Quinta-feira, 18 de Julho, 2019
Media

Duelo de gigantes na Internet sacrifica os Media

As plataformas das redes sociais têm estado a criar produtos concebidos para prender os editores. Estes, que já vinham há anos a perder dinheiro para empresas como Google e Facebook, adoptam essas ferramentas na esperança de atingirem mais leitores e recolherem receita. Mas muita dessa agitação em torno da publicação de notícias não é mais do que um duelo entre gigantes, que disputam utentes e atenção. Podem os editores ganhar numa luta que não tem, realmente, a ver com eles? É esta a reflexão da jornalista Nushin Rashidian, na Columbia Journalism Review.

A autora faz a lista no primeiro parágrafo: o Snapchat criou o Discover, o Facebook os Instant Articles, a Apple tem as News, o Twitter os Moments, a Google as AMP  -  e todos disponibilizam espaços para publicar conteúdos directamente nas plataformas. Mas não se trata de competirem entre si pelo prestígio do melhor serviço oferecido ao público. É antes uma “caça aos utentes”, em que os editores acabam por ser tratados como “danos colaterais”: 

“As mais públicas exibições de agressão passam-se entre o Facebook e o Snapchat. Esta plataforma rejeitou a oferta do Facebook, para a comprar por três biliões de dólares em 2013, e agora capturou milhões de jovens utilizadores das redes sociais  - por outras palavras, o futuro.” 

Nushin Rashidian descreve em pormenor a “batalha” que tem decorrido, desde Janeiro de 2016, entre Facebook e Snapchat, cada um lançando no mercado ferramentas para tomar ou recuperar audiências ocupadas pelo outro, e em alguns casos criando cópias muito semelhantes aos originais do outro lado. 

Mas no espaço do mercado publicitário, o rival do Facebook não é o Snapchat, mas sim a Google. E na área do vídeo concorre com o Twitter, e agora até com a Amazon. 

“Onde é que tudo isto deixa os editores? A gastarem recursos nesta arena sempre em expansão, na esperança de que o retorno do investimento ultrapasse os custos.” 

“Muitos editores notam as compexidades de ‘como optimizar para plataformas concorrentes, quando aquilo que é óptimo para uma plataforma vai contra o que é óptimo para outra’. Se duas plataformas diferentes permitem, ou optimizam para diferentes extensões de vídeo, é preciso criar duas versões.” (...)  

David Skok, um perito em meios digitais que já trabalhou, entre outros, para os jornais Boston Globe e  Toronto Star, disse:

“Eu sinto que nós somos ‘danos colaterais’ na guerra entre estas plataformas. Elas vão dar a alguns editores uma hipótese de jogo, mas a outros não. Vão dar tratamento favorável a uns e não a outros. Eles já estão a seleccionar os vencedores.”

 

O artigo citado, na íntegra, na Columbia Journalism Review

Connosco
Confirma-se que as más notícias são as que correm mais depressa Ver galeria

Todos ouvimos alguma vez dizer, no início da profissão, que a aterragem segura de mil aviões não é notícia, mas o despenhamento de um só já passa a ser.
A classificação do que é “noticiável” teve sempre alguma preferência por esse lado negativo: “a guerra mais do que a paz, os crimes mais do que a segurança, o conflito mais do que o acordo”.

“Sabemos hoje que nem sempre a audiência segue estas escolhas; muitos encaram os noticiários como pouco mais do que uma fonte de irritação, impotência, ansiedade, stress  e um geral negativismo.”

Sabemos também que cresce a percentagem dos que já se recusam a “consumir” a informação jornalística dominante por terem esta mesma sensação.  

A reflexão inicial é de Joshua Benton, fundador e director do Nieman Journalism Lab, na Universidade de Harvard.

As questões “que incomodam” no Festival Internacional de Jornalismo Ver galeria

Jornalistas e gilets jaunes  tiveram, em Couthures, o seu frente-a-frente de revisão da matéria dada. Terminado o quarto Festival Internacional de Jornalismo, o jornal  Le Monde, seu organizador, conta agora, numa série de reportagens, o que se passou neste evento de Verão nas margens do rio Garonne  - e um dos pontos altos foi uma espécie de “Prós e Contras”, incluindo a sua grande-repórter Florence Aubenas, que encontrou a agressividade das ruas em Dezembro de 2018, mais Céline Pigalle, que chefia a redacção do canal BFM-TV, especialmente detestado pelos manifestantes, e do outro lado seis representantes assumidos do movimento, da região de Marmande.

O debate foi vivo, e a confrontação verbal, por vezes, agressiva. Houve também um esforço de esclarecimento e momentos de auto-crítica.  Depois do “julgamento” final, uma encenação com acusadores (o público), réus (os jornalistas), alguns reconhecendo-se culpados com “circunstâncias atenuantes”, outros assumindo o risco de “prisão perpétua”, a conclusão de uma participante:

“Ficam muito bem as boas decisões durante o Festival. Só que vocês vão esquecer durante onze meses, e voltam iguais para o ano que vem. Mas eu volto também e fico agradecida.”

O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


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Opinião
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Agenda
01
Ago
Composição Fotográfica
09:00 @ Cenjor,Lisboa
21
Ago
Edinburgh TV Festival
09:00 @ Edinburgo, Escócia
27
Ago
Digital Broadcast Media Convention
09:00 @ Lagos, Nigéria
16
Set