Terça-feira, 21 de Agosto, 2018
Estudo

Universidade americana incentiva projectos para melhorar a confiança nos Media

Um primeiro grupo de dez projectos que procuram melhorar a confiança entre as redacções e o público, torná-las mais diversas e inclusivas, e contribuir para que os comentários sejam menos polarizados, foi distinguido para ser apoiado pela News Integrity Initiative, lançada pela Escola de Jornalismo da Universidade de Nova Iorque (CUNY). Uma dotação total de 1.8 milhões de dólares vai assim ser distribuída por essas dez instituições, ou iniciativas locais, que procuram melhorar o entendimento recíproco entre os media e as comunidades que servem. 

“O funcionamento do jornalismo tradicional é habitualmente o de se relacionar com o público depois de as reportagens estarem publicadas, e perde muitas oportunidades de obter conhecimento por dentro daquilo que as pessoas querem e necessitam dos seus jornais locais”  -  explica Molly de Aguiar, directora da News Integrity Initiative

“Não admira que as pessoas estejam agora zangadas com os media, e que a confiança esteja em declínio. É por isso que estes apoios são apontados sobretudo a ferramentas e métodos que ajudem as redacções a relacionarem-se regularmente com o público, dirigindo-se ao mesmo tempo à falta de diversidade nas redacções e portanto a uma cobertura que não reflecte adequadamente a comunidade inteira.” (…) 

“Por exemplo, a Walter Cronkite School of Journalism and Mass Communications, da Universidade estadual do Arizona, recebe 300 mil dólares para apoio à News co/lab, uma iniciativa recente, de natureza colaborativa, que ajuda os media locais e as suas comunidades a trabalharem juntos. O Centro para a Reportagem de Investigação Reveal Labs recebe 250 mil dólares para criar envolvimento em torno da reportagem de investigação e desenvolver novos projectos de investigação ‘dinamizados pelo público’.” (…)  

A notícia que citamos, do Nieman Lab, menciona e descreve os dez projectos contemplados com estas dotações.

“Um traço comum entre os projectos é que a maioria deles incide sobre a criação de confiança, mais do que, por exemplo, sobre as repercussões das fake news. (…) Estas empresas de media têm de mostrar outros sinais de que são dignas de confiança. A News Integrity Initiative incide muito sobre o conceito de prestar mais atenção àquilo de que o público necessita.” (…)

 

O artigo citado, na íntegra, no NiemanLab

Connosco
A crise de identidade nos jornais de prestígio e a “anarquia digital” Ver galeria

As datas são recentes, mas a história que contam parece comprida, tem capítulos uns atrás dos outros. O efeito da revolução digital sobre o jornal impresso está sempre a ser revisto e avaliado, como nos filmes de ficção científica em que o herói vai ao passado para tentar “corrigir” a História.
“O marco da anarquia digital é 1996, ninguém previu o novo ciclo e ele se inicia para implantar o caos e desorganizar a segurança conservadora, principalmente dos grandes grupos de comunicação.”

A reflexão é do jornalista Luís Sérgio Santos, docente de Desenho Editorial na Universidade Federal do Ceará, e o seu texto multiplica termos como “ameaça”, “abismo”, “conflito”, “incerteza”. Mas trata-se apenas de uma abordagem à “crise de identidade dos jornais de prestígio”  - título que escolheu para este artigo, publicado no Observatório da Imprensa do Brasil.

O perigo de instrumentalizar a Rede para uma "guerra digital" Ver galeria

A relação entre os poderes instituídos e o novo poder das redes sociais passou por diversas fases. Houve um tempo em que alguns governos temeram a voz do povo na Internet, e fenómenos como as Primaveras Árabes, que derrubaram regimes instalados, levaram ao bloqueio destas plataformas. “Mas agora muitos governos descobriram que é mais útil intoxicar nas redes sociais do que proibi-las. E os trolls encarregam-se do resto.”

É esta a reflexão inicial do jornalista e empreendedor no meio digital Miguel Ossorio Vega, que faz uma síntese do ocorrido neste terreno nos últimos anos, chamando a atenção para o que considera serem os maiores perigos da ciberguerra em curso.

O Clube
O CPI – Clube Português de Imprensa voltou a participar no Prémio  Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural 2018,  instituído em 2013 pelo Centro Nacional de Cultura,  em cooperação com a Europa Nostra, a principal organização europeia de defesa do património,  que o CNC representa em Portugal.   O Prémio foi atribuído, este ano,  à...

ver mais >
Opinião
Trump contra o jornalismo
Francisco Sarsfield Cabral
Numa iniciativa inédita, mais de 300 órgãos de comunicação dos EUA manifestaram na quinta-feira repúdio contra os violentos ataques de Trump ao jornalismo.  Como jornalista com muitos anos de profissão, tenho pena de reconhecer que a qualidade do produto jornalístico baixou ao longo das últimas décadas. Mas importa perceber porquê. No século XIX o jornalismo resumia-se a… jornais impressos....
É inegável a importância da tomada de posição conjunta de 350 jornais americanos que, respondendo a um apelo do The Boston Globe, assinaram  editoriais simultâneos, rejeitando a política de hostilidade desencadeada pelo presidente Trump contra os media. A data de 16 de Agosto ficará para a História da Imprensa  americana ao assumir esta iniciativa solidária e absolutamente inédita, que mobilizou grandes...
O optimismo de Centeno
Luís Queirós
"A economia da zona Euro cresce há 20 trimestres consecutivos", disse Mário Centeno no Grémio Literário, na palestra, proferida no passado dia 22 de Maio passado, integrada no ciclo que ali decorre subordinado ao tema  "O estado do Estado: Estado, Sociedade, Opções", uma iniciativa do Clube de Imprensa, em parceria com o Centro Nacional de Cultura e com o Grémio Literário. O Ministro das Finanças de Portugal e presidente do...
Em meados do séc. XVIII, os parisienses que quisessem manter-se “au courant” àcerca do andamento da Guerra dos Sete Anos (iniciada em 1756) não tinham muitas escolhas. Se fizessem parte, dentre os 600 mil habitantes da capital francesa, da minoria que sabia ler – menos de metade dos homens e uma quarta parte das mulheres – e também estivessem entre os poucos privilegiados que podiam dar-se ao luxo de comprar um jornal, tinham três...