Sexta-feira, 22 de Fevereiro, 2019
Media

Imprensa generalista confirma tendência de quebra nas vendas

Os quatro diários generalistas auditados pela APCT venderam em média menos 16.284 exemplares por dia durante os primeiros dez meses de 2017. Correio da Manhã, Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Público venderam, todos juntos, 162.431 exemplares neste período, o que significa uma quebra de 9,1% face aos 178.715 exemplares de circulação impressa paga registados no período homólogo em 2016. À semelhança do que tinham revelado os dados dos primeiros oito meses do ano, também de Janeiro a Outubro nenhum dos títulos de informação geral diária e semanal, incluindo o semanário Expresso e as newsmagazines Sábado e Visão, escapou às quebras na circulação impressa paga.

Segundo a Meios & Publicidade, que aqui citamos, “a única excepção continua a ser o Público, que volta a surgir como o único entre todos os títulos de informação geral a encerrar os primeiros dez meses do ano com saldo positivo, já que cresce 6,24% na circulação total paga (circulação impressa paga + circulação digital paga)”. 

“O Correio da Manhã permanece líder destacado no papel, com uma circulação impressa paga de 88.195 exemplares  - número que representa, no entanto, a maior quebra em volume, já que entre Janeiro e Outubro vendeu em média menos 10.210 exemplares por dia (-10,38%) comparativamente à média de 98.405 exemplares diários vendidos em igual período de 2016.” (...) 

“A maior quebra em termos percentuais pertenceu ao Diário de Notícias (...) que viu a sua circulação impressa paga cair 16,05%, de 12.015 exemplares nos primeiros dez meses de 2016 para 10.087 exemplares entre Janeiro e Outubro deste ano. No mesmo grupo, o Jornal de Notícias continua a ser o segundo diário generalista mais vendido, mas desceu 7,97%, de 50.046 para 46.059 exemplares.” (...)

 

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A imagem de Mário Cruz, intitulada “Viver entre o que foi deixado para trás”, mostra uma criança recolhendo material reciclável, deitada num colchão cercado por lixo, enquanto flutua no rio Pasig, em Manila, nas Filipinas.

Os vencedores do concurso serão conhecidos na cerimónia marcada para 11 de Abril, em Amesterdão, na Holanda.

O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


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