Segunda-feira, 30 de Novembro, 2020
Novas iniciativas

Atlas da Notícia, um projecto inédito lançado pelo Observatório de Imprensa do Brasil

Está em fase de lançamento o Atlas da Notícia, um projecto original do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo –, suporte institucional do Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual o CPI mantém um acordo de parceria.

Em vésperas do Projor completar vinte anos, o Atlas da Notícia idealizado em 2013 pelo jornalista e fundador do Observatório, Alberto Dines, destina-se a fazer um levantamento da imprensa regional e local, no Brasil.

Esse mapeamento, inspira-se no projeto America’s Growing News Deserts da revista Columbia Journalism Review .

O objectivo é proceder ao inventário de notícias de interesse público em todas as regiões do país, a fim de melhor entender o panorama da imprensa local e regional.

Numa primeira fase do Atlas da Notícia, é lançado o desafio aos leitores do site do Observatório para identificar esses veículos de imprensa, sejam impressos ou digitais, e com periodicidade diária, semanal ou quinzenal.

O panorama que dai resultar permitirá compreender melhor de que forma a combinação da crise económica com a chamada revolução digital afecta o ofício de apurar e publicar notícias no interior do Brasil, país de desigualdades e injustiças históricas e de uma democracia ainda jovem.

Para o Observatório vale a pena reafirmar a ligação umbilical entre jornalismo e democracia.

Ao citar um artigo de Eugênio Bucci, publicado na edição 1.000 da revista Época, “a democracia não está aí desde sempre. Ao contrário, ela é uma invenção muito recente. Não tem mais de dois séculos. A democracia ainda está em construção, no Brasil e em todo o mundo. Para que ela permaneça, cresça e se difunda, nós dependemos do vigor da imprensa, dos jornalistas profissionais e das redações independentes.

Sem isso, uma sociedade não tem como vigiar os que a governam e muito menos os que conspiram contra ela. Só a imprensa vacina uma sociedade contra as mentiras do poder. Não é sem motivo que Trump, Putin e Erdogan precisam de disparar tantas ofensas contra os órgãos de imprensa que insistem em criticá-los.”

Os dinamizadores do Atlas da Notícia acreditam que este irá produzir informações úteis para jornalistas, empresários de media, pesquisadores académicos, financiadores e profissionais do terceiro sector, permitindo a geração de novas ideias e estratégias capazes de fortalecer a imprensa local e regional.

Finalmente, esta iniciativa inédita pretende, ainda, identificar casos de sucesso – os oásis da notícia – que encorajem e sirvam de modelos a serem replicados e de  inspiração à grande pequena imprensa.

Connosco
Onde se preconiza o jornalismo social e notícias felizes Ver galeria

O Presidente da Associação de Imprensa de Madrid -- com a qual o CPI mantém um acordo de parceria -- considera essencial que os “media” continuem a promover a dimensão social do jornalismo.

No discurso inaugural do Congresso da Comunicação Especializada na Sociedade da Informação, Juan Caño recordou que, com a crise pandémica, esta função "tem sido exercida de forma exemplar por vários meios de comunicação social", que, durante meses, não se esqueceram de "encorajar a população a superar a calamidade”.

Porém, ultimamente, começou a registar-se um “cansaço dos media', perante demasiada informação", recordou Caño. 

Este fenómeno tem vindo a ocorrer "à medida que a informação se foi tornando repetitiva e deixou de oferecer soluções viáveis", acrescentou.

Esta afirmação é sustentada pelo Relatório Anual da Profissão Jornalística 2020 da APM -- a ser publicado a 16 de Dezembro -- que revela que 43% dos espanhóis considerou excessiva a cobertura da pandemia.


Jornalismo deve acolher estratégias financeiras sustentáveis Ver galeria

O jornalismo deve ser encarado como um produto, para que os “media” possam prosperar de forma sustentável, defendeu o jornalista Rich Gordon num artigo publicado no “site” do Knight Center.

De acordo com o autor, os profissionais dos “media” rejeitam, por norma, esta ideia, já que para a maioria defende o jornalismo como sendo, única e exclusivamente, um serviço público.

E, embora Gordon acredite que esta deve ser a principal premissa dos jornalistas, considera, igualmente, essencial que a imprensa siga as tendências de mercado.

Como tal, reuniu, numa lista, seis razões pelos quais os “media” devem encarar os seus conteúdos como um produto.

Em primeiro lugar, Gordon recorda que os “websites”, os jornais, as “newsletters” são “mercadorias” -- os cidadãos decidem se querem ou não consumi-las, perante uma imensidão de escolhas. Além disso, a popularidade destes produtos depende do seu nível de inovação e de qualidade.

Este tipo de mentalidade existe há dois séculos -- os jornais do século XIX seguiam as exigências do mercado, a lei da oferta e da procura. A estratégia consistia em distribuir o máximo de jornais, a um preço reduzido, esperando conseguir o apoio de anunciantes.

O Clube


Faz cinco anos que começámos este
site, desenhado por Nuno Palma, webdesigner e docente universitário, que desde então colabora connosco.

O projecto foi lançado com uma modéstia de recursos que não mudou entretanto, porque escasseiam os mecenas e os poucos que se nos juntaram também se defrontaram com orçamentos penalizados, seja pela conjuntura económica, seja, mais recentemente, pela crise sanitária. 

Neste contexto, a sobrevivência é um desafio diário, e um lustre de existência deste site é uma profissão de fé e uma teimosia.

O site constitui a respiração do CPI, fora de portas, e a nível global. Os primeiros passos foram dados sem qualquer publicidade. Aparecemos online e por aqui ficámos, procurando habilitar diariamente quem nos visita com a melhor informação sobre as actividades do Clube e o pulsar dos media e do jornalismo, sem restrições de credo, nem obediências de capela. Com rigor e independência.

Fomos recompensados. Só no último ano, de acordo com medições de audiência da Google Analytics, crescemos mais de 50% em sessões efectuadas e mais de 60% em utilizadores regulares. É algo de que nos orgulhamos.



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