Sexta-feira, 23 de Fevereiro, 2018
Media

“Ebdo”, um original projecto francês de semanário sem publicidade

Um novo e original projecto de imprensa vai nascer em Paris. Será um semanário de 110 páginas, sem publicidade, e tem o lançamento previsto para Janeiro, com um preço de capa à volta dos quatro euros, o seu único suporte regular, se descontarmos um financiamento participativo inicial  na ordem de 150 mil euros, sob a forma de pré-assinatura.

Com o título Ebdo e uma redacção prevista de 40 jornalistas, o novo semanário baseia-se na convicção de que “os leitores do século XXI têm necessidade de um suporte de reflexão regular”, que não seja uma simples réplica de outros magazines, que atravessam, aliás, um período difícil.

Sem enjeitar essa crise que tem vindo a minar e a enfraquecer a imprensa tradicional, os responsáveis do Ebdo estabeleceram diferenças no seu projecto, criando algo mais motivador.

Desde logo, não será um magazine destinado a cobrir a actualidade, mas, sim, um jornal apostado em “armar intelectualmente o leitor, ajudando-o na sua vida quotidiana”. Ebdo será “uma espécie de universidade para todos”, o que permitirá atrair um público mais alargado, como sublinha Thierry Mandon, director geral do projecto.

O semanário será estruturado num formato longo, incluindo páginas de fotos e banda desenhada.

O Ebdo procurará, sobretudo, demarcar-se dos seus concorrentes, afirmando-se numa atitude de independência, no sentido de restabelecer o nível de confiança entre os leitores e o jornalista.

A ausência de publicidade visa contornar qualquer suspeição em relação a esse ideário de independência.

Para evitar que o jornal tenha um rótulo excessivamente parisiense, o recrutamento para a redação será geograficamente repartido.

A versão digital do Ebdo utilizará uma fórmula muito interactiva, com os visitantes em diálogo com redacção, havendo um jornalista designado para articular esse contacto.

Na versão em papel, o projecto propõe-se alcançar os 120 mil exemplares de circulação paga, a maior parte sob a forma de assinatura.

O Ebdo necessitará de um orçamento anual de 15 milhões de euros e espera reunir no seu capital fundador uma dúzia de investidores, com o objectivo de subscreverem cerca de 2 milhões de euros.

 

 

 

Connosco
Joana Marques Vidal em Março no novo ciclo de jantares-debate Ver galeria

Magistrada do Ministério Público de carreira desde 1979, Joana Marques Vidal é a próxima oradora-convidada, a 14 de Março,   no ciclo de jantares-debate subordinado ao tema “O estado do Estado: Estado, Sociedade, Opções”, promovido pelo Clube Português de Imprensa em parceria com o CNC - Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário.

Nomeada Procuradora- Geral da República, em Outubro de 2012  pelo então Presidente Aníbal Cavaco Silva, Joana Marques Vidal foi a primeira mulher a ocupar o cargo em Portugal em 180 anos de magistratura do Ministério Público. O seu mandato, que ficará certamente na história, termina em Outubro, sendo ainda uma incógnita se será ou não reconduzida.   

Com uma personalidade reservada, e intervenções públicas muito espaçadas,  a sua presença neste ciclo representará decerto um importante contributo para o debate em curso sobre a Justiça.

  

 

 

Utilização de "drones" por jornalistas com "regime específico" Ver galeria

A Comissão Nacional de Protecção de Dados divulgou o parecer que lhe fora pedido pelo secretário de Estado das Infraestruturas sobre o novo regime jurídico para a utilização de aeronaves de controlo remoto (drones), recomendando uma reformulação do projecto de decreto-lei já elaborado. No âmbito da sua competência específica, esta Comissão adverte que o novo regime não pode limitar-se a acautelar a segurança e a responsabilidade civil, “deixando de fora” a tutela da privacidade. É também recomendada a criação de um “regime específico” para a captação por jornalistas.

O Clube


Este
site do Clube Português de Imprensa nasceu  em Novembro de 2015. Poderia ter sido lançado, como outros congéneres, apenas com o objectivo de ser um espaço informativo sobre as actividades prosseguidas pelo Clube e uma memória permanente do seu histórico  de quase meio século . Mas foi mais ambicioso.

Nestes dois anos decorridos quisemos ser, também, um espaço de reflexão sobre as questões mais prementes que se colocam hoje aos jornalistas e às empresas jornalísticas, perante a mudança de paradigma, com efeitos dramáticos em não poucos casos.

Os trabalhos inseridos e arquivados neste site constituem já um acervo invulgar , até pela estranha desatenção com que os media generalistas  seguem o fenómeno, que está a afectá-los gravemente e do qual  serão, afinal, as primeiras vítimas.

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Opinião
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O essencial da palestra que o conhecido jurista e comentador político António Lobo Xavier veio proferir, no passado dia 24 de janeiro, no  Grémio Literário pode resumir-se a uma frase que ele disse na parte final da sua intervenção: "não há distribuição sem crescimento". Aconteceu isto na terceira conferência do ciclo "O estado do Estado: Estado, Sociedade, Opcões", uma iniciativa do Clube de Imprensa em...
O novo livro do jornalista americano Howard Kurtz, “Media Madness: Donald Trump, the Press, and the War Over the Truth”, lançado pela editora Regnery em 29 de Janeiro - por coincidência intencional ou não, na véspera do primeiro discurso “State of the Union” de  Trump perante o Congresso, marcado para o dia seguinte - é um marco oportuno e de leitura imprescindível para quem acompanhe, por interesse profissional ou...
“The Post”, o filme de Spielberg sobre a divulgação, em 1971, de documentos confidenciais do Pentágono sobre a guerra do Vietname levou-me a recordar que, nessa altura, como jovem jornalista do “Diário Popular”, sugeri que o jornal publicasse parte dessas revelações. A sugestão foi aceite e, por isso, traduzi e talvez tenha resumido (não me lembro bem) alguns dos artigos que o “Washington Post”...
Os últimos dados auditados pela APCT, no ano findo, estão longe de serem tranquilizadores sobre a boa saúde da Imprensa escrita.  De um modo geral,  os generalistas  continuam  a perder vendas em banca e os raros que escapam a essa erosão fatal não exibem subidas convincentes. Um dos recuos mais evidentes é o do centenário “Diário de  Noticias”,  que já deslizou para uma fasquia...