Segunda-feira, 10 de Dezembro, 2018
Actualidade

"L'Express" e "El Sol de México" reforçam no digital

Um semanário impresso que aposta em cheio no digital, começando por acabar com a separação que existe, nas redacções tradicionais, entre os que trabalham para o papel e os da Internet, e apontando para que todos produzam de modo prioritário para esta última, “em detrimento do semanário”. E um grande jornal diário que vai reduzir a edição impressa ao formato tablóide, com mais fotografia e infografia, tendo já a equipa especializada no digital instalada no centro da redacção. O primeiro é o nosso bem conhecido L’Express, na França, e o segundo El Sol de México. Ambos têm em curso mudanças estratégicas para se adaptarem à nova realidade.

“A impressão em papel é uma máquina de perder dinheiro”. É com esta frase que começa o texto de avaliação comparada dos dois exemplos acima citados, em Media-tics

Recorde-se que L’Express é, desde Janeiro de 2015, detido pelo grupo Altice, de Patrick Drahi  - para cuja sede, onde já se encontrava o Libération, se mudou. Este processo implicou duas vagas de despedimento de mais de uma centena de trabalhadores cada, a primeira logo na altura da aquisição, a segunda em Setembro do mesmo ano. 

Guillaume Dubois, actual director-geral do grupo Express e chefe de redacção do semanário, diz que se trata de “uma nova oferta editorial radical”. O conteúdo e a linha editorial em concreto não são ainda conhecidos, mas há alguns nomes novos a bordo, incluindo Laurent Léger, sobrevivente do ataque ao Charlie Hebdo, que vai chefiar uma equipa de jornalismo de investigação com seis profissionais. Jean-Pierre Montaney, vindo da TF1, vai alimentar o site com vídeos. 

Ao diário El Sol de México, agora com pouco mais de 50 anos, e integrado na Organización Editorial Mexicana, é destinado o papel de base para a transformação dos outros títulos do grupo, que inclui seis dezenas de jornais (entre eles 43 diários generalistas) e 23 estações de rádio. 

Segundo Martha Ramos, directora-geral editorial do grupo, El Sol será o centro de operações da rede de jornais, fornecendo pelo menos 25% da informação neles publicada e, se os títulos locais assim o pedirem, até 60% dos respectivos conteúdos.

Os portais da Internet estão a fazer a sua “evolução paralela” e já subiram do milhão de utentes únicos por mês, dos finais de 2016, para os actuais 16 milhões de utentes por ano. 

No seu total, os jornais em papel do grupo vendem cerca de um milhão de exemplares diários, um número que está a crescer devagar. “Mas, no estado em que se encontram hoje os jornais, não descerem já é um êxito”  - admite a editora.

 

O artigo citado, em Media-tics

Connosco
O fascínio pelas imagens de motins como nova cultura dos Media Ver galeria

Um pequeno video das manifestações em Paris, feito na manhã de 2 de Dezembro e colocado no Twitter, mostra umas dezenas de indivíduos de capuz, a correr na rua, com um fogo em segundo plano. Uma legenda diz que os desordeiros [casseurs, no original] põem a polícia em fuga. Três horas depois de ser publicada, a sequência já teve 45 mil visualizações. À tarde, o contador regista 145 mil e no dia seguinte o dobro, sem contar com a sua reprodução nos media. No YouTube, no Reddit e outros meios semelhantes, estes vídeos chegam facilmente aos milhões.

“Este fascínio pelas imagens de motins  - ou de revolta, segundo o ponto de vista -  é agora chamado riot porn  - designando o prazer (um pouco culpado) de ver ou partilhar um certo tipo de imagens, como o food porn, de pratos de comida, ou o sky porn para imagens do céu e de cenas de pôr-de-sol.”

A reflexão é de Emilie Tôn, em L’Express, num trabalho que aborda o voyeurisme da violência nas ruas, em que todos podemos ser protagonistas, mesmo que involuntários, espectadores ou realizadores de documentário, com um telemóvel na mão.

A “missão impossível” dos repórteres árabes de investigação Ver galeria

A auto-confiança com que actuaram os executores de Jamal Khashoggi tem várias razões, e uma delas tem a ver connosco, jornalistas. Quando chegou, finalmente, a admissão do crime, jornalistas por todo o mundo árabe vieram em defesa de Riade. “Eles não sabiam nada  - mas escreveram o que lhes foi dito que escrevessem. E de cada vez que mudava a versão oficial, eles mudavam a sua para se ajustar, sem embaraço ou hesitação.”

“E não estavam sozinhos. Os sauditas tinham uma segunda linha de defesa: um grupo menor, mas não menos influente, de jornalistas do Ocidente, que tinham passado mais de um ano a contar a história de uma Arábia Saudita reformista, acabada de retocar, de ventos de mudança soprando no deserto, com as suas visões e ambições comoventes louvadas por todo o mundo.”

A reflexão é da jornalista jordana Rana Sabbagh, que está à frente da Rede de Jornalismo de Investigação Árabe (membro da Global Investigative Journalism Network) e foi a primeira mulher árabe a dirigir um jornal político no Médio Oriente, o Jordan Times.

O Clube

Foi em Novembro de 2015 que o Clube Português de Imprensa criou este site, consagrado à informação das suas actividades e à divulgação da actualidade relacionada com o que está a acontecer, em Portugal e no mundo, ao jornalismo e aos   jornalistas.

Temos dedicado , também, um espaço significativo às grandes questões em debate sobre a evolução do espaço mediático, designadamente,  em termos éticos e deontológicos,  a par da  transformação das redes sociais em fontes primárias de informação, sobretudo  por parte das camadas mais jovens.


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Opinião
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