Sábado, 25 de Maio, 2019
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"Deep Fakes", uma nova ameaça para o jornalismo "online"

A comunicação entre pessoas não se esgota na palavra (que pode ser usada para mentir), nem no tom de voz, nem na postura geral de quem fala  - embora todos estes elementos sejam úteis para detectar a falsidade intencional de alguém. Em qualquer diálogo, como nos interrogatórios de investigação judicial, ou psicológica, os olhos são especialmente reveladores. A partir destas evidências, e da natureza tecnológica da inteligência artificial, investigadores ao serviço do Departamento de Defesa dos EUA estão a desenvolver ferramentas capazes de detectar os chamados DeepFakes  - vídeos que retratam a imagem verdadeira de alguém, mas a fazer ou a dizer coisas que de facto não são autênticas.

Um exemplo conhecido é o que foi feito pelo humorista e cineasta Gordon Peele, que criou para o BuzzFeed um vídeo que, entre outras coisas, chama “completo idiota” a Donald Trump. Outros, mais correntes, apropriam-se do rosto de actrizes famosas de Hollywood e conseguem colocá-lo nos corpos de protagonistas de filmes pornográficos, realizando deste modo imitações muito realistas e, naturalmente, lesivas de quem teve a sua imagem usurpada para tais fins. 

Segundo o artigo que citamos, da Media-tics, os investigadores ao serviço da DARPA - Defense Advanced Research Projects Agency procuraram e aproveitaram uma brecha na tecnologia usada para a criação destas falsificações, a saber: os DeepFakes “nunca mostram a pessoa que foi manipulada a pestanejar, porque a inteligência artificial que os cria é baseada em imagens estáticas”. 

Ou, em casos em que haja pestanejar, “os movimentos oculares não imitam com exactidão os que são naturalmente efectuados por qualquer ser humano”. É então possível identificar “a exploração de sinais fisiológicos deste tipo, os quais – pelo menos por enquanto -  são difíceis de imitar para fazer DeepFakes”. 

“Para desmontar um DeepFake é preciso, em primeiro lugar, examinar o arquivo digital em busca de indícios que sugiram uma montagem de imagens, analisando cortes ou pequenos erros de edição. Depois, é preciso prestar atenção às distintas propriedades físicas das imagens, na busca de possíveis incongruências ou erros de junção. Neste sentido, é possível ainda verificar se o vídeo mostra características climáticas incompatíveis com a sua suposta data de realização, ou um fundo que não encaixa com a sua teórica localização de filmagem.” 

“Treinar uma ferramenta de inteligência artificial para detectar estas falhas é a tarefa que tem em mãos o projecto da agência DARPA, embora seja necessário tempo para o conseguir  -  e, de qualquer modo, o mundo digital já demonstrou que a detecção das mentiras costuma chegar depois de se terem tornado ‘virais’ e feito o seu trabalho.” 

“Esperam-nos muitas aventuras...”  - conclui o autor. 

Podemos acrescentar outro exemplo recente das possibilidades assustadoras da tecnologia digital usada por estes maus caminhos. Charlie Warzel, um jornalista do BuzzFeed, preocupado com a predição de um futuro em que essa tecnologia pode estar perto de “democratizar a capacidade de manipular a percepção e falsificar a realidade”, chegando a uma espécie de “Infocalipse”, resolveu testar as suas próprias competências neste terreno. 

Procedeu a uma recriação digital da sua voz e foi melhorando até chegar ao ponto de a tornar tão convincente que podia “enganar a pessoa que claramente conhece a minha voz melhor do que ninguém: a minha mãe”. 

Os passos técnicos seguidos estão descritos no artigo de que incluímos aqui o link, em BuzzFeedNews. O engano resultou, e ela levou tempo até aceitar que aquilo que escutou tinha sido criado por inteligência artificial: 

“Eu não sabia que uma coisa como esta era possível”  -  disse mais tarde. “Nunca duvidei, nem por um segundo, que eras tu.”

 

O artigo de Miguel Ossorio Vega, em Media-tics, e o de Charlie Warzel, em BuzzFeedNews.

Connosco
Prémios Europeus de Jornalismo privilegiam grandes reportagens Ver galeria

Foram designados os vencedores do European Press Prize, que contempla, desde 2013, os melhores trabalhos do jornalismo europeu, como uma espécie de equivalente europeu do famoso Prémio Pulitzer nos EUA. A cerimónia de atribuição, realizada na sede do diário Gazeta Wyborcza, em Varsóvia, nomeou cinco meios de comunicação e a rede de jornalistas  Forbidden Stories, que prossegue e procura concluir as reportagens de investigação de profissionais que deram a vida por elas.

Os jornais onde foram publicados os trabalhos premiados são a Der Spiegel, o El País Semanal e o Süddeutsche Zeitung Magazin, The Guardian e o site de jornalismo de investigação Bellingcat, no Reino Unido. O júri, que examinou centenas de trabalhos vindos de toda a Europa, era constituído po Sir Harold Evans, da Reuters, Sylvie Kauffmann, de Le Monde, Jorgen Ejbol, do Jyllands-Posten, Yevgenia Albats, de The New Times, e Alexandra Föderl-Schmidt, do Süddeutsche Zeitung.

Crise actual do jornalismo é "diferente de todas as que já teve" Ver galeria

O jornalismo “já não é mais o que era antigamente, e as pessoas e as sociedades relacionam-se hoje de forma distinta, muitas vezes abrindo mão do jornalismo para isso”. Em consequência, o jornalismo “está numa crise diferente de todas as que já teve: não é só financeira, mas política, ética, de credibilidade, de governança”.

“Mas é importante ter em mente que não se pode resolver um problema tão complexo assim com uma bala de prata, com uma tacada perfeita. A crise afecta profissionais, públicos e organizações de forma distinta, inclusive porque tem escalas distintas. Um pequeno jornal do interior é afectado pela crise de um modo e não pode responder a ela como um New York Times. A crise é frenética, dinâmica e complexa. Enfrentá-la é urgente.”

Esta reflexão é de Rogério Christofoletti , docente de jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina, que sintetiza o seu pensamento sobre esta matéria num livro acabado de lançar  - “A crise do jornalismo tem solução?” -  e responde a uma entrevista no Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual mantemos um acordo de parceria.

O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


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