Terça-feira, 21 de Agosto, 2018
Media

Novos semanários franceses apostam em fidelizar os leitores

O panorama mediático francês, que tem dado provas, nos últimos anos, de capacidade de inovação, aguarda proximamente três novos semanários de informação. O primeiro a aparecer será Ebdo, anunciado para 12 de Janeiro. O segundo, intitulado Vraiment, é esperado em Março. Por último, e ainda sem título definido, a editora Bayard vai lançar, em Novembro, um hebdomadário no terreno do conhecido diário católico La Croix.

Anunciado desde o Verão de 2017, Ebdo é apresentado  - segundo Les Clés da la Presse, que aqui citamos -  “como um ovni jornalístico, sem publicidade, um produto radicalmente diferente da oferta existente, construído em torno de uma relação estreita com os seus leitores”.

 

“São estes que se encontram no coração do projecto, que devem irrigar a redacção e estar em inter-acção costante com ela. O jornalista de Ebdo vive entre os seus leitores, discute e trabalha com eles.”

O projecto parte de Laurent Beccaria, das Editions les Arènes, e Patrick de Saint-Exupéry, que foi grande repórter em Le Figaro.

 

Vraiment, o mais recente a ser conhecido, parte de “um colectivo de jornalistas e empresários”  -  Jules Lavie, jornalista que vem de France.info, e Julien Mendez e Julie Morel, que foram consultores no Ministério francês de Economia e Finanças.

Afirma-se numa linha de jornalismo de qualidade, “longe do fluxo permanente da actualidade em contínuo, aberto ao seu tempo e aos seus leitores”, e tendo cono referências principais The Economist e The New York Times.

 

Por último, a revista da editora Bayard Presse, revelada em Novembro pelo seu presidente directivo, Pascal Ruffenach, “não tem ainda nome, mas a marca de La Croix estará forçosamente presente; vai reconhecer-se nele a visão do mundo transportada pelo nosso diário.”

A nova revista poderá ser adquirida aos fins de semana, ou juntamente com La Croix ou por si só.

 

Mais informação em Les Clés de la Presse

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