Sexta-feira, 18 de Janeiro, 2019
Media

Jornais espanhóis perderam 73% das vendas na última década...

Que os jornais impressos estão em crise é uma evidência  - já não é uma notícia. Mas os números ajudam a compreender a “sangria” destes últimos dez anos. Em Setembro de 2008, o diário espanol El País vendia uma média de 332 mil exemplares por dia. Hoje, a soma diária dos exemplares vendidos dos seis títulos principais  - além dele, El Mundo, ABC, La Razón, El Periódico e La Vanguardia -  chega apenas aos 316 mil. Tudo começou em Setembro de 2008, “o ano zero da crise”, como conta em Media-tics Miguel Ossorio Vega, que aqui citamos.

 “À crise económica, que feriu de modo brutal a Espanha e a Europa, juntou-se a imprevisível e mutante transição digital, que modifica as regras do jogo da noite para o dia, sem dar tempo de reagir  - o que irremediavelmente se soma a um necessário [processo de] tentativa e erro para sobreviver num ambiente digital que ainda está em construção.”

Segundo o autor, El País vendia então 332.808 exemplares por dia: “Era líder absoluto, a 1,10 euros de preço de capa. Agora custa 1,50 e distribui 123.153 exemplares por dia (dos quais vende pouco mais de 89 mil, segundo a Dircomfidencial). São 74% a menos do que há uma década.” 

As coisas não são melhores com os outros jornais: “El Mundo  passou dos 225.397 exemplares que vendia em Setembro de 2008 para os pouco mais de 56.500 que vende agora. Uma queda de 75%. Percentagem semelhante às que perderam El Peródico (-72%), que passou dos 114.101 exemplares, em 2008, para os actuais 32.008,  ou La Vanguardia (-70,3%), que passou dos 78.992 exemplares em 2008 para 23.511 dez anos depois.” 

“Os generalistas que sofreram menos nesta década foram o ABC, que caíu 60% (de 136.158 exemplares vendidos por dia, para 54.866) e La Razón, que perdeu 42,5%, caindo dos 106.144 para os 60.938 exemplares.” 

Tudo somado, perderam-se 838 mil exemplares diários, visto que naquela altura era ultrapassado o milhão de exemplares por dia. 

E o o jornalista conclui: 

“Nenhuma das estratégias seguida, durante estes anos, pelos editores destes jornais, conseguiu os resultados esperados, pelo que a Imprensa em papel se encaminha lentamente para o desaparecimento total, ou parcial  - enquanto se prepara o caminho para novos meios de financiamento que permitam ao jornalismo sobreviver, o que é mais necessário do que nunca, perante o impulso de notícias falsas que encontraram o seu caldo de cultura na mesma Net chamada a salvar a profissão.”

 

Mais informação no texto de Media-tics  e em Dircomfidencial

Connosco
António Martins da Cruz em Janeiro no ciclo de jantares-debate “Portugal: que País vai a votos?” Ver galeria

O próximo orador-convidado do novo ciclo de jantares-debate subordinado ao tema “Portugal: que País vai a votos?” é o embaixador António Martins da Cruz, um observador atento, persistente e ouvido da realidade portuguesa, que aceitou estar connosco.

A conferência está marcada para o próximo dia 24 de Janeiro na Sala da Biblioteca do Grémio Literário, dando continuidade à iniciativa lançada há cinco anos pelo CPI -  Clube Português de Imprensa, em parceria com o CNC – Centro Nacional de Cultura e o próprio Grémio.

Político e diplomata, António Manuel de Mendonça Martins da Cruz nasceu a 28 de Dezembro de 1946, em Lisboa. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, fez ainda estudos de pós-graduação na Universidade de Genebra, na Suíça.

Edição especial de "Charlie Hebdo" no aniversário do atentado Ver galeria

A revista satírica francesa Charlie Hebdo recordou o atentado de 7 de Janeiro de 2015, contra a sua redacção, publicando uma edição especial com a capa acima reproduzida, mostrando a imagem de um cardeal católico e um imã muçulmano soprando a chama de uma vela. Partindo desta imagem, o jornalista Rui Martins sugere que “ambos desejam a mesma coisa, em nome de Jesus ou Maomé: o advento do obscurantismo, para se apagar, enfim, o Iluminismo e mergulharmos novamente num novo período de trevas”.

Segundo afirma, “esse número especial não quer apenas relembrar a chacina, Charlie Hebdo vai mais longe”:
“Esse novo milénio, profetizado pelo francês André Malraux como religioso, será mais que isso. Será fundamentalista, fanático, intolerante e irá pouco a pouco asfixiar os livres pensadores até acabar por completo com o exercício da livre expressão.”

No Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual mantemos um acordo de parceria.

O Clube

O Novo Ano não se antevê fácil para os media e para o jornalismo.

Sobram os indicadores pessimistas, nos jornais, com a queda acentuada de  vendas,  e nas televisões, temáticas ou generalistas, com audiências degradadas e uma tendência em ambos os casos para a tabloidização, como forma  já desesperada de fidelização de  leitores e espectadores, atraídos por outras fontes de informação e de entretenimento.


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