Segunda-feira, 10 de Dezembro, 2018
Media

Versão digital da “Wired” passa a ser paga sem fechar edição impressa

A conhecida revista americana de tecnologia Wired aproveita o seu 25º aniversário para anunciar que vai ter uma paywall na edição digital. O motivo é o que sabemos: a indústria publicitária tornou-se “volúvel e tumultuosa”, apoio fraco para sustentar economicamente a publicação. O pormenor curioso é que, no apelo à assinatura, é incluído, no benefício proposto a quem aceite pagar os vinte dólares anuais que ela custa, o direito de, precisamente, deixar de ver publicidade  -  além de receber o dispositivo USB de autenticação YubiKey.

Outro pormenor que chama a atenção é o facto de a Wired, especializada nas últimas tecnologias e nas tendências com mais futuro, insistir em manter a revista impressa. Nick Thompson, o chefe de redacção, afirmou recentemente, à Recode Media, que não sabe se a Wired ainda terá uma edição em papel daqui por dez anos, mas garante que vai continuar a ter este ano. 

Na sua opinião, uma das vantagens da versão impressa é que é recebida por 800 mil leitores por mês, pelo serviço postal. E embora pela Internet seja fácil atingir muito mais pessoas, também é verdade que no papel se podem publicar “coisas muito boas, que ninguém viu porque, de facto, não funcionam bem com os algoritmos”. 

Qualquer utente, neste momento, tem acesso grátis a quatro artigos da Wired por mês. Recebe então uma proposta de assinatura, que lhe dará acesso ilimitado a todos os conteúdos online, “bem como às edições impressas e digitais da revista”, durante um período de três meses de experiência. 

A partir daí, a assinatura é de vinte dólares por ano. Para tornar mais desejável o apelo, o lançamento desta paywall vem com a criação de novas secções, como a Ideias, que contará com a colaboração de autores de outras publicações  - por exemplo do Massachussets Institute of Technology -  e a Wired Guides, com artigos de actualização sobre os mais recentes avanços tecnológicos. 

O editorial lembra que “por um lado, a informação quer ser cara, pelo muito valor que tem”, enquanto, por outro, “quer ser grátis, porque o custo de a obter vai sempre baixando”. Há aqui valores em conflito e, “mesmo que se torne barata ou de distribuição gratuita, acreditamos que uma informação de qualidade  - baseada em grande reportagem, escrita viva e uma visão iluminadora -  continua a ser valiosa”.

 

Mais informação em Media-Tics e o artigo especial sobre os 25 anos da Wired, cuja ilustração também incluímos

Connosco
O fascínio pelas imagens de motins como nova cultura dos Media Ver galeria

Um pequeno video das manifestações em Paris, feito na manhã de 2 de Dezembro e colocado no Twitter, mostra umas dezenas de indivíduos de capuz, a correr na rua, com um fogo em segundo plano. Uma legenda diz que os desordeiros [casseurs, no original] põem a polícia em fuga. Três horas depois de ser publicada, a sequência já teve 45 mil visualizações. À tarde, o contador regista 145 mil e no dia seguinte o dobro, sem contar com a sua reprodução nos media. No YouTube, no Reddit e outros meios semelhantes, estes vídeos chegam facilmente aos milhões.

“Este fascínio pelas imagens de motins  - ou de revolta, segundo o ponto de vista -  é agora chamado riot porn  - designando o prazer (um pouco culpado) de ver ou partilhar um certo tipo de imagens, como o food porn, de pratos de comida, ou o sky porn para imagens do céu e de cenas de pôr-de-sol.”

A reflexão é de Emilie Tôn, em L’Express, num trabalho que aborda o voyeurisme da violência nas ruas, em que todos podemos ser protagonistas, mesmo que involuntários, espectadores ou realizadores de documentário, com um telemóvel na mão.

A “missão impossível” dos repórteres árabes de investigação Ver galeria

A auto-confiança com que actuaram os executores de Jamal Khashoggi tem várias razões, e uma delas tem a ver connosco, jornalistas. Quando chegou, finalmente, a admissão do crime, jornalistas por todo o mundo árabe vieram em defesa de Riade. “Eles não sabiam nada  - mas escreveram o que lhes foi dito que escrevessem. E de cada vez que mudava a versão oficial, eles mudavam a sua para se ajustar, sem embaraço ou hesitação.”

“E não estavam sozinhos. Os sauditas tinham uma segunda linha de defesa: um grupo menor, mas não menos influente, de jornalistas do Ocidente, que tinham passado mais de um ano a contar a história de uma Arábia Saudita reformista, acabada de retocar, de ventos de mudança soprando no deserto, com as suas visões e ambições comoventes louvadas por todo o mundo.”

A reflexão é da jornalista jordana Rana Sabbagh, que está à frente da Rede de Jornalismo de Investigação Árabe (membro da Global Investigative Journalism Network) e foi a primeira mulher árabe a dirigir um jornal político no Médio Oriente, o Jordan Times.

O Clube

Foi em Novembro de 2015 que o Clube Português de Imprensa criou este site, consagrado à informação das suas actividades e à divulgação da actualidade relacionada com o que está a acontecer, em Portugal e no mundo, ao jornalismo e aos   jornalistas.

Temos dedicado , também, um espaço significativo às grandes questões em debate sobre a evolução do espaço mediático, designadamente,  em termos éticos e deontológicos,  a par da  transformação das redes sociais em fontes primárias de informação, sobretudo  por parte das camadas mais jovens.


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Opinião
O Presidente Marcelo é um dos poucos políticos portugueses com legitimidade para colocar a questão dos apoios do estado à produção jornalística porque ele é produtor e produto do sistema mediático.A sua biografia confunde-se com a liberdade de imprensa e a pergunta que Marcelo faz é, para ele, uma questão de consciência presidencial.Dito isto, pergunto:O que diríamos nós se fosse Donald Trump a...
Perante a bem conhecida e infelizmente bem real crise da comunicação social o Presidente da República questionou, há dias, se o Estado não tem a obrigação de intervir. Para Marcelo Rebelo de Sousa há uma "situação de emergência", que já constitui um problema democrático e de regime. A crise está longe de ser apenas portuguesa: é mundial. E tem sobretudo a ver com o facto de cada vez mais...
Há, na ideia de uma comunicação social estatizada ou ajudada pelo governo, uma contradição incontornável: como pode a imprensa depender da entidade que mais se queixa da imprensa? Uma parte da comunicação social portuguesa – televisão, rádio, imprensa escrita — é deficitária, está endividada e admite “problemas de tesouraria”. Mas acima desse, há outro problema, mais grave:...
O jornalismo estará a render-se à subjetividade, rainha e senhora de certas redes sociais. As ‘fake news’ e o futuro dos media foram dos temas mais falados na edição de 2018, da Web Summit. Usadas como arma de arremesso político e de intoxicação, as notícias falsas são uma praga. Invadem o espaço público, distorcem os factos, desviam a atenção, comprometem a reflexão. E pelo caminho...
1.Segundo um estudo da Marktest sobre a utilização que os portugueses fazem das redes sociais 65.9% dos inquiridos referem o Facebook, 16.4% indicam o Instagram, 8.3% oWhatsApp, 4% o Youtube e 5.4% outras redes. O estudo sublinha que esta predominância do Facebook não é transversal a toda a população: “Entre os jovens utilizadores de redes sociais, os resultados de 2018 mostram uma inversão das redes visitadas com mais...