Terça-feira, 28 de Janeiro, 2020
Media

Mais informação com menos certezas é o paradoxo actual

Mais informação/menos certezas é um paradoxo que abala um dos princípios básicos dos media tradicionais, e bem assim a ideia da notícia como instrumento eficaz na definição do que é certo ou errado, verdadeiro ou falso

Um aumento vertiginoso das incertezas na relação  diária com a realidade que nos cerca , trazido pelo mundo digital, configura aquilo que os especialistas baptizaram da era da complexidade.

Não há mais coisas simples, escreve o jornalista Carlos Castilho, num artigo publicado no site do Observatório de Imprensa do Brasil, com a qual o CPI mantém um acordo de parceria.

“Este fenómeno contraria a nossa maneira de ver a informação e sinaliza um profundo desajuste em todo o sistema de produção, processamento e disseminação de notícias jornalísticas”, defende Castilho, que cita o exemplo da radicalização das discussões políticas nas redes sociais.

O “tsunami” de informação disponível dificulta o processo de selecção e verificação. Até  ao fim de 2020 calcula-se que cerca de 1,7 megabytes de novas informações serão disponibilizados por segundo.


Vivemos a era da complexidade, que se confunde cada vez menos com a era  do tipo preto ou branco. Tudo agora é potencialmente complicado.

O autor menciona o estudo realizado pelos psicólogos norte-americanos, Albert Hastorf e Hadley Cantril, sobre visibilidade selectiva e percepção selectiva,  publicado no The Journal of Abnormal and Social Psychology, onde se sustenta que estamos perante a disseminação do que chamam “bolhas criativas”, às quais o público  adere como autoprotecção e defesa contra as vulnerabilidades provocadas pela incerteza constante.


Segundo ainda o autor, estamos perante um mundo de novas tecnologias  que nos forçam a assumir novos comportamentos, regras e valores.

 

Mais informação no Observatório de Imprensa do Brasil

 

Connosco
Jornalismo universitário americano cultiva independência Ver galeria

A indústria mediática está em decadência. Nos últimos dez anos, perdeu-se um quarto dos empregos no sector e espera-se que, na próxima década, desapareçam mais 10%.

O jornais regionais são, particularmente, prejudicados, com mais de 1.400 cidades norte-americanas a ficar sem a cobertura local.

Cole Stallone, director do jornal universitário “Washington Square News”, escreveu um artigo oportuno sobre a importância da aposta no jornalismo independente, promovido por estudantes.

Para Stallone, embora o jornalismo seja uma profissão em risco, continua a ser importante cobrir histórias e acontecimentos. Enquanto os profissionais se debatem com a importância de relatar eventos de maior dimensão, é crucial que haja cidadãos que se ocupem de ocorrências locais.


Como a tecnologia pode ser "amiga" do jornalismo... Ver galeria

A desinformação é uma das maiores preocupações dos “media” e, com o desenvolvimento tecnológico, têm surgido alguma soluções interessantes. O Blockchain é um programa que bloqueia, automaticamente, informações que considera falsas, e embora não se entenda que pode salvar o jornalismo, ainda pode ser útil à imprensa. O problema é que os leitores não parecem interessados nos factos.

O “The New York Times” lançou um projecto com o objectivo de perceber se o bloqueio facilita, ou não, a compreensão da origem das notícias, por parte dos consumidores. Os colaboradores têm pesquisado utilizadores e construído protótipos da Blockchain, divulgando, agora algumas das suas revelações iniciais.


O Clube

Ao retomar a regularidade de actualização deste site, no inicio de outra década, achámos oportuno proceder ao  balanço do vasto material arquivado, designadamente, em textos de reflexão sobre a forma como está a ser exercido o jornalismo,  no contexto de um período extremamente exigente  para os novos e velhos  “media”.

O resultado dessa pesquisa retrospectiva foi muito estimulante, a ponto de termos sentido  ser um imperativo partilhá-la, no essencial,  com quem nos acompanha mais de perto, sendo, no entanto,  recém-chegados. 


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Opinião
Apoiar a comunicação social
Francisco Sarsfield Cabral
O Presidente da República voltou a falar na necessidade de o Estado tomar medidas de apoio à comunicação social. Marcelo Rebelo de Sousa discursava na apresentação de um programa do “Público” para dar a estudantes universitários acesso gratuito a assinaturas daquele jornal, com o apoio de entidades privadas que pagam metade dos custos envolvidos. O Presidente entende, e bem, que o Estado tem responsabilidades neste campo e...
A “tabloidizacão” dos media portugueses parece imparável, com as televisões na dianteira, privadas e pública, sejam os canais generalistas ou temáticos. A obsessão pelos “casos” que puxem ao drama, ao pasmo ou à lágrima, tomou conta dos telejornais e da Imprensa. A frenética disputa das audiências nas TVs e a queda continuada das vendas nos jornais são, normalmente, apontadas...
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Workshop on Networks of (dis-)information
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O cinema e a televisão como "forma de futuro"
15:00 @ Universidade Lusófona