Sexta-feira, 22 de Fevereiro, 2019
Mundo

Universidades e Media suíços lançam Iniciativa para a Inovação

Um consórcio de instituições públicas e privadas da Suíça, reunindo editores, universidades e o Gabinete Federal de Comunicações (OFCOM), lançou a Iniciativa para a Inovação nos Media (IMI), precisamente para apoiar e estimular o surgimento de respostas novas aos grandes problemas da actualidade nos meios de comunicação. O projecto conta, à partida, com a EPFL (École Polytechnique Fédérale de Lausanne), a SRG SSR e o Ringier (dois grandes grupos mediáticos do país) e o Triangle Azur, que articula as Universidades de Genebra, Lausanne e Neuchâtel. Está aberto a agentes públicos ou privados, da Suíça ou de outros países, que desejem aderir e sejam activos no respectivo domínio.

A Suíça dispõe de um mercado muito denso de media impressos, audiovisuais e digitais, e de uma rede de Institutos Superiores de grande qualidade. Os membros fundadores da IMI pretendem criar um interface entre estes dois mundos para apoiar e desenvolver a inovação nos media

Os parceiros envolvidos criaram um fundo que terá a dotação anual de 650 mil francos suíços (cerca de 560 mil euros), para financiar projectos de investigação, fazendo apelo às competências dos estudantes e investigadores das universidades envolvidas. A recepção das candidaturas de projectos abre no Outono. 

Segundo a notícia que citamos, temas actuais como o das fake news, o jornalismo de dados, a personalização dos conteúdos, a inteligência artificial, a Internet das coisas, as experiências imersivas, mas também os novos modelos de negócio, a monetização ou ainda os aspectos culturais e sociais dos media, vão poder ser abordados. 

Mounir Krichane, engenheiro diplomado pela EPFL, membro de vários colectivos de inovação a nível suíço e europeu, dirige o Centre Média, braço operacional da Iniciativa.

 

Mais informação em Media-tics,  presseportal.ch  e EPFL

 

 

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“Esperamos respostas tão breve quanto possível, porque ainda há muitas questões”  - afirmou.
Prémios do World Press Photo 2019 já têm candidatos escolhidos... Ver galeria

Um fotojornalista português, Mário Cruz, da Agência Lusa, figura entre os nomeados para o World Press Photo 2019, o mais prestigiado prémio de fotojornalismo do mundo, cuja identidade e trabalhos a concurso foram agora conhecidos. A Fundação organizadora introduziu também uma nova categoria a ser premiada, a História do Ano, destinada a “fotógrafos cuja criatividade e habilidades visuais produziram uma história com excelente edição e sequenciamento, que captura ou representa um evento ou assunto de grande importância jornalística”.

A imagem de Mário Cruz, intitulada “Viver entre o que foi deixado para trás”, mostra uma criança recolhendo material reciclável, deitada num colchão cercado por lixo, enquanto flutua no rio Pasig, em Manila, nas Filipinas.

Os vencedores do concurso serão conhecidos na cerimónia marcada para 11 de Abril, em Amesterdão, na Holanda.

O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


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