Quinta-feira, 21 de Março, 2019
Media

Os meios “nativos digitais” em crescimento nos Estados Unidos

Os meios de comunicação designados como “nativos digitais”, nos Estados Unidos, têm estado a subir, na sua audiência como na presença de publicidade. O crescimento desta última verifica-se sobretudo nos anúncios concebidos para os dispositivos móveis. Os dados referidos decorrem dos mais recentes relatórios do Pew Research Center e do eMerketer

Nos Estados Unidos, 93% dos adultos acede a notícias online. Segundo notícia de Media-tics, que aqui citamos, o Pew Research Center publica um relatório anual focado sobre a audiência dos meios “nativos digitais” com pelo menos dez milhões de visitantes únicos entre Outubro e Dezembro de cada ano: 

“No quarto trimestre de 2016, a audiência destes media subiu 12%, ultrapassando os 22,8 milhões de visitantes únicos. Quanto ao tempo passado em cada website, a média situa-se nos 2,4 minutos.” (…) 

“O uso de diversos canais para chegar ao público não se limita às aplicações móveis. 97% [destes sites] emitem boletins informativos, 92% têm presença na Apple News, 75% voltaram-se para o lançamento de podcasts e 61% mantêm um feedback com a sua audiência, permitindo a inclusão de comentários aos artigos.” 

“Os meios nascidos na Internet apresentam uma actividade muito elevada nas redes sociais. Todos têm uma página ou conta oficial tanto no Facebook como no Twitter, enquanto a sua presença no YouTube é de 97% e no Instagram de 92%. Por outro lado, os meios com canal ou conta no Snapchat chegam apenas aos 25%.” (…) 

Segundo os cálculos da eMarketer de 2016, “a publicidade no conjunto de todos os actores digitais tinha aumentado, de mais de 58.800 milhões de dólares em 2015, para cerca de 71.600 milhões no ano passado. Quanto às receitas publicitárias totais, representam uma percentagem que subiu de 33 para 37%. As receitas pela publicidade móvel cresceram num ano de 32.000 para 74 mil milhões, e já representam 65% do total das receitas publicitárias digitais.” (…) 

 

Mais informação na notícia de Media-tics e no estudo do Pew Research Center

Connosco
Onde os jornalistas revelam uma relação de amor-e-ódio com gravadores Ver galeria

Há jornalistas que fazem questão de dizer que nunca gravaram uma entrevista. Há os que não dispensam o seu gravador de som. Há os que gravam e “filmam” com o telemóvel, explicando que só o vídeo acrescenta a expressão facial.

Há os que são mesmo opostos ao uso do gravador, e explicam porquê. E há os que decidem em que casos se deve levar um gravador  - cuja simples presença pode alterar a disponibilidade do entrevistado.

Há os que se gabam da sua velocidade de escrita e memória do que foi dito, e há os que consideram os que fazem isto como desleixados ou demasiado confiantes. E, finalmente, há situações em que, até por lei [por exemplo nos EUA], não se pode gravar nem filmar nem fotografar.

Matthew Kassel, um freelancer com obra publicada em The New York Times e The Wall Street Journal, interessou-se por esta questão e reuniu os depoimentos de 18 jornalistas sobre os vários lados da questão.

Quando há leitores menos interessados na independência do jornal Ver galeria

Mais de 33 mil leitores do jornal espanhol eldiario.es  são assinantes, o que significa que pagam 60 euros por ano para ler os mesmos textos que são lidos de graça por oito milhões de pessoas por mês, sem pagarem um cêntimo.

“Supõe-se que o fazem por convicção, por apoio a um projecto digital que pertence exclusivamente a jornalistas, sem grandes empresas ou bancos entre os accionistas. Sem um grupo mediático por detrás.” (...) “Supõe-se que o fazem porque, graças a esse dinheiro, existe uma plataforma mediática independente que tem orgulho na sua independência e que aposta em conteúdos de qualidade.”

No entanto, quando eldiário.es publicou uma revelação embaraçosa para uma ministra do Governo do PSOE, houve quem suspendesse a assinatura, acusando o jornal de estar “a fazer o jogo da direita”.

O que remete para a pergunta que faz o título do artigo sobre uma entrevista que Ignacio Escolar, fundador e director do jornal referido, fez ao jornalista Iñaki Gabilondo: “E se os leitores não quiserem media livres?”

O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


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