Quarta-feira, 18 de Julho, 2018
Estudo

Europeus continuam a confiar mais na rádio e portugueses (à tangente...) na TV

A rádio continua a ser o meio de comunicação em que os cidadãos europeus tendem a depositar maior confiança, seguida pela televisão, com percentagens de 59% e de 50%. Portugal destaca-se um pouco desta média, invertendo a ordem de preferência e pondo a televisão à frente da rádio; mas a diferença é mínima, e mantém-se, em ambos os casos, no quinto lugar. Estes dados são do estudo Trust in Media 2017, realizado pela União Europeia de Radiodifusão a partir de dados do Eurobarómetro, e agora tornado disponível. Esta informação é recolhida da APM – Asociación de la Prensa de Madrid, com a qual mantemos um acordo de parceria.

O inquérito foi realizado em 33 países da Europa, incluindo também a Turquia, e descreve os números relativos a 2016, em alguns casos comparando com os anos anteriores mais próximos. A confiança na rádio tem vindo a subir, de modo geral, com uma quebra em 2015, recuperada em 2016. A confiança na Imprensa escrita tem vindo a subir, mas mantendo-se ainda na faixa negativa. A confiança nas redes sociais desce constantemente desde 2014. 

Para situar os países entre si, a unidade de investigação da UER desenvolveu a escala de medida designada por Net Trust Index, que coloca em relação a percentagem dos que tendem a confiar num determinado meio com a percentagem dos que dizem desconfiar, num gráfico até +100 como valor máximo de confiança, e até -100 como máximo de desconfiança. 

As conclusões principais, apresentadas no início do relatório, declaram que:

  1. – Os meios de transmissão (rádio e TV) são os que recebem mais confiança no conjunto da Europa, a rádio em 21 países e a TV em 11.
  2. – Os meios tradicionais, incluindo aqui estes dois e a Imprensa, melhoraram os seus níveis de confiança em relação ao ano passado, enquanto a Internet e as redes sociais continuam a perder.
  3. – As redes sociais e a Imprensa escrita encontram-se entre os media em que menos se confia no conjunto da Europa, mas com diferenças: em 17 dos 33 países estudados, as redes sociais são os meios menos confiáveis (principalmente na Europa Ocidental); em 13 países é a Imprensa escrita que é menos acreditada (principalmente na Europa de Leste).
  4. – Em 13 dos 33 países, os índices de confiança nas cinco categorias de media estudadas vão todos na mesma direcção, em relação ao ano de 2916, pelo que o relatório admite que possam estar presentes outros factores que não a natureza específica dos meios.

 

 

O estudo Trust in Media 2017, com 36 páginas de fácil consulta, incluindo gráficos e mapas da Europa, é aqui apresentado pela APM, com acesso directo para o documento

 

 

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