Sábado, 17 de Novembro, 2018
Media

Provedor do Leitor em vias de extinção faz falta aos Media

A palavra é sueca, mas o primeiro Ombudsman da Imprensa foi instituído há pouco mais de 50 anos nos Estados Unidos, quando a editora de dois jornais de Louisville, no Kentucky, criou o cargo de um representante dos leitores, como forma de prestação de contas independente ao seu próprio público. A Folha de S. Paulo, no Brasil, fez o mesmo em 1989, “motivada pelos sucessos das experiências do Washington Post e do El País”. The New York Times só passou a ter esta figura em 2003, mas acabou com ela em 2017, sob o argumento de que os seguidores nas redes sociais e leitores online constituem uma fiscalização “mais vigilante e poderosa do que uma pessoa sozinha jamais poderia ser”.

Mas a presente titular do cargo na Folha S. Paulo, Paula Cesarino Costa (Ombudswoman?) critica o argumento do NYT e do Washington Post (que fizera o mesmo em 2013), defendendo que, precisamente na era da “pós-verdade” e da crise dos media tradicionais, a figura do Ombudsman é útil à credibilidade dos meios e “não faz parte do problema da sua sobrevivência, mas sim da solução”. 

O primeiro problema é este, o de justificar a sua própria existência. Paula Cesarino Costa afirma que escreve para reafirmar a sua convicção de que a função do Ombudsman é necessária, “na medida em que lhe cabe criticar o jornal sob a perspectiva do leitor”. Mas o último a exercer o cargo no Washington Post, Patrick Pexton, conta que os editores perguntavam: “por que ter um Ombudsman pago para criticar o jornal, quando temos milhões de leitores fazendo isso de graça por meio das redes sociais?”

 

Hoje sabemos de sobra que não é a mesma coisa. Como explica adiante, “num jornal como a Folha, o Ombudsman da Ombudsman são os leitores aplicados, detalhistas e inquietos que a alimentam. Se um representante dos leitores não mantiver alto nível de exigência em questões sobre ética, transparência, equidade e precisão, de facto não estará à altura da função”.

 

“Como alertou um de meus antecessores, é a mais solitária das funções e, por vezes, frustrante. Exige dedicação e tempo e, de facto, é em geral vista com antipatia pelos profissionais do jornalismo.” (...)

 

Noutro ponto da sua reflexão, afirma:

 

“Os desafios imediatos da função que exerço podem ser resumidos em três pontos predominantes:

1) o mundo mudou na velocidade da informação, na administração do tempo e na forma de consumo de notícias; e os jornais ainda estão tacteando os caminhos jornalísticos, financeiros e administrativos para se adequarem a essas mudanças;

2) em geral, os jornais estão superficiais, sendo construídos por pautas pouco criativas e pouco surpreendentes, agarradas a narrativas ultrapassadas no estilo e no formato;

3) em tempos de radicalização, o exercício do jornalismo com equilíbrio, resguardando a diferença entre opinião, análise e informação, tornou-se valor raro e de difícil qualificação.” (...)

 

Trazendo esta reflexão para o caso português, podemos confirmar que também entre nós estão a desaparecer os Provedores do Leitor, como nos casos citados de dois dos maiores jornais de referência nos Estados Unidos  - o país onde começaram.

 

Paula Cesarino Costa recorda o título do artigo inaugural do primeiro Ombudsman no Brasil, Caio Túlio Costa: “Quando alguém é pago para defender o leitor”.

 

O seu texto, na íntegra, na edição brasileira da Columbia Journalism Review, citado no Observatório da Imprensa  -  com o qual mantemos um acordo de parceria

 

Connosco
Bettany Hughes, Prémio Europeu Helena Vaz da Silva a comunicar história e património cultural Ver galeria

A historiadora britânica Bettany Hughes, que recebeu este ano o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural, sublinhou a importância da memória em toda a actividade humana, mesmo quando se trata de criar um mundo novo. Reconhecida, tanto a nível académico como no da divulgação científica pela televisão, explicou o seu percurso nesta direcção, que “não foi fácil”, como disse, e terminou com um voto pela “paz e a vida, e ao futuro poderoso da Cultura e da herança”.

Guilherme d’Oliveira Martins, anfitrião da cerimónia, na qualidade de administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, apresentou Bettany Hughes como “uma historiadora que dedicou os últimos vinte cinco anos à comunicação do passado”, não numa visão retrospectiva, mas sim com “uma leitura dinâmica das raízes, da História, do tempo, das culturas, dos encontros e desencontros, numa palavra: da complexidade”.

Graça Fonseca, ministra da Cultura, evocou a figura de Helena Vaz da Silva pelo seu “contributo de excepção para a cultura portuguesa, quer enquanto jornalista e escritora, quer na sua vertente mais institucional”, como Presidente da Comissão Nacional da UNESCO e à frente do Centro Nacional de Cultura.

Para Dinis de Abreu, que interveio na sua qualidade de Presidente do Clube Português de Imprensa, Bettany Hughes persegue, afinal, um objectivo em tudo idêntico ao que um dia Helena Vaz da Silva atribuiu aos seus escritos, resumindo-os como “pequenas pedras que vou semeando”:

“Sabe bem evocar o seu exemplo, numa época instável e amiúde caótica, onde a responsabilidade se dilui por entre sombras e vazios, ocupados por populismos e extremismos, de esquerda e de direita, que vicejam e agravam as incertezas” – disse.

Marçal Grilo abre novo ciclo de jantares-debate em Novembro Ver galeria

O Clube Português de Imprensa, o Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário juntam-se, novamente,para promover um novo ciclo de jantares-debate, desta vez subordinado ao tema “Portugal: que País vai a votos?

Será orador convidado, no próximo dia 22 de Novembro, Eduardo Marçal Grilo, antigo ministro da Educação e administrador da Fundação Gulbenkian, que tem dedicado à problemática do ensino e às causas da cultura e da ciência o essencial da sua actividade de intelectual, de homem político e enquanto docente.

O Clube

Foi em Novembro de 2015 que o Clube Português de Imprensa criou este site, consagrado à informação das suas actividades e à divulgação da actualidade relacionada com o que está a acontecer, em Portugal e no mundo, ao jornalismo e aos   jornalistas.

Temos dedicado , também, um espaço significativo às grandes questões em debate sobre a evolução do espaço mediático, designadamente,  em termos éticos e deontológicos,  a par da  transformação das redes sociais em fontes primárias de informação, sobretudo  por parte das camadas mais jovens.


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Opinião
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As notícias falsas e a internet
Francisco Sarsfield Cabral
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