Segunda-feira, 16 de Setembro, 2019
Media

Governo mexicano suspeito de espiar jornalistas "infectando" os seus telemóveis

Jornalistas mexicanos que se têm destacado por fazerem reportagens de investigação sobre temas sensíveis para o Poder acusam o governo de ter “infectado” os seus telemóveis com programas “piratas” que lêem os seus dados e geolocalização, podendo ainda servir-se da câmara e do microfone incorporados. O governo do México nega as acusações, mas várias organizações de defesa da liberdade de Imprensa apresentaram um relatório que descreve esta operação como vindo já desde 2015.

A jornalista Carmen Aristegui e dois outros membros da sua equipa de investigação recebiam, a partir de Janeiro de 2015, mensagens que se apresentavam como vindas dos seus bancos, da Embaixada dos Estados Unidos ou da operadora dos telemóveis, convidando-os a “clicar” em determinado endereço. 

Segundo artigo de Le Monde, que aqui citamos, isso bastava para introduzir um vírus “espião” que passava a ter conhecimento de todos os seus arquivos, incluindo chamadas e mensagens, tendo ainda acesso à geolocalização do utente e ao serviço do microfone e da câmara do aparelho. 

“Este espião é comercializado pela sociedade israelita NSO Group, que só o vende a agências governamentais para combater o terrorismo e o crime organizado. Mas, apoiado por cópias de contratos de licença, o relatório revela que a empresa conta entre os seus clientes os ministérios da Defesa e da Justiça, bem como os serviços secretos mexicanos.” 

Entre as vítimas desta operação contam-se outros jornalistas “incómodos”, como Carlos Loret de Mola, apresentador de um canal de televisão, que denunciou a execução de 22 presumidos delinquentes por forças policiais, em Maio de 2015, ou Mario Patron, da organização de defesa dos Direitos Humanos Centro Prodh, que apoia os familiares dos 43 estudantes desaparecidos em Setembro de 2014, depois de serem detidos. 

“Nós tornámo-nos os inimigos do Estado”, declarou Juan Pardinas, director do Instituto Mexicano para a Competitividade, que foi espiado quando elaborava um projecto de lei contra a corrupção política. 

“Deputados da oposição exigem um inquérito, bem como as organizações Amnistia Internacional e Human Rights Watch. As vítimas apresentaram queixa, pedindo investigadores independentes, num país em que 99% dos delitos contra a Imprensa permanecem na impunidade.”

 

Mais informação no texto de Le Monde e em Global Investigative Journalism Network

Connosco
Portugal entre os que menos pagam por jornalismo na Internet Ver galeria

“Em Portugal, o número de consumidores de notícias que pagam por jornalismo online baixou 2% em relação ao ano passado. Hoje são apenas 7% o total de leitores pagantes. Se considerarmos apenas os que têm uma assinatura recorrente, o número desce para 5%”, refere João Pedro Pereira, num artigo do jornal Público, intitulado “Quem Paga o Poder”.

O colunista lembra que após a massificação da Internet, ocorrida na década de 90, do século passado, começaram as quebras nas vendas de jornais e revistas. Os números do Instituto Nacional de Estatística, revelam que o número total de exemplares vendidos caiu 40% entre 2011 e 2017.

A grande quebra nas vendas de jornais foi acompanhada da redução, também drástica do segmento da publicidade, que, segundo o mesmo Instituto, caiu 41% entre 2008 e 2017.
O dilema dos conteúdos pagos como resposta à quebra de receitas Ver galeria

 

Num contexto de crise, o conteúdo pago ganha maior relevo, sendo considerado um mal necessário por muitos órgãos de comunicação social.  Mas será que é possível haver qualidade nos textos patrocinados? Esta é a questão levantada por Lívia Souza Vieira, num artigo reproduzido no site do Observatório de Imprensa do Brasil, com a qual o CPI mantém um acordo de parceria.

A professora de jornalismo, cita The  New York Times e a revista The Atlantic, como exemplos de duas publicações de referência, onde esse passo para a qualidade parece ter sido dado.

O primeiro, quando publicou uma peça paga pela Netflix, sobre as particularidades do sistema prisional feminino, integrado numa campanha da série televisiva, “Orange is the new black”, que teve a vantagem de abordar um tema normalmente esquecido pelas agendas.

No segundo caso, salienta-se o facto de a publicação ter revisto e actualizado as regras e procedimentos para publicação de conteúdos pagos.

O Clube


Retomamos este site do Clube num ambiente depressivo para os media portugueses. Os dados da APCT  que inserimos noutro espaço, relativos ao primeiro semestre do ano, confirmam uma tendência decrescente da circulação impressa, afectando a quase totalidade dos jornais.

Pior: na maior parte dos casos a subscrição digital está longe de compensar essas perdas, havendo ainda situações em vias de um desfecho crítico.


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