Terça-feira, 27 de Junho, 2017
Media

Sessenta e quatro por cento da informação digital gratuita é “corta e cola”

Os editores da maioria dos meios de comunicação dos países avançados cometeram um grande erro ao colocar gratuitamente na Internet os conteúdos que ofereciam no papel, e que eram pagos.

Este movimento contribuiu para a ruptura do modelo predominante no mundo, no qual os media eram financiados pela publicidade e pelas vendas. Há uns anos atrás começou a surgir uma nova perspectiva, na qual a informação original de qualidade é paga, mas com um preço baixo e personalizada para milhares de assinantes.

O relatório L'information à tout prix, recentemente publicado em França por Julia Cagé, Marie-Luce Viaud e Nicolas Hervé, chega a conclusão de que 64 por cento da informação digital é “corta e cola”.

Só 21 por cento dos 850 mil artigos analisados no estudo eram originais e metade dos artigos, tinham menos de 20 por cento de conteúdos nativos.

Segundo os autores do estudo, este facto deve-se em grande medida à crescente despovoação das redações dos jornais, que têm estadado a diminuir a um ritmo acelerado.

Os autores calcularam também que a redução de jornalistas vai fazer com que, até 2020, haja menos 30 mil artigos de informação original.

Os meios não têm incentivo económico para produzir informação original, já que o objectivo da carreira é obter “visitas” e para isso é suficiente “cortar e colar”.

 

Por outro lado, os meios tendem a não referir as fontes, só o fazem em 8 por cento dos casos.

Como refere Miguel Ormaetxea, num artigo publicado no site media-tics, esta situação está a criar uma homogeneização crescente dos conteúdos, que torna mais pobre a informação de que a opinião pública dispõe.

Produzir informação original é caro e com a queda do modelo económico anterior, os editores com o recurso ao “corta e cola” estão a "cavar a sua própria sepultura".

Há, no entanto, uma luz ao fundo do túnel: o desenvolvimento de um novo modelo de negócio, de subscrição paga, geralmente de baixo preço, mas que está a aumentar nos grandes meios.

É o caso do The New York Times e também dos britânicos The Times, The Telegraph e do Financial Times.


Mais informação em Media-tics

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Uma foto icónica partilhada por jornais e redes sociais Ver galeria

Há imagens que valem por mil palavras. Esta que reproduzimos acima é uma delas, registada pelo bombeiro Pedro Brás, no segundo dia do incêndio de Pedrogão Grande, quando 13 companheiros se deitaram no chão exaustos, no combate aos fogos.

A foto foi reproduzida, originalmente, pelos jornais espanhóis El Mundo e El Pais e, também, entre outros, pelo site electrónico Observador, doqual retiramos este documento.

Mais tarde, a imagem percorreu mundo, através das redes sociais e tornou-se icónica de uma luta desigual contra uma calamidade em que morreram 64 habitantes de Pedrogão Grande e 254 ficaram feridos, segundo as ultimas estimativas.

A foto foi tirada na manhã de 18 de Junho, e ganhou estatuto de viral. É uma imagem que “fala por si”, representando, simbolicamente, a homenagem a todos os bombeiros que estiveram envolvidos na contenção do  terrível sinistro.

Em pouco tempo, registaram-se cerca de 80 mil partilhas na rede social Facebook, e a  foto ganhou expressão, também, no Twitter e noutros  meios de comunicação social espalhados pelo mundo.

Dirigentes europeus intimam redes sociais a envolverem-se na luta contra o extremismo online Ver galeria
O Clube

 
O Prémio de Jornalismo da Lusofonia é a nova iniciativa promovida pelo Clube Português de Imprensa (CPI) em parceria com o Jornal Tribuna de Macau (JTM), no quadro das comorações que assinalam o 35º aniversário daquele diário de língua portuguesa em Macau.

Com o valor de 10 mil euros e periodicidade anual, o Prémio será atribuído por um Júri constituído por representantes do CPI, do JTM e por personalidades de reconhecido mérito na área do jornalismo ou que se tenham distinguido na defesa, divulgação ou ensino da Língua Portuguesa no Mundo.

Trata-se, pois, de um novo Prémio que, de acordo com o respectivo Regulamento (que inserimos noutro espaço deste site) se destina “a jornalistas e à Imprensa de Língua Portuguesa de todo o Mundo, em suporte papel ou digital”. 


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Opinião
Que terá movido o Sindicato dos Jornalistas (SJ) a questionar o jornal espanhol El Mundo sobre a identidade de  um seu correspondente que cobriu os incêndios de Pedrogão Grande?   Diz a direcção do Sindicato, no respectivo site,  que “ decidiu pedir informações sobre as dúvidas levantadas acerca do suposto jornalista Sebastião Pereira(…)” . O Sindicato levou os seus esforços de...
Dados os muitos terabytes de prosa – sólidamente negativa – com que os media globais saudaram a decisão do presidente Trump, anunciada em discurso na Casa Branca no passado dia 1 de Junho, de retirar os EUA. do Acordo de Paris, seria de esperar uma cobertura exaustiva do tema, ou seja, que nenhum aspecto ou complexidade dessa terrível ameaça para a saúde do planeta escapasse à atenção dos “opinion leaders”, em...
Trump, Macron e a comunicação social
Francisco Sarsfield Cabral

O Presidente Trump está em guerra aberta com a comunicação social americana. E esta, na sua grande maioria, não gosta de Trump. Vários presidentes anteriores foram muito criticados pela Imprensa dos EUA – Reagan, por exemplo. Mas o grau de hostilidade que agora existe entre a Casa Branca e os jornalistas é de nível excepcionalmente alto.

Num livro colectivo acabado de publicar, simultaneamente, em treze línguas e em dezenas de países espalhados pelo mundo inteiro, cuja versão francesa se intitula, significativamente, L’âge de la Régression: Pourquoi nous vivons un tournant historique[1], Appadurai disserta sobre o «sentimento de cansaço» que, na sua opinião domina a esfera pública. Sentimento de cansaço relativamente à forma de fazer...
Fim de semana alucinante, sábado épico, jornada inédita. Muito se tem chamado a este 13 de maio, dia de Fátima, do Santo Padre, do anjo Vitória e do arcanjo Sobral. As notícias, as reportagens, os diretos. O frenesim tem sido imenso. Aliás já começou há uns dias. Amanhã, depois do nascer do sol, era bom que houvesse alguma reflexão sobre o que se passou. Será que tanta agitação na...
Agenda
11
Jul
Exposição de Jornais Centenários em Bruxelas
09:00 @ Parlamento Europeu, Bruxelas
12
Jul
Curso de Verão “Jornalismo de Investigação”
09:00 @ Universidade Internacional Menéndez Pelayo, Santander
13
Jul
Westminster Media Forum
09:00 @ Central London, Londres
27
Jul
Festival de Jornalismos de Verão
09:00 @ Couthures, França