Segunda-feira, 10 de Dezembro, 2018
Media

Jornal canadiano fundado em 1884 passa a digital gratuito

O jornal canadiano La Presse, da província francófona do Québec, passou a estar disponível exclusivamente em versão digital para tablet. A primeira surpresa é que a aplicação que lhe dá acesso é gratuita. A segunda é que parece, de momento, rentável, com leitores que se demoram 40 minutos na consulta, e cerca de uma hora nos fins de semana. Além do mais, a sua audiência tornou-se mais jovem, com 63% de leitores entre os 25 e os 54 anos de idade.

O último número impresso deste jornal, fundado ainda no séc. XIX, foi o de 30 de Dezembro do ano findo. A nova edição digital para tablet, intitulada La Presse+, não extinguiu o site Internet nem a aplicação para dispositivos móveis, que continuam disponíveis, mas “não oferecem uma experiência de leitura tão rica”. 

Segundo Le Figaro, que aqui citamos, é verdade que La Presse assume um risco ao apostar tudo no formato tablet, no momento preciso em que as vendas destes aparelhos abrandam e o smartphone se impõe como principal utensílio de leitura da Imprensa no mundo. 

“Mas a direcção do jornal calcula que o êxito dos computadores portáteis híbridos, com os seus ecrãs destacáveis, ocupará o espaço do tablet. Replicar La Presse+ nos smartphones não é considerado viável pelo jornal. Este meio digital precisa de um ecrã maior para uma leitura agradável. E o modelo económico gratuito financiado pela publicidade não é aplicável aos dispositivos móveis, onde as tarifas publicitárias são dez vezes menos elevadas do que no tablet.” 

A decisão de deixar a edição impressa foi tomada em 2010, mas a sua aplicação foi progressiva. La Presse+ teve a sua primeira aparição em 2013. Perante os números encorajadores, o jornal decidiu, no final de 2015, cessar a edição impressa durante a semana, mantendo só a do fim de semana com os seus numerosos suplementos. 

“Desde as primeiras semanas, metade dos 200 mil compradores do jornal passaram para a versão tablet. No final de 2017, La Presse+ reivindicava 270 mil leitores quotidianos (com pontas acima dos 300 mil visitantes únicos) e cerca de 500 mil por semana. Números bastante superiores aos da difusão paga do jornal. As edições são quotidianas e não são actualizadas em tempo real. Compõem-se de 60 a 120 ecrãs enriquecidos com infografias, vídeos e animações.” (...) 

Por todos estes motivos renunciou a propor uma versão paga. O jornal impresso custava menos de um dólar e, segundo os estudos feitos pela empresa, “só 30 mil leitores estariam dispostos a pagar por um jornal digital”. 

“Fortes taxas de leitura e raridade dos espaços publicitários permitiram a La Presse conservar receitas semelhantes às do papel, com uma tarifa publicitária de cerca de 50 euros por cada mil visitas. Mas o jornal não entra em pormenores sobre as suas contas e não indica se é rentável. A sua redacção, no entanto, continua a ser a maior no Québec, com cerca de 250 trabalhadores.” (...) 

 

Mais informação em Le Figaro

Connosco
O fascínio pelas imagens de motins como nova cultura dos Media Ver galeria

Um pequeno video das manifestações em Paris, feito na manhã de 2 de Dezembro e colocado no Twitter, mostra umas dezenas de indivíduos de capuz, a correr na rua, com um fogo em segundo plano. Uma legenda diz que os desordeiros [casseurs, no original] põem a polícia em fuga. Três horas depois de ser publicada, a sequência já teve 45 mil visualizações. À tarde, o contador regista 145 mil e no dia seguinte o dobro, sem contar com a sua reprodução nos media. No YouTube, no Reddit e outros meios semelhantes, estes vídeos chegam facilmente aos milhões.

“Este fascínio pelas imagens de motins  - ou de revolta, segundo o ponto de vista -  é agora chamado riot porn  - designando o prazer (um pouco culpado) de ver ou partilhar um certo tipo de imagens, como o food porn, de pratos de comida, ou o sky porn para imagens do céu e de cenas de pôr-de-sol.”

A reflexão é de Emilie Tôn, em L’Express, num trabalho que aborda o voyeurisme da violência nas ruas, em que todos podemos ser protagonistas, mesmo que involuntários, espectadores ou realizadores de documentário, com um telemóvel na mão.

A “missão impossível” dos repórteres árabes de investigação Ver galeria

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O Clube

Foi em Novembro de 2015 que o Clube Português de Imprensa criou este site, consagrado à informação das suas actividades e à divulgação da actualidade relacionada com o que está a acontecer, em Portugal e no mundo, ao jornalismo e aos   jornalistas.

Temos dedicado , também, um espaço significativo às grandes questões em debate sobre a evolução do espaço mediático, designadamente,  em termos éticos e deontológicos,  a par da  transformação das redes sociais em fontes primárias de informação, sobretudo  por parte das camadas mais jovens.


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