Quarta-feira, 17 de Julho, 2019
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Estudo britânico indica que Facebook está a envelhecer

À medida que os novos cada vez mais consideram o Facebook uma “cena de velhos”, são estes que recolhem a fama e o proveito, aderindo àquela grande rede social. Podem é desencontrar-se no caminho, em direcções opostas, porque os mais velhos vão lá “para se manterem a par da vida social dos filhos e dos netos”, justamente na altura em que estes estão a sair para outros lados, nomeadamente o Snapchat. Estes dados são do mais recente relatório da eMarketer sobre as tendências dos utentes de redes sociais no Reino Unido, mas há indicação de que movimento semelhante parece estar em curso também nos Estados Unidos.

O estudo inclui a previsão de que, ao longo do ano de 2018, 2,2 milhões de adolescentes entre os 12 e os 17 anos, e 4,5 milhões de jovens entre os 18 e os 24 estarão a usar regularmente o Facebook no Reino Unido  -  o que representa menos 700 mil do que em 2017. E o aumento dos mais velhos significa que os que estão acima dos 55 anos se vão tornar o segundo maior grupo demográfico de utentes do Facebook neste mesmo ano. 

O relatório conta que, enquanto o Facebook tem conseguido manter junto de si os utentes jovens que se mudam para serviços como o Instagram (que adquiriu em 2012 por um bilião de dólares), os desertores estão agora a ir cada vez mais para o Snapchat. 

“O Facebook tem um problema com os adolescentes”  - diz Bill Fisher, o analista sénior na eMarketer do Reino Unido. “A mais recente projecção indica que é mais do que apenas uma teoria. Até agora tem conseguido confiar em que os que mudam de plataforma sejam absorvidos pelo Instagram. No entanto, quem lidera a conquista das audiências mais jovens é o Snapchat. Temos sinais precoces de que os utentes mais novos das redes sociais estão a ser captados pelo Snapchat.” 

O relatório revela que o Facebook está a envelhecer. “O maior crescimento será entre os utentes mais velhos, prevendo-se 500 mil adultos acima dos 55 anos a entrarem para o Facebook neste ano. Haverá então 6,4 milhões de utentes regulares do Facebook entre os 55 e os 65 anos ou mais, [tornando-os] o maior grupo demográfico a seguir ao dos 16 aos 34 anos.”

 

Mais informação em The Guardian  e IndianExpress

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O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


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