Sexta-feira, 24 de Novembro, 2017
Media

Os 70 anos da Agência Magnum celebrados “em grande”

Há exactamente 70 anos, o famoso fotojornalista Robert Capa teve a ideia de fundar uma agência especializada na imagem de Imprensa. Henri Cartier-Bresson, David Chim Seymour, William Vandivert e George Rodger aderiram. “Eles estavam na crista da onda, tinham saído da maior guerra de todos os tempos como os melhores do mundo.” Foi assim que começou a Agência Magnum. 

O termo “magnum” significa “grande”, em latim. Mas o título, neste caso, tem uma segunda explicação: eles “adoravam champanhe, tanto que compravam garrafas maiores, chamadas ‘magnum’. Nunca mais teriam que [preocupar-se] com o preço”.  

A ideia, que resultou, era criarem uma espécie de cooperativa de profissionais de alto nível: 

“Não iriam mais ser empregados, nem pagariam comissão a ninguém. Não fariam mais [trabalhos] de que não gostassem, só os que considerassem legais. E, quando quisessem fazer um projecto pessoal, a agência garantiria o dinheiro para a sua realização.” (…) 

O processo de entrada no grupo tem a sua história, segundo o artigo de Leão Serva, que aqui citamos: 

“Comunista, Robert Capa mantinha um regime de centralismo democrático: até morrer, em 1954, os novos sócios eram convidados por ele. Depois, essa indicação passou a ser votada pelos sócios. No primeiro momento, o novato é contratado; depois, se a relação dá certo, vira membro. Se tudo continua às mil maravilhas, pode chegar a sócio, para o resto da vida ou enquanto quiser. O brasileiro Sebastião Salgado, por exemplo, ficou na agência 15 anos e saiu para montar o próprio escritório. É raro.” 

“Nessa trajectória de 70 anos e 92 fotógrafos (hoje são 49 sócios), todas as histórias mais importantes foram cobertas por gente da agência.” (…) 

A crise do jornalismo impresso também teve efeitos: 

“Mas nem tudo é festa nos 70 anos. O futuro da Magnum é incerto como o de todas as empresas de comunicação. Afinal, uma parte da equação que paga o sonho de Capa depende da saúde dos patrões: a Imprensa precisa comprar as coberturas que a agência faz. E, com a crise, as encomendas diminuíram.” (…) 

Têm estado a decorrer durante este ano, em várias grandes cidades do mundo, exposições e palestras sobre a história da Magnum. Esta informação pode ser procurada nos links incluídos no artigo de Leão Serva, no Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual mantemos um acordo de parceria. 

A imagem utilizada é de Bruce Davidson (Agência Magnum) sobre a prisão de uma manifestante, em Birmingham, Alabama, 1963. 

Connosco
Jornalistas são mais operários da notícia do que estrelas do "showbiz"... Ver galeria

O jornalismo “é uma profissão de ilustres desconhecidos, gente que em sua maior parte ganha pouco e luta para prestar serviço ao leitor, telespectador, ouvinte ou internauta; jornalistas estão mais para operários da notícia do que para estrelas do showbiz”. E reflexão é de Ronaldo Leges, que se apresenta como praticante do “jornalismo de bairro” e dirige uma crítica aos profissionais que passam essa fronteira para o lado do espectáculo, especialmente na televisão: “Não são poucos aqueles repórteres que com o ego inflamado buscam aparecer mais do que a fonte entrevistada e no fim distribuem seus autógrafos ao redor da multidão.” No Observatório da Imprensa do Brasil, com o qual mantemos um acordo de parceria.

A morte anunciada da televisão foi manifestamente exagerada... Ver galeria

Já se fizeram muitos “diagnósticos” (e alguns “prognósticos”) à televisão. Um dos mais recentes é que estava moribunda. Mas este seu fim anunciado é ele próprio “um mito gasto”. O êxito actual das novas séries é um bom exemplo: seria paradoxal anunciar a morte da televisão “no preciso momento em que as suas produções conquistam uma legitimidade cultural que ela procurou durante meio século”. Vistas as coisas em perspectiva histórica, o “discurso de denúncia” contra a televisão já foi usado “contra o romance em folhetins, a BD, o cinema e a leitura (que, como nota o historiador Roger Chartier, perde o seu estatuto sedicioso sob a ameaça da televisão, para se tornar no final do séc. XX o refúgio da cultura)”. Uma reflexão que continua, a propósito do próximo lançamento, em Paris, do livro Sociologie de la télévision.

O Clube


Este
site do Clube Português de Imprensa nasceu  em Novembro de 2015. Poderia ter sido lançado, como outros congéneres, apenas com o objectivo de ser um espaço informativo sobre as actividades prosseguidas pelo Clube e uma memória permanente do seu histórico  de quase meio século . Mas foi mais ambicioso.

Nestes dois anos decorridos quisemos ser, também, um espaço de reflexão sobre as questões mais prementes que se colocam hoje aos jornalistas e às empresas jornalísticas, perante a mudança de paradigma, com efeitos dramáticos em não poucos casos.

Os trabalhos inseridos e arquivados neste site constituem já um acervo invulgar , até pela estranha desatenção com que os media generalistas  seguem o fenómeno, que está a afectá-los gravemente e do qual  serão, afinal, as primeiras vítimas.

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