Quarta-feira, 18 de Julho, 2018
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Os embaraços do jornalismo na transição digital e a "dívida técnica"

O progresso tecnológico e científico entrou numa fase de tal modo “trepidante de avanço exponencial” que os próprios meios de comunicação, tanto os tradicionais como os digitais, se deixam frequentemente ficar para trás, mantendo procedimentos herdados da fase anterior. Trata-se de uma “dívida técnica” que tende a acumular-se e, em última instância, embaraça a transição digital do próprio jornalismo. Esta reflexão é de Miguel Ormaetxea, especializado nas novas tecnologias e editor de Media-tics.

O autor começa por afirmar que não se trata apenas de “falta de sensibilidade dos directores em relação à tecnologia”, citando o blog de Enrique Dans, onde foi colher o conceito de “dívida técnica”.

Segundo Miguel Ormaetxea, não há muitos jornalistas que “entendam e divulguem as novidades do progresso tecnológico, e que vão além da exposição dos gadgets de tal progresso, os aparelhos, as inovações e as suas características”. 

Há neste terreno “temas profundos e complexos”, que não estarão ao alcance de todos, mas explicá-los “é essencial para entender o mundo que nos rodeia, que se tornou um cavalo selvagem difícil de montar; as derivas do terrorismo e do populismo têm muito a ver com este pânico do progresso, bem como do desconhecimento dos lugares aonde ele nos pode levar”. (...) 

O referido artigo de Enrique Dans, expondo as consequências de manter os nossos sistemas em “dívida técnica”, é esclarecedor sobre aquilo de que se trata. Não é só a resistência à actualização dos softwares e à aquisição do material que os suporte, bem como a incorrecta combinação de sistemas e versões diferentes, mas também o argumento de poupanças que se podem pagar muito caro mais tarde. 

Enrique Dans explica deste modo o recente crash dos sistemas da British Airways, “no contexto de uma polémica gestão do espanhol Alex Cruz como CEO da IAG, que engloba também companhias como Iberia, Vueling ou Air Lingus, caracterizada por agressivas reduções de custos e pela subcontratação progressiva dos sistemas da companhia, uma política bastante comum na indústria do transporte aéreo”. 

Voltando a citar Miguel Ormaetxea:

“A tecnologia está a chegar ao ponto em que as suas conquistas começam cada vez mais a parecer magia, e muitos responsáveis pelos media acumulam com frequência uma dívida técnica, intelectual e cultural, para com estas realidades. Por isso podemos ver como importantes meios de comunicação não conseguem dar o necessário relevo a estes temas. Nem encontram um lugar onde situar estas informações (na Economia ou na Cultura?).” (...) 


O artigo de Miguel Ormaetxea, em Media-tics

Connosco
CPI e "Tribuna de Macau" instituem Prémios de Ensaio e de Jornalismo da Lusofonia Ver galeria

O Prémio de Jornalismo da Lusofonia, instituído há um ano por iniciativa do jornal Tribuna de Macau, em parceria com o Clube Português de Imprensa, com o patrocínio da Fundação Jorge Álvares e o apoio do JL – Jornal de Artes, Letras e Ideias, reparte-se, nesta sua segunda edição, por dois: um aberto a textos originais, que passa a designar-se o Prémio Ensaio da Lusofonia, e outro que mantém o título de Prémio de Jornalismo da Lusofonia, destinado a textos já publicados, em suporte papel ou digital.

Mantém-se o espírito original de distinguir trabalhos “no quadro do desejado aprofundamento de todos os aspectos ligados à Língua Portuguesa, com relevo para a singularidade do posicionamento de Macau no seu papel de plataforma de ligação entre países de Língua Oficial Portuguesa”.

Jornalismo "ao vivo" em festival de Verão de "Le Monde" Ver galeria

Um festival de Verão sem estrondo de altifalantes, sem música de “fogo-de-artifício”, todo baseado na palavra, na conversa em grupo ou no diálogo directo com os jornalistas presentes. Durante o fim-de-semana de 13 a 15 de Julho, cerca de 4500 inscritos animaram a terceira edição do Festival Internacional de Jornalismo organizado pelo grupo Le Monde na localidade de Couthures, em França, à beira do rio Garonne. A aldeia não chega aos 400 habitantes, mas mais de 100 voluntários ajudaram a fazer funcionar, durante três dias, um encontro de muitos debates. Como disse Gilles van Kote, jornalista de Le Monde, a intenção era precisamente a de que tudo pudesse ser posto em questão, “sem tabus”.

O Clube
O CPI – Clube Português de Imprensa voltou a participar no Prémio  Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural 2018,  instituído em 2013 pelo Centro Nacional de Cultura,  em cooperação com a Europa Nostra, a principal organização europeia de defesa do património,  que o CNC representa em Portugal.   O Prémio foi atribuído, este ano,  à...

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Opinião
Público: uma tradição manchada
Francisco Sarsfield Cabral
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Boa ideia, Pedro
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