Sexta-feira, 22 de Março, 2019
Estudo

A ética como futuro do jornalismo e fonte de novas receitas

Se o ano de 2017 foi aquele em que o mundo acordou para a ameaça da desinformação e o modo como as tecnologias da Internet são subtilmente utilizadas para demolir a democracia, 2018 está a tornar-se o ano em que um jornalismo ético recebe, finalmente, a atenção que merece. É esta a reflexão introdutória de Aidan White, fundador da Ethical Journalism Network, no seu texto de apresentação do estudo Trust in Ethical Journalism (Confiança no Jornalismo Ético), agora disponível.

O trabalho faz um balanço dos mais recentes e bem conhecidos efeitos perversos da revolução digital sobre o jornalismo: “de que modo os algoritmos e a inteligência artificial estão a instalar uma nova agenda, potencialmente perturbadora; como as plataformas de publicidade e o negócio das redes sociais estão a minar a confiança pública; e de que modo a democracia e as escolhas políticas estão abertas a interferências indevidas.”

Mas Aidan White acrescenta às “más notícias” uma série de bons exemplos, relatados de situações no Médio Oriente, nos Balcãs, na Turquia e em vários países africanos, em que jornalistas e jornais “trabalham juntos, mesmo ultrapassando barreiras políticas”, para combater os promotores do ódio e para mostrar solidariedade com os media.

O autor começa pelas perguntas difíceis:

“Como podemos construir confiança no jornalismo e nos media? Temos de sacrificar os direitos humanos e o pluralismo em troca de serviços digitais grátis? Como podemos deter o sofrimento causado pelo discurso de ódio, propaganda e mentiras maliciosas sem pormos em causa a liberdade de expressão? De que modo vamos sustentar o jornalismo de que a democracia necessita para sobreviver?” (...) 

Aidan White destaca o facto de, tanto o Facebook como as outras grandes empresas tecnológicas, terem sido confrontadas por funcionários seus em revolta, e denúncias por parte de antigos dirigentes; também por governos cada vez mais preocupados pelo uso das plataformas para causar interferências em eleições democráticas; bem como por anunciantes fartos de verem os seus produtos [paginados] ao lado de opiniões anti-sociais e mesmo racistas. E, por último, pelos seus próprios utentes, a respeito das questões da privacidade e abusos. 

O incidente ocorrido com o Facebook na Noruega, em que a famosa fotografia da menina vietnamita ferida com napalm foi apagada do jornal Aftenposten, ilustra como “a codificação e a inteligência artificial não podem garantir uma comunicação bem informada, contrastada e ética”: 

“Dirigentes dos media, em todo o mundo, estão a dizer que precisamos de menos edição robótica e automatizada e mais de jornalistas e editores informados, competentes e bem treinados.” (...) 

“Infelizmente, tornou-se evidente que as redes sociais, e os modelos de negócio à volta delas, não foram projectados para promover ou pôr em destaque correntes de informação confiável, digna de crédito. Aquilo que conta nesse mundo são os clicks e os conteúdos que agarram a atenção, para atraírem anúncios, e não o propósito público da informação.” 

O autor chama ainda a atenção para o facto de muitos editores, embora tentados a cortar relações com o Facebook, estarem em dificuldade para encontrar alternativas convincentes. Para a Ethical Journalism Network, segundo afirma, as prioridades são cinco:

  1. Ética – Fortalecer no jornalismo a adesão aos valores fundamentais de rigor, independência, imparcialidade, humanidade, transparência e responsabilização, eliminando o discurso de ódio. (...)
  2. -  Conhecimento digital – Ajudar uma nova geração de jornalistas e editores a compreenderem a era digital, a adquirirem as competências de que precisam e a colocarem jornalismo de dados a todos os níveis.
  3. -   Sustentabilidade – Desenvolver apoio público a modos novos e criativos de financiamento de um jornalismo de interesse público, mantendo a independência editorial que garante a confiança pública. (...)
  4. Envolvimento  -  Garantir que o jornalismo colabora com a sua audiência para aumentar a compreensão do seu papel no novo ambiente da informação, promovendo respeito pela democracia e pelos direitos humanos. (...)
  5. Responsabilidade  -  Os media e o jornalismo têm de ser dignos de confiança, avessos a conflitos de interesse, transparentes a respeito do seu trabalho e sempre dispostos a ouvir as queixas e pontos de vista de outros.

“As novas iniciativas digitais e os actores tradicionais estão a reinventar-se na Net com sucesso, com apoio de doadores, fundações, a audiência e fontes públicas. O futuro do jornalismo não será determinado pela fixação numa única fonte de receitas, mas sim com base em soluções criativas para a crise de financiamento, e pode incluir uma mistura de apoios cívicos, de mercado e públicos.” (...)

 

O estudo Trust in Ethical Journalism  - The Key to Media Futures, em PDF

Connosco
O jornalismo entre os "apóstolos da certeza" e a "política da dúvida" Ver galeria

Há uma grande diferença entre um jornalismo “de elite” e aquele que vive dependente do clickbait. Há uma grande diferença, temporal, entre o que se faz hoje e o que se fazia há poucos anos  - tratando-se de tecnologia digital, “o que aconteceu há cinco anos é história”. E há uma grande diferença entre entender o que está a acontecer aos jornalistas e entender o que os jornalistas acham que lhes está a acontecer.

A reflexão inicial é de C.W. Anderson, que se define como um etnógrafo dedicado a estudar o modo como o jornalismo está a mudar com o tempo. Foi co-autor, com Emily Bell e Clay Shirky, do Relatório do Jornalismo Pós-Industrial, em 2012, na Universidade de Columbia. O seu trabalho mais recente é Apóstolos da Certeza: Jornalismo de Dados e a Política da Dúvida, livro em que analisa como a ideia de jornalismo de dados mudou ao longo do tempo.

Cidadão dos EUA, C.W. Anderson é hoje professor na Escola de Jornalismo da Universidade de Leeds, no Reino Unido. A entrevista que aqui citamos foi publicada no Farol Jornalismo, do Medium, e reproduzida no Obervatório da Imprensa do Brasil, com o qual mantemos um acordo de parceria.

Onde os jornalistas revelam uma relação de amor-e-ódio com gravadores Ver galeria

Há jornalistas que fazem questão de dizer que nunca gravaram uma entrevista. Há os que não dispensam o seu gravador de som. Há os que gravam e “filmam” com o telemóvel, explicando que só o vídeo acrescenta a expressão facial.

Há os que são mesmo opostos ao uso do gravador, e explicam porquê. E há os que decidem em que casos se deve levar um gravador  - cuja simples presença pode alterar a disponibilidade do entrevistado.

Há os que se gabam da sua velocidade de escrita e memória do que foi dito, e há os que consideram os que fazem isto como desleixados ou demasiado confiantes. E, finalmente, há situações em que, até por lei [por exemplo nos EUA], não se pode gravar nem filmar nem fotografar.

Matthew Kassel, um freelancer com obra publicada em The New York Times e The Wall Street Journal, interessou-se por esta questão e reuniu os depoimentos de 18 jornalistas sobre os vários lados da questão.

O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


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