Segunda-feira, 23 de Setembro, 2019
Media

Inventor da Internet está a criar nova "web" com "startup" espanhola

A 'start-up' espanhola, Empathy.co e a Universidade de Oviedo, colaboram para avançar no Solid, um ambiente web, impulsionado por Tim Berners-Lee, com mais a privacidade.

O objetivo da Solid é "mudar radicalmente a maneira como actualmente as aplicações da web funcionam, fornecer uma propriedade real dos dados e melhorar a privacidade", diz o site do projecto. No fundo, criar um espaço em que o abuso de informações pessoais dos utilizadores é impedido.
Berners-Lee deu o primeiro passo no MIT (Massachusetts Institute of Technology), onde sob a sua direção nasceu o embrião do projecto que pretende dar ao utilizador o controle total sobre seus dados. O problema é que isso vai contra o modelo de negócios da Google, Facebook e até da Amazon.

Após esse início, apareceram universidades e start-ups interessadas em ajudar a cimentar o projeco. A Empathy.co, com sede em Gijón, é uma  das  que começou a trabalhar no Solid, para criar um mecanismo de busca para lojas e aplicativos online, com base nos princípios da nova rede. 


Para executar o trabalho, a empresa asturiana conta com a colaboração da Universidade de Oviedo.

A primeira versão do mecanismo de busca será lançada em Dezembro deste ano e estará pronta para enriquecer o ecosistema Solid. Nesse espaço, os processos funcionam de maneira diferente. “Em vez de ter um cliente, computador ou telemóvel e um servidor, as peças principais são um cliente, chamado POD (dados pessoais on-line), e um servidor, chamado ”sólido”, explica Ángel Maldonado, fundador da Empathy.co.

“Pela sua constituição, o servidor no Solid não pode armazenar nenhum dado pessoal. O POD, possui todos os seus dados, como se fosse uma nuvem própria. É seu, “está ligado a si”, continua Maldonado. Esse elemento- chave, o POD, actua como intermediário. Com o Solid, qualquer aplicação terá acesso aos dados do usuário por meio do POD. Todas as análises de perfil e dados estão disponíveis enquanto a aplicação está aberta. Mas quando o utilizador a fecha, as informações deixam de estar acessíveis.

A aplicação tem informações sobre o utilizador para o atender melhor, mas só e apenas durante o momento em que ele interage com o sistema. Tudo se passa como quando vamos a uma loja física e pedimos uma sugestão. Depois de sair, a loja não armazena nenhuma informação sobre seus gostos e interesses. "Isso repensa o conceito de análise de dados", diz Maldonado.

As informações deixam de ser armazenadas em massa para prever o comportamento digital. Mas, para que o novo mecanismo de pesquisa funcione, a loja ou a aplicação precisará de seguir voluntariamente os princípios do que Maldonado chama de “a nova Internet”.

Mais informação em El País

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