Sexta-feira, 23 de Fevereiro, 2018
Estudo

Universidade americana incentiva projectos para melhorar a confiança nos Media

Um primeiro grupo de dez projectos que procuram melhorar a confiança entre as redacções e o público, torná-las mais diversas e inclusivas, e contribuir para que os comentários sejam menos polarizados, foi distinguido para ser apoiado pela News Integrity Initiative, lançada pela Escola de Jornalismo da Universidade de Nova Iorque (CUNY). Uma dotação total de 1.8 milhões de dólares vai assim ser distribuída por essas dez instituições, ou iniciativas locais, que procuram melhorar o entendimento recíproco entre os media e as comunidades que servem. 

“O funcionamento do jornalismo tradicional é habitualmente o de se relacionar com o público depois de as reportagens estarem publicadas, e perde muitas oportunidades de obter conhecimento por dentro daquilo que as pessoas querem e necessitam dos seus jornais locais”  -  explica Molly de Aguiar, directora da News Integrity Initiative

“Não admira que as pessoas estejam agora zangadas com os media, e que a confiança esteja em declínio. É por isso que estes apoios são apontados sobretudo a ferramentas e métodos que ajudem as redacções a relacionarem-se regularmente com o público, dirigindo-se ao mesmo tempo à falta de diversidade nas redacções e portanto a uma cobertura que não reflecte adequadamente a comunidade inteira.” (…) 

“Por exemplo, a Walter Cronkite School of Journalism and Mass Communications, da Universidade estadual do Arizona, recebe 300 mil dólares para apoio à News co/lab, uma iniciativa recente, de natureza colaborativa, que ajuda os media locais e as suas comunidades a trabalharem juntos. O Centro para a Reportagem de Investigação Reveal Labs recebe 250 mil dólares para criar envolvimento em torno da reportagem de investigação e desenvolver novos projectos de investigação ‘dinamizados pelo público’.” (…)  

A notícia que citamos, do Nieman Lab, menciona e descreve os dez projectos contemplados com estas dotações.

“Um traço comum entre os projectos é que a maioria deles incide sobre a criação de confiança, mais do que, por exemplo, sobre as repercussões das fake news. (…) Estas empresas de media têm de mostrar outros sinais de que são dignas de confiança. A News Integrity Initiative incide muito sobre o conceito de prestar mais atenção àquilo de que o público necessita.” (…)

 

O artigo citado, na íntegra, no NiemanLab

Connosco
Joana Marques Vidal em Março no novo ciclo de jantares-debate Ver galeria

Magistrada do Ministério Público de carreira desde 1979, Joana Marques Vidal é a próxima oradora-convidada, a 14 de Março,   no ciclo de jantares-debate subordinado ao tema “O estado do Estado: Estado, Sociedade, Opções”, promovido pelo Clube Português de Imprensa em parceria com o CNC - Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário.

Nomeada Procuradora- Geral da República, em Outubro de 2012  pelo então Presidente Aníbal Cavaco Silva, Joana Marques Vidal foi a primeira mulher a ocupar o cargo em Portugal em 180 anos de magistratura do Ministério Público. O seu mandato, que ficará certamente na história, termina em Outubro, sendo ainda uma incógnita se será ou não reconduzida.   

Com uma personalidade reservada, e intervenções públicas muito espaçadas,  a sua presença neste ciclo representará decerto um importante contributo para o debate em curso sobre a Justiça.

  

 

 

Utilização de "drones" por jornalistas com "regime específico" Ver galeria

A Comissão Nacional de Protecção de Dados divulgou o parecer que lhe fora pedido pelo secretário de Estado das Infraestruturas sobre o novo regime jurídico para a utilização de aeronaves de controlo remoto (drones), recomendando uma reformulação do projecto de decreto-lei já elaborado. No âmbito da sua competência específica, esta Comissão adverte que o novo regime não pode limitar-se a acautelar a segurança e a responsabilidade civil, “deixando de fora” a tutela da privacidade. É também recomendada a criação de um “regime específico” para a captação por jornalistas.

O Clube


Este
site do Clube Português de Imprensa nasceu  em Novembro de 2015. Poderia ter sido lançado, como outros congéneres, apenas com o objectivo de ser um espaço informativo sobre as actividades prosseguidas pelo Clube e uma memória permanente do seu histórico  de quase meio século . Mas foi mais ambicioso.

Nestes dois anos decorridos quisemos ser, também, um espaço de reflexão sobre as questões mais prementes que se colocam hoje aos jornalistas e às empresas jornalísticas, perante a mudança de paradigma, com efeitos dramáticos em não poucos casos.

Os trabalhos inseridos e arquivados neste site constituem já um acervo invulgar , até pela estranha desatenção com que os media generalistas  seguem o fenómeno, que está a afectá-los gravemente e do qual  serão, afinal, as primeiras vítimas.

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Opinião
Em 2021, quando terminar o mandato do próximo Conselho de Administração da RTP, como vai ser a televisão? Tudo indica que os canais generalistas continuarão a perder espectadores e que o tempo consagrado por cada pessoa a ver estações de televisão tradicionais continuará a diminuir. Em contrapartida, o visionamento em streaming, da Netflix, Amazon ou de outras plataformas que surjam entretanto continuará a crescer. Há...
O essencial da palestra que o conhecido jurista e comentador político António Lobo Xavier veio proferir, no passado dia 24 de janeiro, no  Grémio Literário pode resumir-se a uma frase que ele disse na parte final da sua intervenção: "não há distribuição sem crescimento". Aconteceu isto na terceira conferência do ciclo "O estado do Estado: Estado, Sociedade, Opcões", uma iniciativa do Clube de Imprensa em...
O novo livro do jornalista americano Howard Kurtz, “Media Madness: Donald Trump, the Press, and the War Over the Truth”, lançado pela editora Regnery em 29 de Janeiro - por coincidência intencional ou não, na véspera do primeiro discurso “State of the Union” de  Trump perante o Congresso, marcado para o dia seguinte - é um marco oportuno e de leitura imprescindível para quem acompanhe, por interesse profissional ou...
“The Post”, o filme de Spielberg sobre a divulgação, em 1971, de documentos confidenciais do Pentágono sobre a guerra do Vietname levou-me a recordar que, nessa altura, como jovem jornalista do “Diário Popular”, sugeri que o jornal publicasse parte dessas revelações. A sugestão foi aceite e, por isso, traduzi e talvez tenha resumido (não me lembro bem) alguns dos artigos que o “Washington Post”...
Os últimos dados auditados pela APCT, no ano findo, estão longe de serem tranquilizadores sobre a boa saúde da Imprensa escrita.  De um modo geral,  os generalistas  continuam  a perder vendas em banca e os raros que escapam a essa erosão fatal não exibem subidas convincentes. Um dos recuos mais evidentes é o do centenário “Diário de  Noticias”,  que já deslizou para uma fasquia...