Sexta-feira, 22 de Março, 2019
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Estudo britânico aponta redes sociais como factor de risco na saúde mental dos jovens

Quatro das cinco mais populares redes sociais são nocivas à saúde mental dos jorvens, segundo um estudo realizado por duas organizações britânicas de saúde pública. Instagram foi considerada como tendo o impacto mais negativo, por aprofundar nos jovens “sentimentos de desajustamento e ansiedade”. Também Facebook, Snapchat e Twitter foram consideradas nocivas; só o YouTube foi avaliado como tendo impacto positivo.

O estudo incidiu sobre uma amostra de quase 1.500 jovens entre os 14 e os 24 anos, tendo concluído que as quatro plataformas citadas têm efeito negativo porque “podem exacerbar as preocupações com a autoimagem física de crianças e jovens, e agravam o assédio [bullying, no original], problemas de sono e sentimentos de ansiedade, depressão e solidão”. 

“Estas conclusões vêm no seguimento de uma crescente preocupação, entre políticos, organizações de saúde, médicos, instituições de assistência e pais, sobre o facto de haver jovens em sofrimento causado por mensagens de assédio sexual [sexting], cyberbullying e o agravamento, pelas redes sociais, de sentimentos de repulsa de si mesmo e mesmo o risco de chegarem ao suicídio”. 

“É curioso ver Instagram e Snapchat classificadas como as piores para a saúde e o bem-estar. Ambas as plataformas são muito centradas sobre a imagem, e parece que podem induzir sentimentos de desajustamente e ansiedade nos jovens”  - afirmou Shirley Cramer, directora da Royal Society for Public Health, a organização que conduziu o estudo, em colaboração com o Young Health Movement

Em sua opinião, são necessárias medidas fortes “para fazer com que as redes sociais sejam menos este ‘Oeste selvagem’, no que toca à súde e bem-estar dos jovens”. 

“As empresas das redes sociais deviam apresentar uma imagem de alerta para prevenir os jovens de que estão a usá-las demasiado, enquanto o Instagram e plataformas semelhantes deviam alertar os utentes sempre que mostrem fotografias de pessoas que foram digitalmente manipuladas”  - disse ainda. 

Mas o Prof. Simon Wessely, presidente do Royal College of Psychiatrists, foi de opinião que estas conslusões eram demasiado simplistas e responsabilizavam incorrectamente as redes sociais: 

“Estou certo de que as redes sociais têm o seu papel na infelicidade, mas têm tantos benefícios como factores negativos. Precisamos de ensinar as crianças a lidarem com todos os aspectos das redes sociais, bons e maus, e de as preparar para um mundo cada vez mais digitalizado. Há o perigo real de condenarmos o meio pela mensagem.” (...) 

A Primeira-Ministra Theresa May, que fez da saúde mental infantil uma das suas prioridades, sublinhou os efeitos nocivos das redes sociais no seu discurso sobre uma “sociedade partilhada”, em Janeiro de 2017, tendo afirmado: 

“Sabemos que o uso das redes sociais nos traz mais preocupações e desafios. Em 2014, um pouco acima de um em cada dez jovens disse que já tinha sido alvo de cyberbullying, por telefone ou pela Internet.” 

 

Mais informação no artigo de Denis Campbell, editor de Saúde do diário The Guardian

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O jornalismo entre os "apóstolos da certeza" e a "política da dúvida" Ver galeria

Há uma grande diferença entre um jornalismo “de elite” e aquele que vive dependente do clickbait. Há uma grande diferença, temporal, entre o que se faz hoje e o que se fazia há poucos anos  - tratando-se de tecnologia digital, “o que aconteceu há cinco anos é história”. E há uma grande diferença entre entender o que está a acontecer aos jornalistas e entender o que os jornalistas acham que lhes está a acontecer.

A reflexão inicial é de C.W. Anderson, que se define como um etnógrafo dedicado a estudar o modo como o jornalismo está a mudar com o tempo. Foi co-autor, com Emily Bell e Clay Shirky, do Relatório do Jornalismo Pós-Industrial, em 2012, na Universidade de Columbia. O seu trabalho mais recente é Apóstolos da Certeza: Jornalismo de Dados e a Política da Dúvida, livro em que analisa como a ideia de jornalismo de dados mudou ao longo do tempo.

Cidadão dos EUA, C.W. Anderson é hoje professor na Escola de Jornalismo da Universidade de Leeds, no Reino Unido. A entrevista que aqui citamos foi publicada no Farol Jornalismo, do Medium, e reproduzida no Obervatório da Imprensa do Brasil, com o qual mantemos um acordo de parceria.

Onde os jornalistas revelam uma relação de amor-e-ódio com gravadores Ver galeria

Há jornalistas que fazem questão de dizer que nunca gravaram uma entrevista. Há os que não dispensam o seu gravador de som. Há os que gravam e “filmam” com o telemóvel, explicando que só o vídeo acrescenta a expressão facial.

Há os que são mesmo opostos ao uso do gravador, e explicam porquê. E há os que decidem em que casos se deve levar um gravador  - cuja simples presença pode alterar a disponibilidade do entrevistado.

Há os que se gabam da sua velocidade de escrita e memória do que foi dito, e há os que consideram os que fazem isto como desleixados ou demasiado confiantes. E, finalmente, há situações em que, até por lei [por exemplo nos EUA], não se pode gravar nem filmar nem fotografar.

Matthew Kassel, um freelancer com obra publicada em The New York Times e The Wall Street Journal, interessou-se por esta questão e reuniu os depoimentos de 18 jornalistas sobre os vários lados da questão.

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Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


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