Quarta-feira, 18 de Julho, 2018
Estudo

Os “Dez Mandamentos” do combate às notícias falsas segundo o “Laboratorio de Periodismo”

Os jornalistas e especialistas em várias disciplinas da comunicação, que protagonizaram o recente Laboratorio de Periodismo da APM, redigiram, a partir das conclusões do debate realizado, uma espécie de Decálogo da luta contra as “notícias falsas”. São esses “Dez Mandamentos” de ética jornalística que aqui reproduzimos, do site da Asociación de la Prensa de Madrid, com a qual mantemos um acordo de parceria.

O relato desse debate vem descrito noutro local do nosso site, que é acessível sob o título “Só se combate a ‘pós-verdade’ tornando ‘viral’ a verdade”, na janela de pesquisa. 

Segue um resumo temático desses “Dez Mandamentos” :

  1. – Os meios de comunicação devem cumprir com renovado reforço as regras clássicas da profissão: ética, rigor, comprovação e inclusão da máxima quantidade possível de fontes e dados.
  2. – Dada a proliferação das “notícias falsas”, tem especial importância a verificação dos factos.
  3. – Os jornalistas devem dominar as novas ferramentas, gratuitas na Internet, para verificar a autenticidade dos factos.
  4. – O jornalismo de investigação e o jornalismo de dados são especialmente recomendados para contrariar a desinformação.
  5. – A obsessão de sermos os primeiros a publicar uma informação pode facilitar a produção de notícias falsas. É mais importante a continuada qualidade da informação que se dá.
  6. – Os media devem viver na Rede, compreender como funciona e como evoluem os hábitos dos seus utentes.
  7. – São mais necessários jornalistas experimentados, qualificados e de grande preparação, neste tempo de excesso de informação.
  8. – Para combater as mentiras que se propagam na Rede é preciso tornar “virais” os desmentidos, com a mesma eficácia.
  9. – Para ese efeito, são necessários formatos muito ‘viralizáveis’, com imagem e vídeo, que sejam atractivos às novas audiências.
  10. – É fundamental promover um espírito crítico na leitura de notícias, para evitar a circulação maciça de boatos.

 

 

O texto na íntegra, no site da APM, que inclui também o vídeo do Laboratorio de Periodismo

Connosco
Aumentam assinaturas pagas de meios digitais com algumas surpresas... Ver galeria

As assinaturas pagas são a “tábua de salvação” dos jornais digitais, mas cobrar pelas notícias, neste terreno, é uma estratégia difícil de implementar. Muitos meios de comunicação hesitam em dar este passo, pelo receio de perderem leitores. No entanto, dezenas de outros tiveram êxito, seguindo estratégias diferentes e, também, com diversos graus de sucesso. A FIPP  - Federação Internacional da Imprensa Periódica -  editou recentemente o seu primeiro Global Digital Subscription Snapshot, que permite consultar a tabela com os principais meios online, comparar os seus números de assinantes e preços cobrados e, assim, obter ideias úteis para os que procuram chegar ao desejado equilíbrio financeiro sem terem de perder público.

Como captar audiência e ser fiel ao bom jornalismo Ver galeria

A crise que tem atingido os meios de comunicação, nos últimos anos, com a queda constante das receitas da publicidade e a dependência incerta da adesão dos leitores, tem conduzido editores e jornalistas a apostarem sobretudo nesta segunda direcção. Reatar relações de confiança e construir “audiências leais em torno de um jornalismo de qualidade”, parece ser o único caminho sólido, mesmo que não seja fácil. Os fundamentos da próxima geração de modelos sustentáveis de receita para os media “serão contribuições directas da sua audiência, apoiados por altos níveis de compromisso dos leitores”.

Portanto, uma espécie de “contrato social”, pelo lado do meio de comunicação e dos seus jornalistas, e uma espécie de “conversão pessoal”, pelo lado dos leitores. É esta a linha desenvolvida por um recente estudo do Tow Center for Digital Journalism, da Universidade de Columbia, nos EUA, aqui comentado em artigo publicado na 36ª edição de Cuadernos de Periodistas, da Asociación de la Prensa de Madrid, com a qual mantemos um acordo de parceria.

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