null, 26 de Maio, 2019
Media

Medir o impacto de uma reportagem para além dos “clicks”

Os meios de comunicação digitais habituaram-se a calcular a adesão da sua audiência por uma série de dados, como o número dos clicks de entrada, o tempo de leitura, a maior ou menor fidelidade de um determinado visitante. Estes dados já podem ser medidos, mas ainda há muito debate sobre o seu real significado, em termos do verdadeiro interesse do leitor e das consequências dessa leitura. Um novo passo tecnológico está agora em marcha, com ferramentas para medir o impacto do que foi publicado, e um jornal local nos Estados Unidos, The Journal News, já criou, e está a desenvolver, o seu próprio instrumento  - o Impact Tracker.

A ideia nasceu em The Journal Media News Group, nos subúrbios a norte de Nova Iorque, entre a directora executiva Traci Bauer e a directora digital, Anjanette Delgado, em Janeiro de 2015. Como explica a primeira, em entrevista à Columbia Journalism Review, “se nos deixarmos escravizar por aqueles outros intrumentos de medida à custa do não conhecimento do impacto, vamos acordar um dia e ficar muito arrependidos, como indústria”. (...) 

Outro jornalista, Frank Scandale, membro da equipa que fez o Denver Post ganhar o Pulitzer Prize pela cobertura do tiroteio no liceu de Columbine, conta que prémios como o Pulitzer Prize for Public Service “assentam desde sempre na questão do impacto, mas outras histórias investigadas em profundidade, que não foram nomeadas para esse concurso, têm também importância”. (...) 

Quando se fala em consequências de reportagem de investigação, as perguntas habituais são: “Foram votadas novas medidas legais? Alguém foi demitido? Foi lançado um inquérito?” Mas não tem que ser apenas este lado da questão: 

“Entre os seus exemplos favoritos do efeito de impacto, Traci Bauer menciona uma medalha Purple Heart encontrada na beira de uma estrada e que acabou por ser restituída aos membros da família, e um restaurante popular de comida alemã que pôde reabrir depois de um primeiro encerramento.” 

“[As consequências] não têm que ser sempre alguém que é demitido, ou que vai parar à cadeia, embora essas também possam ser muito boas”  - diz Traci Bauer, com uma risada. “Podem ser muito mais brandas.” 

“Outro exemplo, muito recente, veio de uma reportagem feita numa quinta de cultivo de árvores de Natal. A repórter Heather Clark contou que logo no primeiro dia as vendas eram o dobro e chegavam visitantes de uma área mais vasta. Como lhe explicou o dono, ‘a única coisa diferente do ano passado foi que vocês escreveram sobre nós’.” (...) 

Mas Traci Bauer adverte que não se trata de substituir os anteriores instrumentos de medida e apostar tudo na nova ferramenta:

“Se ignorarmos as outras medidas e nos focarmos em exclusivo no impacto, corremos o risco de perder a audiência. Temos de medir tudo e juntar tudo para tomar decisões estratégicas.” (...) 

 

Mais informação na Columbia Journalism Review

Connosco
Prémios Europeus de Jornalismo privilegiam grandes reportagens Ver galeria

Foram designados os vencedores do European Press Prize, que contempla, desde 2013, os melhores trabalhos do jornalismo europeu, como uma espécie de equivalente europeu do famoso Prémio Pulitzer nos EUA. A cerimónia de atribuição, realizada na sede do diário Gazeta Wyborcza, em Varsóvia, nomeou cinco meios de comunicação e a rede de jornalistas  Forbidden Stories, que prossegue e procura concluir as reportagens de investigação de profissionais que deram a vida por elas.

Os jornais onde foram publicados os trabalhos premiados são a Der Spiegel, o El País Semanal e o Süddeutsche Zeitung Magazin, The Guardian e o site de jornalismo de investigação Bellingcat, no Reino Unido. O júri, que examinou centenas de trabalhos vindos de toda a Europa, era constituído po Sir Harold Evans, da Reuters, Sylvie Kauffmann, de Le Monde, Jorgen Ejbol, do Jyllands-Posten, Yevgenia Albats, de The New Times, e Alexandra Föderl-Schmidt, do Süddeutsche Zeitung.

Crise actual do jornalismo é "diferente de todas as que já teve" Ver galeria

O jornalismo “já não é mais o que era antigamente, e as pessoas e as sociedades relacionam-se hoje de forma distinta, muitas vezes abrindo mão do jornalismo para isso”. Em consequência, o jornalismo “está numa crise diferente de todas as que já teve: não é só financeira, mas política, ética, de credibilidade, de governança”.

“Mas é importante ter em mente que não se pode resolver um problema tão complexo assim com uma bala de prata, com uma tacada perfeita. A crise afecta profissionais, públicos e organizações de forma distinta, inclusive porque tem escalas distintas. Um pequeno jornal do interior é afectado pela crise de um modo e não pode responder a ela como um New York Times. A crise é frenética, dinâmica e complexa. Enfrentá-la é urgente.”

Esta reflexão é de Rogério Christofoletti , docente de jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina, que sintetiza o seu pensamento sobre esta matéria num livro acabado de lançar  - “A crise do jornalismo tem solução?” -  e responde a uma entrevista no Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual mantemos um acordo de parceria.

O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


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