Sexta-feira, 22 de Fevereiro, 2019
O Clube

Uma colectânea de textos em Setembro para ler ou reler

Lançado em Novembro de 2015, este site do Clube Português de Imprensa tem desenvolvido, desde então, um trabalho de acompanhamento das tendências dominantes, quer no mercado de Imprensa, quer nos media audiovisuais em geral e na Internet em particular.

Interessa-nos, também, debater o jornalismo e o modo como é exercido, em Portugal e fora de fronteiras,  cumprindo um objectivo que está na génese desta Associação.

Infelizmente, o tema, nas suas várias e complexas ramificações,  tem sido pouco tratado entre nós -  quando não mesmo bastante maltratado -, numa visão redutora e paroquial.

São escassos  os media que dedicam algum espaço ao fenómeno comunicacional  nas suas múltiplas vertentes  e, quando o fazem, esgotam-se na espuma das coisas, sem o indispensável  aprofundamento e problematização.

O acervo de textos já publicados neste site, designadamente, a  partir de contributos das parcerias que nos acompanham quase desde o fio de partida do  projecto  (o Observatório de Imprensa do Brasil, obra maior do jornalista Alberto Dines, recentemente falecido, e Cuadernos de Periodismo , editados pela APMAssociacion de la Prensa de Madrid, presidida pelo prestigiada  jornalista  Vitoria Prego), constitui já um invulgar território de propostas sobre o futuro reservado ao jornalismo e aos jornalistas, ou sobre o que espera a Imprensa tradicional, em suporte impresso, ou as televisões generalistas, em sinal aberto.

É um mundo em mudança. Uma transformação também acelerada por circunstâncias  políticas excepcionais, como aquelas que estão a ser vividas pelo jornalismo norte-americano, ou pelos profissionais sujeitos  ao regimes autoritários da Venezuela ou da Turquia, com efeitos devastadores sobre a sua independência .

A recuperação de vários textos que consideramos essenciais, publicando-os sucessivamente sob a nova rubrica Colectânea, durante o mês  de Setembro, é uma forma de “rever a matéria dada” e preparar a rentrée mediática, que já está dar sinais de agitação, incluindo transferências milionárias,  como no futebol, em busca das audiências perdidas…

Esperamos que os  associados do CPI  e todos aqueles que visitam o site com regularidade, aproveitem a oportunidade, em jeito de flashback, e partilhem este arquivo que continua actual.

Connosco
Eslováquia recorda jornalista morto há um ano Ver galeria
“Esperamos respostas tão breve quanto possível, porque ainda há muitas questões”  - afirmou.
Prémios do World Press Photo 2019 já têm candidatos escolhidos... Ver galeria

Um fotojornalista português, Mário Cruz, da Agência Lusa, figura entre os nomeados para o World Press Photo 2019, o mais prestigiado prémio de fotojornalismo do mundo, cuja identidade e trabalhos a concurso foram agora conhecidos. A Fundação organizadora introduziu também uma nova categoria a ser premiada, a História do Ano, destinada a “fotógrafos cuja criatividade e habilidades visuais produziram uma história com excelente edição e sequenciamento, que captura ou representa um evento ou assunto de grande importância jornalística”.

A imagem de Mário Cruz, intitulada “Viver entre o que foi deixado para trás”, mostra uma criança recolhendo material reciclável, deitada num colchão cercado por lixo, enquanto flutua no rio Pasig, em Manila, nas Filipinas.

Os vencedores do concurso serão conhecidos na cerimónia marcada para 11 de Abril, em Amesterdão, na Holanda.

O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


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Opinião
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