null, 21 de Julho, 2019
Estudo

Jornalistas e “bloggers”: as diferenças que contam

Podem os blogs ser considerados meios de comunicação? E os que escrevem neles regularmente, com propósito informativo, podem ser chamados jornalistas? Em última instância: até que ponto são, realmente, diferentes uns dos outros?

Entre todas as questões colocadas ao jornalismo pela Internet, e dada a crescente popularidade das redes sociais, estas foram consideradas suficientemente importantes para merecerem uma observação mais rigorosa. Dois investigadores da Universidade de Ciências Aplicadas Ostfalia, na Alemanha, fizeram um inquérito junto de 936 jornalistas profissionais e de 463 bloggers fazendo trabalho noticioso, incluindo ainda 156 utentes da Net.

As diferenças entre uns e outros ficaram mais claras, mas as semelhanças também. E ficou a conclusão de que os bloggers não são, no futuro próximo, verdadeiramente rivais dos jornalistas  - a não ser em determinados campos de reportagem, como a moda, viagens, ou a tecnologia.

Os dois autores deste estudo, Olaf Hoffjann e Oliver Haidukiewicz, abordaram tanto os que trabalham para os media como os que escrevem em blogs como jornalistas, mas, para melhor definição, chamaram-lhes bloggers ou jornalistas profissionais, no trabalho publicado. O Observatório Europeu de Jornalismo, que aqui citamos, sintetiza as conclusões principais em sete pontos:

  1.  -  Relevância  -  Os jornalistas pensam que os bloggers não têm relevância jornalística. Um terço dos que participaram no estudo acham que os blogs não difundem informação relevante. Mas os bloggers valorizam mais os jornalistas. (...) “Ambos os lados reconhecem que o sucesso crescente dos blogs revela que as audiências estão insatisfeitas com o trabalho dos media tradicionais.”
  2.   -  Preparação profissional  -  Os bloggers são geralmente menos preparados, em termos de técnicas e teorias de jornalismo, do que os jornalistas profissionais. Mas um em cada sete estudou ciências da comunicação. Para os autores, um blogger que trabalha vinte horas por semana, ou mais, e recebe pelo seu trabalho, pode ser considerado profissional. Mas estes bloggers profissionais geralmente ganham pouco, e a sua investigação limita-se à Internet.
  3.   -  Objectivos  -  Tanto uns como os outros desejam, em primeiro lugar, divulgar informação. Mas os bloggers estão mais focados no entretenimento das suas audiências, enquanto os jornalistas desejam mais ‘controlar’ e criticar. Ambos os lados parecem estar de acordo em critérios básicos de qualidade: exactidão, credibilidade, independência e a competência para explicar temas complexos. (...)
  4.   -  Participação  -  Os bloggers investem mais em interacção pela Net com a sua audiência, por exemplo nas caixas de comentário dos seus blogs. Estar perto dos leitores chega a ser mais importante para eles do que para os jornalistas profissionais.
  5.   -  Sobre os press-releases  -  Tanto uns como outros deploram a má qualidade dos press-releases de instituições e organismos oficiais. Os bloggers queixam-se de nem sempre terem acesso a conferências de Imprensa, embora pareça que está a crescer a sua aceitação.
  6.   -  Publicidade encoberta  -  Os bloggers são muitas vezes acusados de publicidade encoberta. Mas o estudo revela que eles marcam os seus conteúdos pagos com a mesma frequência com que o fazem os jornalistas (mais de 91%). Os autores admitem que a sua consciência do que se espera deles pode ter alterado o comportamento dos bloggers na resposta às perguntas. Principalmente os conteúdos no YouTube e no Instagram podem incluir mais publicidade encoberta do que os números sugerem. (...) Mas 93% dos bloggers abordados declaram não aceitar publicidade que não se conforme à sua linha editorial.
  7.   -  Semelhanças e rivalidades  -  O estudo revela que, em muitos aspectos, jornalistas profissionais e bloggers são mais semelhantes do que se podia pensar. “Membros de ambos os grupos que vão fazer a cobertura do mesmo assunto mostram frequentemente mais semelhanças um com o outro do que com outros membros do respectivo grupo.” Segundo os autores, os bloggers não são concorrentes sérios dos jornalistas profissionais. O maior site profissional de noticiário político na Alemanha (faz.net) chega a uma audiência 50 vezes maior que a do maior blog político (netzpolitik.org). Só no que toca à reportagem de moda os blogs têm vantagem. Os jovens parecem [neste caso] preferir os blogs à oferta do jornalismo tradicional. (...)

“Os autores notam que, dada a crescente popularidade das redes sociais e da Internet, um estudo semelhante, no futuro, pode recolher resultados muito diferentes. Por enquanto, os bloggers estão em desvantagem económica, já que muitos ainda não encontraram um modelo de negócio sustentável.” (...)

 

O artigo citado, no European Journalism Observatory, e o estudo original, na língua alemã

 

Connosco
A formação académica do jornalismo profisional em debate Ver galeria

A FAPE – Federación de Asociaciones de Periodistas de España, que reune mais de 19 mil associados, declarou em Junho de 2019 que vai deixar de admitir nesta qualidade jornalistas que não estejam habilitados com um título académico de jornalismo, mesmo que estejam exercendo a profissão. O seu presidente, Nemesio Rodriguez, disse a eldiario.es  que o objectivo era “valorizar o título de jornalista e resolver o problema da intrusão”.

Uma consequência inesperada, entre várias críticas chegadas, foi a desvinculação, da sua pertença à FAPE, decidida pela AECC – Asociación Española de Comunicación Científica, cujos profissionais, especializados na comunicação científica, detêm maioritariamente outras licenciaturas. O seu presidente, Antonio Calvo, declarou que não fazia sentido “continuar a pertencer a uma associação onde não podem entrar metade dos nossos sócios”.

Este episódio reacendeu um debate que se alarga à própria vocação das associações de jornalistas. Sobre ambas as questões, e outras relacionadas, a  Red Ética da FNPI – Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano  organizou um tweet-debate marcado para 18 de Julho, de cujas conclusões daremos conta quando forem publicadas.

Apelo de investigadores contra "fake news" em divulgação científica Ver galeria

Será que a ciência é “distorcida” pelos media, por incapacidade de fazerem uma divulgação rigorosa, ou por qualquer outro motivo?
É para responder a este problema que o colectivo denominado NoFakeScience, composto por duas dezenas de cientistas e especialistas na divulgação de ciência, redigiu e publica no diário francês L’Opinion um texto que apela a um “trabalho de mãos dadas” entre jornalistas e cientistas. Juntaram-se a eles outros 230 grandes nomes da investigação, de todo o mundo, perfazendo assim um total de 250 signatários deste apelo.

“Nesta hora em que a desconfiança nos media e nas instituições chega ao extremo, apelamos a um questionamento profundo de toda a cadeia de informação, para que os temas de natureza científica possam ser restituídos a todos sem deformação sensacionalista nem ideológica, e para que a confiança possa ser, a longo prazo, restaurada entre os cientistas, os meios de comunicação e os cidadãos”  -  afirma o primeiro parágrafo do texto.

O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


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Opinião
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Ago
Composição Fotográfica
09:00 @ Cenjor,Lisboa
21
Ago
Edinburgh TV Festival
09:00 @ Edinburgo, Escócia
27
Ago
Digital Broadcast Media Convention
09:00 @ Lagos, Nigéria
04
Set
Infocomm China
09:00 @ Chengdu, Sichuan Province, China