Quinta-feira, 19 de Outubro, 2017
Media

O emprego na imprensa da União Europeia caiu mais de metade em 15 anos

Está em curso uma revolução na industria jornalística com origem na internet.

De acordo com estudos divulgados, as redacções têm vindo a ser condicionadas nos seus recursos humanos.

Conforme refere o site electrónico media-tics, em artigo assinado por Miriam Garcimartin, em vez de multiplicar o número de empregos, as redacções mostram-se cada vez mais minguadas, com os jornais generalistas ameaçados de fecho e com o despedimento maciço de colaboradores.

Os jornalistas que conseguiram salvar o seu emprego converteram-se em trabalhadores multitarefa, desdobrando-se pelas redes sociais, enquanto escrevem artigos em qualquer plataforma, incluindo conteúdos audiovisuais.

Para se ter uma ideia da dimensão do problema bastará referir que nos últimos 15 anos a indústria dos editores de imprensa, na União Europeia, perdeu mais de metade do número de empregados, passando de 411.800 para 173.709.

Pelo contrário, os media afectos à internet e aos portais passaram a contar com 66.634 postos de trabalho em 2007, primeiro ano em que há estatísticas, chegando a 206.396 em Setembro de 2016.

Estes números são adiantados pelo Bureau Labor Statistics da EU  que acaba de tornar públicos os dados sobre o emprego na indústria da informação entre Janeiro de 2001 e Setembro de 2016.

Este sector compreende os meios de comunicação tradicionais (jornais, revistas e livros) assim como os meios digitais.

Entretanto, noutros meios de comunicação, os níveis de emprego não se alteraram tanto como na imprensa. A televisão manteve-se bastante estável.

No caso da imprensa, desde o primeiro trimestre de 2001 ao terceiro trimestre de 2016 o número de empresas operacionais na indústria da imprensa reduziu-se de 9.310 para 7.623, ou seja, menos 18,1%.

Por seu lado, desde o primeiro trimestre de 2007 ao terceiro trimestre de 2016, o número de empresas afectas à indústria de publicação na internet e nos motores de busca aumentou de 5.532 para 13.924, isto é, mais 150%.

 

 

 

Connosco
Relatório assinala em Espanha quebra do consumo de TV por assinatura Ver galeria

O consumo doméstico de televisão por assinatura em Espanha, no ano de 2016, foi de 14,5 euros por mês, por habitação, o que significa quase 21% do seu gasto total em tecnologias de informação e comunicação. Esta quantia é 6,5% inferior à de 2015, que se situava numa média de 15,4%. Os dados são do relatório La sociedad en red 2016, elaborado pelo Observatorio Nacional de las Tecnologías de la Sociedad de la Información (ONTSI).

As imagens e as palavras depois da tragédia Ver galeria

A tragédia causada pelos incêndios no centro e norte do País, neste domingo 15 de Outubro, já considerado “o pior dia do ano” em número de ocorrências (mais de 500), simultâneas ou consecutivas, é retratado nas primeiras páginas dos jornais de 17. Quase todos destacam os números das vítimas, somando as de agora às de Pedrógão. Os dois jornais que usam a mesma foto, de três mulheres junto de uma casa destruída, abraçando-se ao lado de uma menina, são também os que procuram as palavras fortes para caracterizar o ocorrido: “Imperdoável” (Correio da Manhã); “Cem mortes sem desculpa” (Jornal de Notícias). 

O Clube

Está formado o Júri que vai apreciar os trabalhos concorrentes ao Prémio de Jornalismo da Lusofonia, instituído pelo Clube Português de Imprensa (CPI) e pelo Jornal Tribuna de Macau (JTM),  com o apoio da Fundação Jorge Álvares.

O Júri será presidido por Dinis de Abreu, em representação do CPI, e integrado pelos jornalistas José Rocha Diniz, fundador e administrador do Jornal Tribuna de Macau, José Carlos de Vasconcelos, director do JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, Carlos Magno, pela Fundação Jorge Álvares e por José António Silva Pires, também do CPI.


ver mais >
Opinião
A comunicação social e a Catalunha
Francisco Sarsfield Cabral
A crise da Catalunha foi, em grande parte, feita para a comunicação social. Os independentistas catalães estavam nos últimos anos a perder adeptos. Uma forma de atrair para a causa os moderados seria provocar Madrid a usar a força policial na região e em particular em Barcelona. Correram mundo as imagens televisivas de polícias nacionais a carregar sobre pessoas que queriam votar no simulacro de referendo. O que descredibilizou...
Ao completar 25 anos, a SIC  cresceu, mas não se emancipou nem libertou o seu criador de preocupações. Francisco Pinto Balsemão, com 80 anos feitos, merecia um sossego que não tem, perante a crise que atingiu o Grupo de media que construiu do zero . Balsemão ganhou vários desafios, alguns deles complexos, desde que lançou o Expresso nos idos de 70 do século passado - o seu “navio-almirante”, como gosta de...
Na semana passada aconteceu o que há muito se esperava – um dos maiores grupos de comunicação anunciou que vai encerrar ou vender a maior parte dos seus títulos de imprensa. A braços com um endividamente gigantesco, acaba por reconhecer que as receitas que obtém, quando existem, são insuficientes para inverter a situação criada ao longo de anos. O cenário actual complica tudo: é devastador folhear um jornal...
Peter Barbey, actual proprietário (desde 2015) do The Village Voice, anunciou em 22 de Agosto o fim da edição impressa do semanário nova-iorquino, após 62 anos de publicação, continuando a ser produzida a versão digital. A edição impressa – gratuita desde há 21 anos -  tinha actualmente uma tiragem de 120 mil exemplares, enquanto a versão digital, segundo a comScore (empresa de análise de...
Num livro colectivo acabado de publicar, simultaneamente, em treze línguas e em dezenas de países espalhados pelo mundo inteiro, cuja versão francesa se intitula, significativamente, L’âge de la Régression: Pourquoi nous vivons un tournant historique[1], Appadurai disserta sobre o «sentimento de cansaço» que, na sua opinião domina a esfera pública. Sentimento de cansaço relativamente à forma de fazer...
Agenda
20
Out
20
Out
Facebook para Jornalistas
12:00 @ Cenjor,Lisboa
23
Out
II Congresso Internacional sobre Competências Mediáticas
16:00 @ Brasil, Faculdade de Comunicação – Universidade Federal de Juiz de Fora , Minas Gerais
23
Out
Atelier de Jornalismo Digital
18:30 @ Cenjor,Lisboa