Quinta-feira, 21 de Junho, 2018
Estudo

Compromisso e lealdade dos leitores são a nova "métrica" dos Media

É um facto que a corrida pelas audiências, nos jornais online, levou a dar mais importância à quantidade do que à qualidade.
Os próprios anunciantes acabaram por compreender que tinham mais interesse em abordar um público “comprometido”, com gostos concretos, do que um número muito grande de utentes que até podem ser tráfego fictício. “Fica para trás o tempo em que o êxito de um jornal se media pela quantidade de tráfego que registava, e os utentes que visitavam o site eram autênticos desconhecidos.” É esta a reflexão inicial de um artigo em Media-tics, sobre as novas métricas que procuram identificar o nível de “compromisso” do leitor.  

O ponto a que se pretende chegar é o de uma relação mais próxima com os utentes, que permita uma aproximação ao seu nível de “lealdade”. As ferramentas tradicionais continuam a ter importância, mas agora, em vez de se concentrarem no número de visitas, nos clicks e nos likes, “os editores estão a fixar-se no tempo que o leitor gasta no site, bem como na frequência dessas visitas”.

 

O texto que citamos anuncia o painel online que se vai realizar a 18 de Abril, patrocinado pela Content Insights e colocando os jornalistas e editores interessados neste tema dos novos “indicadores de participação” em contacto com os consultores da MediaShift, WhereBy.Us e Dallas Morning News

O mesmo artigo refere várias ferramentas, como as usadas pela Vox Media, ou a Facebook Group Insights, que fazem análise web “para medir e aumentar a lealdade do leitor” ou chegar a “entender profundamente as necessidades, preferências e hábitos da sua audiência”, examinando o seu nível de “compromisso” post-by-post

Este tipo de insistência na captura da atenção e do tempo de presença do leitor acaba por ter efeitos, necessariamente, sobre os ritmos de trabalho dos jornalistas, como descreve o texto com o exemplo do jornal The New Tropic, de Miami. Foram oferecidas a dez membros da população local visitas guiadas ao Museu de Ciências, o que “permitiu aos repórteres darem-se conta de quais eram os interesses destas pessoas”. (...) 

Também os responsáveis pelo boletim local do WhereBy.Us medem o compromisso analisando o trabalho dos seus jornalistas. “Juntamente com as métricas tradicionais, como o tamanho da lista e a taxa de abertura, têm em conta a quantidade de respostas às chamadas e a assistência a eventos.”

 

 

Mais informação em Media-tics e sobre o painel online

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