null, 26 de Maio, 2019
Fórum

“Ciber-soldados” oficiais entram na guerra da contra-informação “online”

Aumenta o número de países que já têm em funções os seus exércitos de “ciber-soldados”, que cumprem a missão de vigilantes da oposição online e predadores dos jornalistas ou bloggers que sejam considerados incómodos pelo poder. No Vietname, um oficial general anunciou publicamente, em Dezembro do ano findo, que a força especial encarregada de lutar na “guerra da informação” tem mais de dez mil combatentes. Nas Filipinas, trabalhadores pobres ganham dez dólares por dia para divulgarem informação falsa nas redes sociais, em favor do Presidente Duterte e da sua guerra de extermínio dos “traficantes de droga”.

Segundo notícia muito recente, dos Repórteres sem Fronteiras, o governo do Vietname criou uma brigada para identificar as “opiniões repreensíveis” e assim melhor as “combater todos os segundos, minutos e horas”. O general Nguyen Trong Nghia  - citado pela edição em inglês do jornal vietnamita Tuoi Tre News -  informou que a brigada encarregada de combater “a informação errónea e a propaganda contra o Estado” se denomina Força 47 (por ter sido estabelecida pela Directiva nº 47). 

O oficial explicou ainda que o ano de 2017 foi o do 20º aniversário da chegada da rede global ao Vietname, que se tornou um dos países com o crescimento mais rápido de utentes da Internet. Cerca de 62,7% de uma população de 90 milhões de vietnamitas têm acesso ao mundo online, e este ritmo de crescimento faz simultaneamente “bem e mal ao país”, como disse.

Acrescentou que “as forças hostis tomaram a Internet como o novo meio para o seu esforço de sabotar o Vietname”. 

Os Repórteres sem Fronteiras explicam que, “ao contrário da China, o poder no Vietname não corta o acesso às redes sociais; mas, para o controlar e censurar, teve outra ideia, a de reforçar a propaganda online”. 

Cerca de três dezenas de países já estabeleceram semelhantes exércitos de trolls oficiais, segundo o relatório Freedom of the Net 2017, da ONG Freedom House. “Uma das técnicas utilizadas é a do astroturfing, que consiste em criar a ilusão de um movimento popular espontâneo online, em favor dos respectivos regimes, pela difusão de falsos comentários, a fim de melhor justificar a sua política autoritária.” 

O texto dos RSF cita ainda, entre estes “novos mercenários da Info”, as “fábricas russas” de trolls, as “brigadas vermelhas” da Web na China, os yoddhas de Narendra Modi na Índia, os AK trolls de Erdogan, na Turquia (cerca de seis mil), e os ciber-guardas da revolução em defesa de uma Internet halal no Irão. Na Tailândia, mais de 100 mil estudantes foram treinados para se tornarem “ciber-escuteiros”, afim de vigiarem e identificarem comportamentos online considerados ameaça à segurança nacional, “enquanto apoiantes do regime conduzem uma campanha no Facebook para identificar e denunciar os utentes que divulguem a mínima crítica contra a monarquia”. 

 

Mais informação nos RSF e no jornal Tuoi Tre News

Connosco
Prémios Europeus de Jornalismo privilegiam grandes reportagens Ver galeria

Foram designados os vencedores do European Press Prize, que contempla, desde 2013, os melhores trabalhos do jornalismo europeu, como uma espécie de equivalente europeu do famoso Prémio Pulitzer nos EUA. A cerimónia de atribuição, realizada na sede do diário Gazeta Wyborcza, em Varsóvia, nomeou cinco meios de comunicação e a rede de jornalistas  Forbidden Stories, que prossegue e procura concluir as reportagens de investigação de profissionais que deram a vida por elas.

Os jornais onde foram publicados os trabalhos premiados são a Der Spiegel, o El País Semanal e o Süddeutsche Zeitung Magazin, The Guardian e o site de jornalismo de investigação Bellingcat, no Reino Unido. O júri, que examinou centenas de trabalhos vindos de toda a Europa, era constituído po Sir Harold Evans, da Reuters, Sylvie Kauffmann, de Le Monde, Jorgen Ejbol, do Jyllands-Posten, Yevgenia Albats, de The New Times, e Alexandra Föderl-Schmidt, do Süddeutsche Zeitung.

Crise actual do jornalismo é "diferente de todas as que já teve" Ver galeria

O jornalismo “já não é mais o que era antigamente, e as pessoas e as sociedades relacionam-se hoje de forma distinta, muitas vezes abrindo mão do jornalismo para isso”. Em consequência, o jornalismo “está numa crise diferente de todas as que já teve: não é só financeira, mas política, ética, de credibilidade, de governança”.

“Mas é importante ter em mente que não se pode resolver um problema tão complexo assim com uma bala de prata, com uma tacada perfeita. A crise afecta profissionais, públicos e organizações de forma distinta, inclusive porque tem escalas distintas. Um pequeno jornal do interior é afectado pela crise de um modo e não pode responder a ela como um New York Times. A crise é frenética, dinâmica e complexa. Enfrentá-la é urgente.”

Esta reflexão é de Rogério Christofoletti , docente de jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina, que sintetiza o seu pensamento sobre esta matéria num livro acabado de lançar  - “A crise do jornalismo tem solução?” -  e responde a uma entrevista no Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual mantemos um acordo de parceria.

O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


ver mais >
Opinião
“Fake news”, ontem e hoje
Francisco Sarsfield Cabral
Lançar notícias falsas sobre adversários políticos ou outros existe há séculos. Mas a internet deu às mentiras uma capacidade de difusão nunca antes vista.  Divulgar no espaço público notícias falsas (“fake news”) é hoje um problema que, com razão, preocupa muita gente. Mas não se pode considerar que este seja um problema novo. Claro que a internet e as redes sociais proporcionam...
A celebração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa  constitui o pretexto e o convite para uma reflexão que não nos exclui. Com os jornais em contínua degradação de vendas em banca, obrigando  já a soluções extremas  - como se verificou com o centenário  “Diário de Noticias”, que passou a ser semanário, embora sem inverter o plano inclinado -,  a apatia...
A Google trouxe a Lisboa Mark Howe, um veterano da publicidade no Reino Unido. Actualmente responsável da Google pela relação com as agências de meios na Europa, Mark Howe contou uma história que mostra bem a importância de as marcas comunicarem de forma continuada – mesmo que o objectivo não seja as vendas imediatamente. A situação passou-se no Reino Unido e nos EUA durante a II Grande Guerra. Por iniciativa dos governos foi...
Agenda
27
Mai
DW Global Media Forum
09:00 @ Bona, Alemanha
02
Jun
"The Children’s Media Conference"
11:00 @ Sheffield, Reino Unido
14
Jun
14
Jun
21
Jun
Social Media Day: Halifax
09:00 @ Halifax, Nova Escócia, Canadá