Quarta-feira, 19 de Junho, 2019
O Clube

Um debate sempre inacabado

Ao retomar a regularidade da sua actualização, cumprido o período de férias respeitado pelo Clube, completamos também a rubrica Colectânea que mantivemos nas últimas semanas, com adesão significativa dos frequentadores deste site.

Recuperámos um conjunto de textos, por grandes temas, que foram tratados de uma forma continuada, desde o lançamento deste espaço do Clube Português de Imprensa, em Novembro de 2015.

Vários desses artigos, assinados por jornalistas especializados e analistas das tendências dominantes no mercado mediático, resultaram das parcerias que mantemos com o Observatório de Imprensa do Brasil, fundado por Alberto Dines, recentemente falecido, e com a APM – Associacion de la Prensa de Madrid, uma das instituições mais antigas da Europa, presidida por Vitoria Prego, prestigiada jornalista espanhola.

A amostra recolhida pareceu-nos significativa, até por antecipar fenómenos que vieram a reflectir-se, quer na Imprensa, quer nos media em geral. Estamos a viver mudanças profundas, combinando a tecnologia com o modo de fazer jornalismo, que vão condicionar o futuro.

É um debate – sempre inacabado - que tem estado ausente, estranhamente, das páginas da nossa Imprensa, apesar desta  ser a primeira grande vítima de um novo paradigma que está a instalar-se.

O CPI, como instituição com quase meio século de actividade ininterrupta, continuará a pugnar na defesa do jornalismo rigoroso e independente, por muito que isso custe a quem encara os media numa óptica simplesmente instrumental.

Connosco
António Carrapatoso: concorrência distorcida em comunicação social fraca Ver galeria

O País “que vai a votos” não está bem, segundo António Carrapatoso, e a sua comunicação social também não está.
Nosso mais recente convidado, o gestor e empresário António Carrapatoso afirmou que o País “não está bem” porque a forma como a sociedade está organizada e funciona “não permite aproveitar e desenvolver as capacidades dos portugueses”.

Quanto à comunicação social que temos, definiu-a como “uma instituição fraca, que não cumpre suficientemente o seu papel do ponto de vista do interesse do cidadão” , por não ser suficentemente independente, inovadora e diversificada.
“A sua qualidade, acutilância, capacidade de investigação, de escrutínio e explicativa, estão aquém do desejável”  - disse.

Sobre as causas desta situação, a seguir à reduzida dimensão do mercado, apontou a “concorrência distorcida”, as deficiências da regulação e legislação e motivos de outra ordem:

Em sua opinião, não se faz mais para mudar porque “muitos partidos e líderes políticos estão contentes com a situação actual, não querem uma comunicação social verdadeiramente independente, investigadora, escrutinadora e qualificada”;  e ainda porque os próprios cidadãos “não ligam assim tanto à importância da comunicação social”  - motivo porque também "não fazem subscrições que poderiam fazer".
ERC aprova e Rádio Observador vai começar a emitir "muito em breve" Ver galeria

A Rádio Observador, cujo lançamento esteve previsto para a data do quinto aniversário do diário digital com o mesmo título, a 22 de Maio, vai finalmente entrar em funcionamento. Segundo notícia que citamos do jornal Observador, a transmissão será em 98.7 FM, na Grande Lisboa, “a curto prazo também no Porto e noutras zonas do país, e online”.

Conforme também aqui foi referido, o projecto já estava pronto naquela data, “faltando apenas o ‘visto’ da ERC, entidade à qual compete por lei autorizar a nova estação”. Poucos dias depois, a 28 de Maio, era assinada a Deliberação ERC/2019/150 [AUT-R], que autoriza as alterações solicitadas pela sociedade Observador on Time, S.A., para criar a Rádio Observador, a partir da antiga Rádio Baía – Sociedade de Radiodifusão, Lda.

A notícia do Observador não indica ainda a data exacta do início de emissão, mas conclui que “muito em breve teremos mais novidades. Estamos quase no ar.”

O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


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Opinião
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