prática. Numa maqueta anterior que a Google forneceu sobre os resultados de pesquisa, havia apenas um grande espaço em branco onde o trecho e a imagem deveriam aparecer. Escusado será dizer que não é algo que receba muitos cliques.

Por que é que a Google o fez ? Porque o governo francês aprovou recentemente uma lei que exige que a empresa pague aos editores se usar trechos curtos da sua produção nas suas páginas.


A lei francesa é uma variação local de uma directiva de direitos de autor da União Europeia recentemente adoptada, conhecida como Artigo 11, que diz que os editores têm direito a indemnização pelo uso de pequenos pedaços de texto, um pagamento que alguns chamam de "imposto de link".


A Alemanha tentou o mesmo em 2013, a Espanha tentou também com uma lei semelhante em 2014. Na Alemanha, vários editores tiveram os seus resultados removidos do Google News quando se recusou a pagá-los, mas depois cederam quando o seu tráfego foi recusado em 40%. O Google acabou por remover a Espanha completamente do índice do Google News.


O gigante informático defende que os trechos de notícias devolvem aos editores uma quantidade enorme de tráfego, como destacou o responsável da empresa, Richard Gingras.


Os editores, no entanto, observam que a receita com anúncios está a diminuir, em parte porque a Google e o Facebook controlam a maior parte do mercado.


A News Initiative, começou em 2006, quando a Bélgica foi o primeiro país a processar o Google por usar conteúdo de editores locais sem o seu consentimento. Os dois lados finalmente chegaram a acordo, e a Google concordou em financiar a pesquisa e o desenvolvimento para a indústria e, em seguida, propôs acordos semelhantes à França e a outros países.


Por mais bem-vindo que seja esse tipo de financiamento para as redacções , também serve para tornar as empresas de media ainda mais dependentes do universo do Google.


A realidade é que a maioria dos editores digitais dependem do tráfego do Google, quer gostem ou não.


A decisão da empresa não deveria surpreender ninguém , porque enquanto a União Europeia debatia se devia implementar o artigo 11 da Directiva sobre os direitos de autor no mercado único digital, Gingras disse que a empresa pode eliminar o Google News da Europa por completo, exactamente como fez em Espanha.


Por que é que a França pensou que poderia ter sucesso onde Espanha e Alemanha falharam é difícil dizer. A esperança parece consistir em forçar a Google a pagar aos editores o link para suas notícias, contribuindo assim para minimizar os seus problemas financeiros.


Pagar directamente aos editores é algo que o Facebook disse, recentemente, estar a planear com empresas seleccionadas. Mas não há sinais de que a Google pretenda voltar atrás na sua posição.


O ministro da cultura francês, Frank Riester, afirmou que a resposta da Google à nova lei era inaceitável e "contrária ao espírito e ao texto da legislação”.


Um estudo publicado no ano passado por investigadores da Universidade de Stanford e da Universidade de Michigan, analisaram o que aconteceu com o consumo de notícias em Espanha depois do Google News ter sido encerrado e descobriu que a perda do serviço afectava, principalmente o tráfego de pequenos editores, enquanto alguns dos maiores permaneceram inalterados.


Pesquisas noutros países, evidenciaram quedas superiores a dois dígitos quando os editores foram removidos do índice.

 

Mais informação na Columbia Journalism Review 

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