Quarta-feira, 14 de Novembro, 2018
Media

Sessenta e quatro por cento da informação digital gratuita é “corta e cola”

Os editores da maioria dos meios de comunicação dos países avançados cometeram um grande erro ao colocar gratuitamente na Internet os conteúdos que ofereciam no papel, e que eram pagos.

Este movimento contribuiu para a ruptura do modelo predominante no mundo, no qual os media eram financiados pela publicidade e pelas vendas. Há uns anos atrás começou a surgir uma nova perspectiva, na qual a informação original de qualidade é paga, mas com um preço baixo e personalizada para milhares de assinantes.

O relatório L'information à tout prix, recentemente publicado em França por Julia Cagé, Marie-Luce Viaud e Nicolas Hervé, chega a conclusão de que 64 por cento da informação digital é “corta e cola”.

Só 21 por cento dos 850 mil artigos analisados no estudo eram originais e metade dos artigos, tinham menos de 20 por cento de conteúdos nativos.

Segundo os autores do estudo, este facto deve-se em grande medida à crescente despovoação das redações dos jornais, que têm estadado a diminuir a um ritmo acelerado.

Os autores calcularam também que a redução de jornalistas vai fazer com que, até 2020, haja menos 30 mil artigos de informação original.

Os meios não têm incentivo económico para produzir informação original, já que o objectivo da carreira é obter “visitas” e para isso é suficiente “cortar e colar”.

 

Por outro lado, os meios tendem a não referir as fontes, só o fazem em 8 por cento dos casos.

Como refere Miguel Ormaetxea, num artigo publicado no site media-tics, esta situação está a criar uma homogeneização crescente dos conteúdos, que torna mais pobre a informação de que a opinião pública dispõe.

Produzir informação original é caro e com a queda do modelo económico anterior, os editores com o recurso ao “corta e cola” estão a "cavar a sua própria sepultura".

Há, no entanto, uma luz ao fundo do túnel: o desenvolvimento de um novo modelo de negócio, de subscrição paga, geralmente de baixo preço, mas que está a aumentar nos grandes meios.

É o caso do The New York Times e também dos britânicos The Times, The Telegraph e do Financial Times.


Mais informação em Media-tics

Connosco
Agravam-se as ameças sobre os jornalistas na Europa Ver galeria

Jornalistas queimados em efígie, insultados e ameaçados, desacreditados pelos dirigentes dos seus próprios países. Processados, assaltados, alvo de ameaças de violação ou de morte, e em vários casos efectivamente assassinados. É este, hoje, o ambiente em que trabalham muitos jornalistas na Europa.

A organização Index on Censorship, com o apoio da Federação Europeia de Jornalistas, reuniu no relatório Mapping Media Freedom mais de três mil episódios de situações deste tipo, registadas desde Maio de 2004. A informação recolhida apresenta os jornalistas e os media onde trabalham como alvos de dirigentes políticos, empresas e mesmo o público em geral  -  mas algumas tendências principais são destacadas e apontadas neste trabalho. O objectivo é fornecer indicações úteis aos legisladores e a quantos desejem continuar a defender o ambiente favorável a uma Imprensa independente e pluralista.

Marçal Grilo abre novo ciclo de jantares-debate em Novembro Ver galeria

O Clube Português de Imprensa, o Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário juntam-se, novamente,para promover um novo ciclo de jantares-debate, desta vez subordinado ao tema “Portugal: que País vai a votos?

Será orador convidado, no próximo dia 22 de Novembro, Eduardo Marçal Grilo, antigo ministro da Educação e administrador da Fundação Gulbenkian, que tem dedicado à problemática do ensino e às causas da cultura e da ciência o essencial da sua actividade de intelectual, de homem político e enquanto docente.

O Clube

Bettany Hughes, inglesa, historiadora, autora e também editora e apresentadora de programas de televisão e de rádio, é a vencedora do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural 2018.

O Prémio pretende homenagear a personalidade excecional de Hughes, demonstrada repetidamente na sua maneira de comunicar o passado de forma popular e entusiasmante.

A cerimónia de atribuição do prémio terá lugar no dia 15 de novembro 2018 na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.


ver mais >
Opinião
1.Segundo um estudo da Marktest sobre a utilização que os portugueses fazem das redes sociais 65.9% dos inquiridos referem o Facebook, 16.4% indicam o Instagram, 8.3% oWhatsApp, 4% o Youtube e 5.4% outras redes. O estudo sublinha que esta predominância do Facebook não é transversal a toda a população: “Entre os jovens utilizadores de redes sociais, os resultados de 2018 mostram uma inversão das redes visitadas com mais...
Há cerca de um ano, António Barreto  costumava assinar uma assertiva coluna de opinião no Diário de Noticias, entretanto desaparecida como outras, sem deixar rasto. Numa delas,  reconhecia ser “simplesmente desmoralizante. Ver e ouvir os serviços de notícias das três ou quatro estações de televisão” . E comentava, a propósito,  que  “a vulgaridade é sinal de verdade. A...
Ironias de uma tragédia
Francisco Sarsfield Cabral
O horrível assassinato de um jornalista saudita no consulado do seu país em Istambul tem várias e graves implicações políticas. Embaraça Trump, que logo no início do seu mandato decidiu apoiar a Arábia Saudita, contra o seu ódio de estimação, o Irão. Por outro lado, ninguém acredita que o até aqui todo poderoso príncipe herdeiro saudita, M. bin Salman, seja alheio ao crime. Pelo...
Em meados do séc. XVIII, os parisienses que quisessem manter-se “au courant” àcerca do andamento da Guerra dos Sete Anos (iniciada em 1756) não tinham muitas escolhas. Se fizessem parte, dentre os 600 mil habitantes da capital francesa, da minoria que sabia ler – menos de metade dos homens e uma quarta parte das mulheres – e também estivessem entre os poucos privilegiados que podiam dar-se ao luxo de comprar um jornal, tinham três...
Agenda
14
Nov
News Xchange 2018
09:00 @ Edinburgo, Escócia
14
Nov
10ª Conferência Comunicação e Jornalismo
10:00 @ Universidade Lusófona, Lisboa
17
Nov
Google Analytics para Jornalistas
09:00 @ Cenjor,Lisboa
19
Nov