Quinta-feira, 19 de Abril, 2018
Media

No jornalismo pode perder-se dinheiro com os velhos ou com os novos...

Havia 70 jornalistas na redacção quando Ben Conarck, um repórter de casos de polícia, começou a trabalhar, há um ano e meio, no Florida Times-Union. Depois de terem sido despedidos mais dez, na última semana, o número deles anda agora pelas quatro dezenas. É uma história semelhante a tantas outras, em que os jornais tentam sobreviver cortando bocados de si mesmos. Mas “podem as redacções fazer autênticas mudanças sob a ameaça constante dos despedimentos?” No fundo, cada uma está a procurar “uma nova narrativa sobre o seu próprio caso”, partindo da situação de uma indústria moribunda para se encontrar num processo de reinvenção.

A reportagem que citamos é de Kristen Hare, do Poynter Institute, e reune uma quantidade de casos exemplares deste esforço de “reinvenção” em curso no jornalismo local, talvez o mais “massacrado” nos últimos anos nos Estados Unidos.

 

“As pessoas nas nossas redacções precisam de acreditar nessa narrativa, e isso é duro, agora, porque aquilo a que estão a assistir é ao processo de morrer. Estão a ver os despedimentos e os cortes, e as coisas que já não podemos fazer mas estávamos habituados a poder”  -  conta Robyn Tomlin, editora do Dallas Morning News.

 

No fundo, a própria designação do que está a acontecer é um esforço e um problema. Como explica Kristen Hare:

 

“O ‘ajustamento de dimensão’ [right-sizing, no original] é um termo empresarial incruento para um processo que é agonizante, confuso e desmoralizante. Mas temos estado a ouvi-lo vezes sem conta numa década de aflição financeira de uma indústria que tenta transformar-se.”  (...)

 

“Durante anos, os cortes pareciam conduzidos por motivos puramente financeiros, destinados a reduzir custos nas redacções onde o que era novo não estava a crescer suficientemente depressa para substituir o antigo. Esses cortes lançaram muitas pessoas para fora das redacções (o Facebook Group sobre o Plano B para jornalistas despedidos chegou aos 12 mil membros). Alguns editores saíram, ou foram despedidos, para não terem de continuar a cortar. Os despedimentos não pararam mas, recentemente, parecem um pouco mais estratégicos, embora não sejam menos dolorosos.” (...)

 

Howard Gensler, que foi presidente da Newspaper Guild of Greater Philadelphia (e é um dos que aceitaram rescisão de contrato), diz:

 

“Se as empresas se limitam a despedir, penso que se torna muito difícil, em termos do moral e da motivação da força de trabalho que fica, continuar a fazer mudanças, quando se torna claro que a última ronda de mudanças não alcançou o objectivo, ou então não seria necessária nova ronda de mudanças.” (...)

 

A chegada de novos elementos, mais jovens, pode ajudar a mudar a cultura local, mas saber se vai ter benefício financeiro é outra coisa, diz Gensler:

“Pode acontecer. Mas, até agora, não é muito evidente. Pode perder-se dinheiro com os velhos. E pode perder-se dinheiro com os novos.” (...)

 

Robyn Tomlin conta que, quando começou no jornalismo, a palavra ‘inovação’ significava “coisas brilhantes e reluzentes”. Agora significa “de que modo construímos um caminho para a sustentabilidade.” (...)

 

E não há “receitas” seguras. Pelo lado positivo, a reportagem de Kristen Hare identifica um esforço na direcção de obter mais assinantes, uma insistência na noção de “fazer bom jornalismo” e de pensar que não estamos a trabalhar para os nossos patrões mas sim “para os colegas ao nosso lado e para os leitores daquilo que fazemos”. (...)

 

A reportagem na íntegra, no Poynter.org

Connosco
Quando os repórteres são os heróis que nos fazem falta Ver galeria

Parece excessivo declarar que os repórteres são os heróis do nosso tempo, como vem no título do texto que aqui citamos. Quem o diz não é um jornalista, mas um historiador. E explica porquê, e de que repórteres está a falar. Trata-se daqueles que assumem riscos e perdem a vida para investigar a verdade do que sucede à nossa volta  - e esse tipo de reportagem de investigação “é um pedacinho microscópico dessa coisa a que chamamos media”.

Os repórteres que “correm riscos pela verdade” fazem-no por todos nós, incluindo pelos soldados que vamos ou não enviar para a frente de batalha. O único modo de avaliarmos as guerras em que nos envolvemos é tendo repórteres “com a coragem e a capacidade de irem lá fazer reportagem”. Esta reflexão é do historiador norte-americano Timothy Snyder, que citamos da Global Investigative Journalism Network.

O jornalismo com mais “clics” pode não ser o mais lido Ver galeria

Pode acontecer que o melhor jornalismo nem seja o que é mais lido. Não gostamos de ouvir esta notícia, mas foi disto e de outras coisas parecidas que se falou no XXI Laboratorio de Periodismo da APM, o debate periódico sobre temas de actualidade que, na sua edição de Abril de 2017, teve por tema “O que lêem e o que não lêem os leitores”. O encontro decorreu na sede da Asociación de la Prensa de Madrid  - com a qual mantemos um acordo de parceria -  e foi moderado por Nemésio Rodríguez, vice-presidente da APM e actual presidente da FAPE – Federación de las Asociaciones de Periodistas de España.

O Clube


Este
site do Clube Português de Imprensa nasceu  em Novembro de 2015. Poderia ter sido lançado, como outros congéneres, apenas com o objectivo de ser um espaço informativo sobre as actividades prosseguidas pelo Clube e uma memória permanente do seu histórico  de quase meio século . Mas foi mais ambicioso.

Nestes dois anos decorridos quisemos ser, também, um espaço de reflexão sobre as questões mais prementes que se colocam hoje aos jornalistas e às empresas jornalísticas, perante a mudança de paradigma, com efeitos dramáticos em não poucos casos.

Os trabalhos inseridos e arquivados neste site constituem já um acervo invulgar , até pela estranha desatenção com que os media generalistas  seguem o fenómeno, que está a afectá-los gravemente e do qual  serão, afinal, as primeiras vítimas.

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Opinião
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Luís Queirós
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Social Media Week New York 2018
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24
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Abr
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