Sábado, 17 de Agosto, 2019
Media

Media Capital melhora resultados

A Media Capital fechou as contas de Janeiro a Setembro com lucros de aproximadamente 12,1 milhões de euros, apresentando um crescimento de 25% relativamente ao resultado líquido obtido no período homólogo de 2017. Desta forma, o Grupo melhora os resultados registados no final do primeiro semestre deste ano, altura em que apresentava lucros na ordem dos 10,5 milhões de euros. De acordo com noticia do site Meios & Publicidade “estes resultados assentam num crescimento transversal em todas as linhas de receita, totalizando uma subida de 3% nos rendimentos operacionais consolidados do grupo, alavancados pelas receitas publicitárias de 84,5 milhões de euros, valor que corresponde a uma subida de 2% comparativamente aos quase 83 milhões de euros registados entre os meses de Janeiro e Setembro do último ano”.

A mesma noticia refere que “do lado dos custos operacionais regista-se também uma subida, dos 99,7 milhões de euros para os 101,5 milhões de euros. Apesar desse aumento dos gastos a rondar os 1,8 milhões de euros, o encaixe de mais 3,5 milhões de euros ao nível das receitas totais permitiu ao grupo alcançar uma melhoria no EBITDA, que se fixa, de acordo com o relatório enviado pela Media Capital à CMVM, em aproximadamente 24,5 milhões de euros nestes primeiros nove meses de 2018, uma subida de 8% comparativamente aos 22,7 milhões de euros registados em igual período de 2017”.

Quanto à análise por segmentos, a área de televisão continua a ser aquela que mais contribui para as receitas totais do grupo dono da estação de Queluz, com receitas na ordem dos 103,9 milhões de euros neste segmento ao final dos primeiros nove meses do ano, o que representa um crescimento de 2% face aos cerca de 102 milhões de euros alcançados no período homólogo.

Já o segmento de produção audiovisual, onde o grupo detém a Plural, regista uma melhoria significativa, com os resultados operacionais a manterem-se no vermelho mas com um resultado negativo de 1,6 milhões de euros nestes primeiros nove meses de 2018, que comparam com os 4 milhões de euros negativos registados no período homólogo em 2017.

Igualmente positivo é o resultado alcançado pelo segmento de rádio, com os resultados operacionais desta área de negócio, constituída pela Media Capital Rádios, dona das estações Comercial, M80, Cidade FM, Smooth FM e Vodafone FM, a dispararem 30% e a fecharem os primeiros nove meses de 2018 nos 3,7 milhões de euros, lucro que compara com 2,9 milhões de euros alcançados pelo segmento no mesmo período de 2017.

Por fim, no segmento que inclui as restantes actividades do grupo, como a operação digital, a holding e os serviços partilhados, a situação negativa agravou-se ao passar de um resultado operacional negativo de 83 mil euros para 199 mil euros no vermelho nos primeiros nove meses deste ano.

A dívida líquida da Media Capital situa-se agora nos 93,1 milhões de euros, valor que, apesar de ser destacado pelo grupo como “um decréscimo de 17,7 milhões de euros face ao período homólogo”, representa um aumento de 19 milhões de euros relativamente ao volume de endividamento registado no final do primeiro semestre deste ano, altura em que a dívida estava nos 74,1 milhões de euros.

Connosco
História de um editor espanhol de sucesso em tempo de crise Ver galeria

No decorrer de uma década, e em plena crise económica e do jornalismo,  a Spainmedia ocupou o seu lugar de editora de revistas internacionais na área designada por  lifestyle  - trazendo para o mercado espanhol a versão local de marcas como a Esquire e a Forbes, entre outras.  A história do seu êxito neste espaço é também a de um jornalista, Andrés Rodríguez, que se torna um director editorial bem sucedido  -  e é essa, naturalmente, a primeira pergunta da entrevista que lhe é feita por Media-tics.

A sua resposta é que foi na base de “paixão, entusiasmo e inconsciência”, e muito por tentativa e erro. Logo acrescenta:

“Aprendi, também, a dirigir recursos humanos  - e que, se não formos rentáveis, fechamos mais tarde ou mais cedo. Os media podem sobreviver algum tempo sem rentabilidade mas, por fim, impõe-se a conta dos resultados.”

Reconhece que aprendeu muito na Prisa, mas ficou frustrado com a fronteira marcada entre o sector jornalístico e o financeiro e publicitário. Como explica,  “pensava que para fazer a minha revista eu tinha que poder vender, ter alianças, mas na Prisa isso não podia ser feito por um jornalista”:

“Se alguma coisa corria bem, resultava do êxito do jornalista e do gestor; se corria mal, era resultado do jornalista. Eu queria ser responsável pelo que fizesse mal.”

"Jornalismo de soluções" como mito ou alternativa Ver galeria

Muitos chegam ao jornalismo com o sonho de fazer reportagem que comunique “impacto, conhecimento e inspiração”. Mas quando encontram o espaço ocupado principalmente por notícias negativas, sem caminho de saída, desanimam e chegam a desistir da profissão.

A jornalista argentina Liza Gross conta que passou por isto, tendo deixado o jornalismo “porque estava esgotada a todos os níveis, não só pelo modelo económico como também pelo modo como nós, jornalistas, estávamos a fazer o nosso trabalho”.

O rumo que seguiu levou-a à rede Solutions Journalism Network [Red de Periodismo de Soluciones  nos países de língua espanhola], cujos métodos promove, no sentido de alterar a imagem clássica do jornalista, que deixa de ser apenas o watchdog (“cão de guarda”) que vigia os poderes e denuncia o que está mal, para se tornar o “cão-piloto” capaz de de fazer “a cobertura rigorosa e baseada na evidência de respostas a problemas sociais”.

A reflexão é desenvolvida em dois textos que aqui citamos, da FNPI – Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano, que trabalha em parceria com a Red de Periodismo de Soluciones  para dar formação nesta nova disciplina.

O Clube

É tempo de férias. E este site do Clube Português de Imprensa (CPI) não foge à regra e volta a respeitar Agosto,  como o mês mais procurado pelos seus visitantes para uma pausa nos afazeres. Suspendemos, por isso,  a  actualização diária,  a partir do  fim de semana. 

Quando retomarmos a actualização  das nossas páginas, no inicio de Setembro, contamos com a renovação do interesse dos Associados do Clube e dos milhares de outros frequentadores regulares,  que nos acompanham  em número crescente e que  se revêem neste espaço, formatado no rigor e na independência em que todos nos reconhecemos,  como  valor matricial do Clube, desde a sua fundação,  há quase meio século.   


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