Segunda-feira, 25 de Junho, 2018
Estudo

Relatório do Reuters Institute prevê o declínio da publicidade impressa e digital

Os publishers dos media estão cada vez mais preocupados com o impacto das grandes empresas tecnológicas sobre o jornalismo, mas quase metade acabam por admitir como sendo ameaças mais graves a resistência interna à mudança e a incapacidade de inovar. Uma percentagem ligeiramente superior declara-se também desconfortável com o fraco nível de diversidade dentro das suas próprias redacções. Para 62% dos entrevistados, a publicidade tende a tornar-se menos importante, com 10% estando já a planear um futuro sem anúncios, ou muito poucos. Neste ponto, Mark Thompson, do The New York Times, prevê que o declínio da publicidade, tanto impressa como digital, vai trazer “crescente perturbação económica neste ano”. São estas algumas das revelações do relatório anual de previsões para o ano que começa, realizado pelo Reuters Institute e acabado de sair.

Cerca de 200 CEOs, editores e dirigentes das edições online de meios de comunicação de 29 diferentes países foram entrevistados para este estudo. É patente que a opinião sobre o Facebook piorou, devido ao seu papel na disseminação de notícias falsas, a falta da prometida receita pelo vídeo e uma queda súbita nas referências a muitos websites noticiosos, desde o Verão de 2017.  

“Muitos donos de media estão preocupados com a suspeita de que o Facebook está a planear desvalorizar ainda mais o conteúdo de notícias em 2018.” Numa escala de 1 a 5, têm de modo geral uma visão mais positiva da Google (3.44) e do Twitter (3.23) do que do Snapchat (2.82) ou do Facebook (2.57). 

Apesar disso, também se censuram a si mesmos pelas dificuldades. As maiores barreiras ao sucesso, como dizem, nem são as plataformas tecnológicas, mas factores internos como a resistência à mudança e a incapacidade de inovação. Estas duas categorias juntas (36%) ultrapassam a preocupação com as plataformas como único principal desafio (21%). 

“O relatório, assinado por Nic Newman, jornalista e especialista na estratégia digital, também aponta importantes mudanças no modo como as empresas de comunicação planeiam obter dinheiro num mundo digital. A maioria dos meios impressos e dos fundados no digital, neste inquérito, já está a procurar receitas em diversas fontes, com cerca de seis opções diferentes consideradas muito ou bastante importantes.” 

“Para 2018, quase metade das empresas comerciais (44%) vê as assinaturas online como uma fonte de receita digital muito importante neste ano  -  mais do que a publicidade digital (38%) os os conteúdos patrocinados (39%). “ (...) 

 

Mais informação no European Journalism Observatory, cuja imagem aqui incluímos, e contém o link para o Relatório do Reuters Institute

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