Quinta-feira, 19 de Outubro, 2017
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Estarão as redes distribuidoras à altura das novas responsabilidades?

As grandes plataformas que se tornaram distribuidoras de notícias tiveram, até muito recentemente, relutância em admitir que eram, finalmente, editoras, e que tinham de assumir responsabilidades como tal. Estão agora a mudar um pouco, mas entre elas e os media propriamente ditos permanece uma enorme desproporção de forças. A jornalista britânica Emily Bell, cuja reflexão sobre esta matéria tem produzido vários textos de referência, faz, em The Guardian, o ponto de situação.

A autora começa por lembrar o ponto a que chegámos. É muito recente a polémica em que Google e Facebook foram confrontados com o facto de, no primeiro caso, os anunciantes encontrarem os seus produtos ao lado de vídeos racistas, ou “jihadistas”, e, no segundo, ter ficado claro que a maior plataforma social se tinha tornado também na maior distribuidora de “factos” inventados e fake news

A perplexidade de Emily Bell põe a questão de saber como é que estas coisas estiveram “escondidas à vista de todos” durante tanto tempo:  “O facto de que só agora a Google está a dar aos anunciantes a lista de todos os canais onde os seus anúncios aparecem é surpreendente; ninguém tinha pedido antes?” 

Sir Martin Sorrell, presidente da grande agência publicitária WPP, é citado sobre esta matéria: “Sempre dissémos que Google, Facebook e outras são empresas de media e têm as mesmas responsabilidades... Não podem mascarar-se como empresas tecnológicas, especialmente quando colocam anúncios.”   

Emily Bell passa às consequências:

“Ao agirem como empresas tecnológicas, mas assumindo, de facto, o papel de editoras, Google, Facebook e outras acabaram por, acidentalmente, projectar um sistema que eleva os conteúdos mais baratos e mais ‘apelativos’ às custas do material mais dispendioso mas menos ‘distribuível’. Qualquer pessoa que queira chegar a um milhão de leitores, com um vídeo mal feito de teorias de conspiração, tem sorte. Mas se quisermos manter uma redacção bem apetrechada para cobrir uma cidade de 200 mil habitantes, descobrimos que não é sustentável.” 

“É o cúmulo da ironia que a moeda das redes sociais, que são os likes e os shares, as mais das vezes estejam directamente relacionados com a agressividade ou o sensacionalismo da notícia. Os media populistas armados, que já nem sequer precisam de pegar num telefone para vender publicidade, ficaram livres para serem tão extremistas quanto queiram. Como disse, em tweet, o troll americano de direita (e personalidade dos media) Mike Cernovich, ‘Conflito é atenção, e atenção é influência’.” 

Emily Bell faz uma comparação entre duas crises:

“Assim como, em 2008, assistimos a uma crise nos mercados financeiros, em 2016 vimos uma semelhante no mercado da informação pública. O paralelo é notável: produtos de má qualidade circularam a alta velocidade através de sistemas de negócio automáticos, fora do controlo mesmo daqueles que os haviam projectado.” 

“À semelhança do Goldman Sachs, Facebook e Google são too big to fail (demasiado grandes para tombarem), mas, ao contrário dos bancos de investimento, os desenvolvimentos políticos dos últimos seis meses galvanizaram uma resposta mais ideológica das chefias das empresas.” (...) 

A curiosidade (misturada de esperança) de Emily Bell é a de ver de que modo os gigantes de Silicon Valley vão agora responder às novas responsabilidades que já não podem negar.

 

O original da autora, na íntegra, em The Guardian

Connosco
“Floriram por Pessanha as rosas bravas, 150 anos depois” - a reportagem vencedora do Prémio de Jornalismo da Lusofonia Ver galeria

Um trabalho sobre Camilo Pessanha, no âmbito das comemorações  dos 150 anos do nascimento do poeta, assinado pela jornalista Sílvia Gonçalves ,  no jornal “Ponto Final” , foi distinguido com o Prémio de Jornalismo da Lusofonia, instituído em parceria pelo Clube Português de Imprensa e pelo Jornal Tribuna de Macau.

Trata-se de uma reportagem com o título “Floriram por Pessanha  as rosas bravas, 150 anos depois”  que o júri, escolheu por unanimidade, realçando “a originalidade da abordagem e a forma como foi construída a narrativa” , reconhecendo que o texto “não se limitou a ser evocativo dos 150 anos de Camilo Pessanha,  contribuindo para o conhecimento do poeta e da sua relação estreita com a lusofonia”.

Isabel Mota abre em Outubro novo ciclo de jantares-debate Ver galeria

O novo ciclo de jantares-debate,  promovido pelo Clube Português de Imprensa, em parceria com o Centro Nacional de Cultura e o  Grémio Literário, vai subordinar-se ao tema genérico “O estado do Estado;  Estado, Sociedade, Opções” e arranca no próximo dia 23 de Outubro, tendo Isabel Mota, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, como oradora convidada.

Isabel Maria de Lucena Vasconcelos Cruz de Almeida Mota, de seu nome completo, nasceu em Lisboa, teve uma educação tradicional, uma adolescência pacata e  passou dois anos em Moçambique,  onde o pai foi colocado em missão.

Licenciou-se em Economia e Finanças, foi assistente no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa e  conselheira na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas, tendo representado  Portugal em várias organizações multilaterais.

O Clube

O cineasta alemão Wim Wenders foi distinguido com o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural, pelo seu contributo para a história multicultural da Europa e dos ideais europeus. Ao ser informado da decisão, Wim Wenders declarou que “a Europa é uma utopia em curso, construída, mais do que por qualquer outra coisa, pelo seu legado cultural”. A cerimónia de entrega do Prémio  - instituído em 2013 pelo Centro Nacional de Cultura, em cooperação com a “Europa Nostra” e o Clube Português de Imprensa -  terá lugar em 24 de Outubro de 2017, na Fundação Calouste Gulbenkian.


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