Segunda-feira, 10 de Dezembro, 2018
Media

Distribuição da Imprensa em França em crise aguda e paradoxal

A maior distribuidora de Imprensa em França, a Presstalis, encontra-se em situação de tal modo crítica que a ministra da Cultura, Françoise Nyssen, convidou os editores para uma reunião sobre a reforma do sector. Entretanto, a nova directora executiva da Presstalis, Michèle Benbunan, apresentou já aos sindicatos um plano de emergência, formalmente designado como “plano de salvaguarda do emprego”, mas podendo trazer de imediato a supressão de um quarto dos postos de trabalho (de 200 a 300, em 1.200).  

Segundo Le Monde, que aqui citamos, em Dezembro de 2017, “para fazer face a necessidades de tesouraria de 37 milhões de euros, a distribuidora, confrontada com a baixa de vendas e vítima de más escolhas estratégicas do passado, anunciou aos seus clientes que iria reter um quarto das prestações de acertos que deveria entregar até final de Janeiro, o que provovou um clamor de protesto entre os pequenos editores. Foi mesmo nomeado um mandatário ad hoc pelo Tribunal de Comércio para acompanhar a empresa neste momento delicado.” (...) 

“Mas, para o Ministério da Cultura, um novo resgate tem de ser acompanhado por uma reforma estrutural do sector. Segundo o governo, a actual Lei Bichet nasceu de um sistema extremamente impositivo e totalmente inadaptado. ‘Não é feita para um mercado como o de hoje: o número de exemplares baixou para metade em dez anos’  - afirma-se no ministério, evocando o arcaísmo de ‘uma lei de economia administrada’.” (...) 

Le Monde descreve a presente situação da Imprensa como “paradoxal”: 

“Aparecem novos títulos, testemunhando a vitalidade do sector: depois do Ebdo, aguarda-se nos quiosques um novo semanário, Vraiment, para 21 de Março. Mas, ao mesmo tempo, o sector da distribuição está em sofrimento. A Presstalis, o seu pilar principal, que distribui 4.000 títulos  - entre eles a Imprensa nacional e três quartos das revistas -  em 25 mil pontos de venda, está à beira do abismo. Está mesmo em risco de falência.” (...) 

“Nada está garantido, porque as negociações entre editores de Imprensa e o Governo decorrem num clima muito tenso. Aliás, as reformas abordadas no passado numca chegaram a grandes mudanças. No imediato, a Presstalis tem de encontrar 140 milhões de euros, e 50 destes vão para a reestruturação. O Estado está pronto a avançar uma parte dessa importância, mas unicamente na forma de empréstimo, para evitar a ira de Bruxelas. E reclama garantias dos editores de Imprensa. Estes mostram-se relutantes. Até que ponto estarão dispostos a envolver-se? É este todo o cerne das discussões.”

Mais informação em Le Monde

Connosco
O fascínio pelas imagens de motins como nova cultura dos Media Ver galeria

Um pequeno video das manifestações em Paris, feito na manhã de 2 de Dezembro e colocado no Twitter, mostra umas dezenas de indivíduos de capuz, a correr na rua, com um fogo em segundo plano. Uma legenda diz que os desordeiros [casseurs, no original] põem a polícia em fuga. Três horas depois de ser publicada, a sequência já teve 45 mil visualizações. À tarde, o contador regista 145 mil e no dia seguinte o dobro, sem contar com a sua reprodução nos media. No YouTube, no Reddit e outros meios semelhantes, estes vídeos chegam facilmente aos milhões.

“Este fascínio pelas imagens de motins  - ou de revolta, segundo o ponto de vista -  é agora chamado riot porn  - designando o prazer (um pouco culpado) de ver ou partilhar um certo tipo de imagens, como o food porn, de pratos de comida, ou o sky porn para imagens do céu e de cenas de pôr-de-sol.”

A reflexão é de Emilie Tôn, em L’Express, num trabalho que aborda o voyeurisme da violência nas ruas, em que todos podemos ser protagonistas, mesmo que involuntários, espectadores ou realizadores de documentário, com um telemóvel na mão.

A “missão impossível” dos repórteres árabes de investigação Ver galeria

A auto-confiança com que actuaram os executores de Jamal Khashoggi tem várias razões, e uma delas tem a ver connosco, jornalistas. Quando chegou, finalmente, a admissão do crime, jornalistas por todo o mundo árabe vieram em defesa de Riade. “Eles não sabiam nada  - mas escreveram o que lhes foi dito que escrevessem. E de cada vez que mudava a versão oficial, eles mudavam a sua para se ajustar, sem embaraço ou hesitação.”

“E não estavam sozinhos. Os sauditas tinham uma segunda linha de defesa: um grupo menor, mas não menos influente, de jornalistas do Ocidente, que tinham passado mais de um ano a contar a história de uma Arábia Saudita reformista, acabada de retocar, de ventos de mudança soprando no deserto, com as suas visões e ambições comoventes louvadas por todo o mundo.”

A reflexão é da jornalista jordana Rana Sabbagh, que está à frente da Rede de Jornalismo de Investigação Árabe (membro da Global Investigative Journalism Network) e foi a primeira mulher árabe a dirigir um jornal político no Médio Oriente, o Jordan Times.

O Clube

Foi em Novembro de 2015 que o Clube Português de Imprensa criou este site, consagrado à informação das suas actividades e à divulgação da actualidade relacionada com o que está a acontecer, em Portugal e no mundo, ao jornalismo e aos   jornalistas.

Temos dedicado , também, um espaço significativo às grandes questões em debate sobre a evolução do espaço mediático, designadamente,  em termos éticos e deontológicos,  a par da  transformação das redes sociais em fontes primárias de informação, sobretudo  por parte das camadas mais jovens.


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Opinião
O Presidente Marcelo é um dos poucos políticos portugueses com legitimidade para colocar a questão dos apoios do estado à produção jornalística porque ele é produtor e produto do sistema mediático.A sua biografia confunde-se com a liberdade de imprensa e a pergunta que Marcelo faz é, para ele, uma questão de consciência presidencial.Dito isto, pergunto:O que diríamos nós se fosse Donald Trump a...
Perante a bem conhecida e infelizmente bem real crise da comunicação social o Presidente da República questionou, há dias, se o Estado não tem a obrigação de intervir. Para Marcelo Rebelo de Sousa há uma "situação de emergência", que já constitui um problema democrático e de regime. A crise está longe de ser apenas portuguesa: é mundial. E tem sobretudo a ver com o facto de cada vez mais...
Há, na ideia de uma comunicação social estatizada ou ajudada pelo governo, uma contradição incontornável: como pode a imprensa depender da entidade que mais se queixa da imprensa? Uma parte da comunicação social portuguesa – televisão, rádio, imprensa escrita — é deficitária, está endividada e admite “problemas de tesouraria”. Mas acima desse, há outro problema, mais grave:...
O jornalismo estará a render-se à subjetividade, rainha e senhora de certas redes sociais. As ‘fake news’ e o futuro dos media foram dos temas mais falados na edição de 2018, da Web Summit. Usadas como arma de arremesso político e de intoxicação, as notícias falsas são uma praga. Invadem o espaço público, distorcem os factos, desviam a atenção, comprometem a reflexão. E pelo caminho...
1.Segundo um estudo da Marktest sobre a utilização que os portugueses fazem das redes sociais 65.9% dos inquiridos referem o Facebook, 16.4% indicam o Instagram, 8.3% oWhatsApp, 4% o Youtube e 5.4% outras redes. O estudo sublinha que esta predominância do Facebook não é transversal a toda a população: “Entre os jovens utilizadores de redes sociais, os resultados de 2018 mostram uma inversão das redes visitadas com mais...