Sexta-feira, 25 de Maio, 2018
Media

Complementaridade entre Imprensa física e digital proposta pela Presstalis

A revolução digital caminha no sentido da “desmaterialização” do texto impresso, que lemos agora em “páginas” que se acendem e apagam. Significa isto uma “guerra dos mundos” com desfecho de uma substituição do físico pelo virtual? Anne-Marie Couderc, Presidente de Presstalis, a grande distribuidora de Imprensa em França, entende que não, e propõe uma complementaridade, com modernização dos postos de venda, que devem ser “atraentes” e espaços de convívio pessoal.

O debate sobre estas questões parece interminável, para muitos, e inútil para outros. O desaparecimento do jornal em papel estaria já definido pelas leis da História como inevitável. Mas o comunicado da Presstalis  - anunciando o livro acabado de sair, de Anne-Marie Couderc -  diz que, embora os editores de Imprensa procurem “novos modelos económicos, tendo em conta os movimentos da nossa sociedade”, a verdade é que “a Imprensa em papel continua a ser uma realidade e proporciona aos mesmos editores o essencial dos seus recursos, em matéria de vendas”.

 

Intitulado “O Melhor dos dois Mundos – virtual e físico ao serviço da proximidade”, o livro é uma reflexão sobre uma causa que a autora não considera perdida nem derrotada, propondo antes um acordo de complementaridade, que Anne-Marie Couderc entende que tem futuro. A sua aposta parte da ideia de que a revolução digital, finalmente, reforça a nossa necessidade de proximidade.

 

Como diz uma rescenção do texto, “se o digital é uma ferramenta, a relação humana, fundada no contacto físico, é antes uma necessidade, um dado universal, uma das alavancas do comércio e da qualidade de vida”.

 

Mesmo os números não chegam para desvalorizar esta descrição como utópica. Anne-Marie Couderc explica que, “mesmo estando a baixar, a Imprensa física representa ainda uma realidade muito poderosa. Todos os dias, dez milhões de pessoas vão aos quiosques. E todos os anos 2,6 biliões de exemplares saem dos vendedores de jornais. É preciso fazer deles locais de vida e de convívio”. (...)

 

A Presstalis distribui todos os anos quatro mil títulos franceses e estrangeiros em 25 mil postos de venda espalhados por todo o território. O grupo assegura, igualmente, a exportação da Imprensa francesa para uma centena de países e a distribuição dos principais títulos da Imprensa estrangeira em França.

 

 

Mais informação na Presstalis e em Le Figaro, cuja entrevista com Anne-Marie Couderc pode ser escutada, em francês, neste vídeo

Connosco
Os jornalistas têm o dever de resistir à manipulação Ver galeria

A opinião pública é hoje atingida pelo “maior caudal informativo da História”, mas esta informação chega aos cidadãos “cheia de verdades e mentiras, de realidade e ficção, de razões e emoções, muitas vezes parcial e sem contexto”. Um relativismo crescente provoca “que se confunda o verosímil com o verdadeiro, sem qualquer verificação”; e “dilui as fronteiras entre a verdade e a mentira, reduzindo a zero o valor moral da primeira e a recusa da segunda”.

Por estes motivos, “o jornalismo do futuro, sem o qual não podemos imaginar uma sociedade aberta com cidadãos livres, enfrenta agora o desafio de restaurar o valor e o mérito da verdade”. É esta a reflexão estruturante de um trabalho do jornalista Fernando González Urbaneja, na 35ª edição da revista Cuadernos de Periodistas, da Asociación de la Prensa de Madrid, com a qual mantemos um acordo de parceria.

Mário Centeno: “Há sempre alternativas”, mas “os riscos estão sempre presentes” Ver galeria

O exercício de cargos de governo “é uma missão de serviço público” e, portanto, de “representação de escolhas colectivas”, as quais devem ser feitas entre opções bem clarificadas perante a sociedade. Porque “há sempre alternativas”. Mas é também verdade que a alternativa pode significar opções de “regresso a algo por que Portugal já passou”, sabendo que “os riscos estão sempre presentes”. Foi esta a linha de discurso de Mário Centeno, Ministro das Finanças, orador convidado no jantar-debate promovido pelo Clube Português de Imprensa, em parceria com o Centro Nacional de Cultura e o Grémio Literário, sob o tema que tem presidido a esta série - “O estado do Estado: Estado, Sociedade, Opções”.

O Clube


Este
site do Clube Português de Imprensa nasceu  em Novembro de 2015. Poderia ter sido lançado, como outros congéneres, apenas com o objectivo de ser um espaço informativo sobre as actividades prosseguidas pelo Clube e uma memória permanente do seu histórico  de quase meio século . Mas foi mais ambicioso.

Nestes dois anos decorridos quisemos ser, também, um espaço de reflexão sobre as questões mais prementes que se colocam hoje aos jornalistas e às empresas jornalísticas, perante a mudança de paradigma, com efeitos dramáticos em não poucos casos.

Os trabalhos inseridos e arquivados neste site constituem já um acervo invulgar , até pela estranha desatenção com que os media generalistas  seguem o fenómeno, que está a afectá-los gravemente e do qual  serão, afinal, as primeiras vítimas.

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