Sexta-feira, 24 de Novembro, 2017
Media

Prémio internacional distingue foto-reportagem da tomada de Mossul

O fotojornalista belga Laurent Van der Stockt, que recebeu o Prémio Visa d’Or News de 2017 pela sua reportagem da batalha de Mossul, esteve presente no Le Monde Festival, em 23 de Setembro, no Théâtre des Bouffes du Nord, em Paris, onde foi entrevistado e falou sobre o trabalho de cobertura de imagem em situações de guerra.

Este prémio, o mais prestigiado do Festival Visa Pour L'Image, realizado em Perpignan, já lhe tinha sido atribuído em 2013 pela reportagem em que testemunhou e expôs um ataque com armas químicas feito pelas forças de Bashar al-Assad. 

Desta vez contempla a qualidade da cobertura de uma batalha longa e muito violenta, em que esteve presente durante os nove meses que durou, integrado num grupo das forças especiais do Iraque. 

O prémio reconhece que a sua proximidade da frente do combate, com ataques suicidas e civis aterrorizados em fuga, conferem ao seu trabalho uma força singular. 

Van der Stock critica a “ideologia perigosa do digital, do virtual”. Esta presença no centro dos conflitos perde-se cada vez mais, segundo afirma, “com os grandes jornais, que mandam cada vez menos pessoas”.

“O trabalho do jornalista é cada vez mais virtual, por detrás de um ecrã. Perde-se um pouco o terreno. Mas o fotógrafo está presente diante das pessoas, tem um contacto visual.”

Sobre o efeito emocional deste contacto, Laurent Van der Stockt declara que o seu escudo é o aparelho fotográfico: “Se eu, nestas situações, pousasse o aparelho, muitas vezes desatava a chorar.”


 

Após cerca de 25 anos de cobertura de conflitos, Van der Stockt conta que “nunca tinha tido acesso a uma operação militar durante tanto tempo” e que o nível de acesso que lhe foi concedido “nunca, ou muito raramente, é atribuído a um correspondente”.

 

A entrevista pode ser vista e escutada neste vídeo do Le Monde Festival, bem como uma série das imagens contempladas pelo prémio e comentadas pelo próprio Laurent Van der Stockt

 

Connosco
Jornalistas são mais operários da notícia do que estrelas do "showbiz"... Ver galeria

O jornalismo “é uma profissão de ilustres desconhecidos, gente que em sua maior parte ganha pouco e luta para prestar serviço ao leitor, telespectador, ouvinte ou internauta; jornalistas estão mais para operários da notícia do que para estrelas do showbiz”. E reflexão é de Ronaldo Leges, que se apresenta como praticante do “jornalismo de bairro” e dirige uma crítica aos profissionais que passam essa fronteira para o lado do espectáculo, especialmente na televisão: “Não são poucos aqueles repórteres que com o ego inflamado buscam aparecer mais do que a fonte entrevistada e no fim distribuem seus autógrafos ao redor da multidão.” No Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual mantemos um acordo de parceria.

A morte anunciada da televisão foi manifestamente exagerada... Ver galeria

Já se fizeram muitos “diagnósticos” (e alguns “prognósticos”) à televisão. Um dos mais recentes é que estava moribunda. Mas este seu fim anunciado é ele próprio “um mito gasto”. O êxito actual das novas séries é um bom exemplo: seria paradoxal anunciar a morte da televisão “no preciso momento em que as suas produções conquistam uma legitimidade cultural que ela procurou durante meio século”. Vistas as coisas em perspectiva histórica, o “discurso de denúncia” contra a televisão já foi usado “contra o romance em folhetins, a BD, o cinema e a leitura (que, como nota o historiador Roger Chartier, perde o seu estatuto sedicioso sob a ameaça da televisão, para se tornar no final do séc. XX o refúgio da cultura)”. Uma reflexão que continua, a propósito do próximo lançamento, em Paris, do livro Sociologie de la télévision.

O Clube


Este
site do Clube Português de Imprensa nasceu  em Novembro de 2015. Poderia ter sido lançado, como outros congéneres, apenas com o objectivo de ser um espaço informativo sobre as actividades prosseguidas pelo Clube e uma memória permanente do seu histórico  de quase meio século . Mas foi mais ambicioso.

Nestes dois anos decorridos quisemos ser, também, um espaço de reflexão sobre as questões mais prementes que se colocam hoje aos jornalistas e às empresas jornalísticas, perante a mudança de paradigma, com efeitos dramáticos em não poucos casos.

Os trabalhos inseridos e arquivados neste site constituem já um acervo invulgar , até pela estranha desatenção com que os media generalistas  seguem o fenómeno, que está a afectá-los gravemente e do qual  serão, afinal, as primeiras vítimas.

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