Quinta-feira, 18 de Julho, 2019
Media

Complementaridade entre Imprensa física e digital proposta pela Presstalis

A revolução digital caminha no sentido da “desmaterialização” do texto impresso, que lemos agora em “páginas” que se acendem e apagam. Significa isto uma “guerra dos mundos” com desfecho de uma substituição do físico pelo virtual? Anne-Marie Couderc, Presidente de Presstalis, a grande distribuidora de Imprensa em França, entende que não, e propõe uma complementaridade, com modernização dos postos de venda, que devem ser “atraentes” e espaços de convívio pessoal.

O debate sobre estas questões parece interminável, para muitos, e inútil para outros. O desaparecimento do jornal em papel estaria já definido pelas leis da História como inevitável. Mas o comunicado da Presstalis  - anunciando o livro acabado de sair, de Anne-Marie Couderc -  diz que, embora os editores de Imprensa procurem “novos modelos económicos, tendo em conta os movimentos da nossa sociedade”, a verdade é que “a Imprensa em papel continua a ser uma realidade e proporciona aos mesmos editores o essencial dos seus recursos, em matéria de vendas”.

 

Intitulado “O Melhor dos dois Mundos – virtual e físico ao serviço da proximidade”, o livro é uma reflexão sobre uma causa que a autora não considera perdida nem derrotada, propondo antes um acordo de complementaridade, que Anne-Marie Couderc entende que tem futuro. A sua aposta parte da ideia de que a revolução digital, finalmente, reforça a nossa necessidade de proximidade.

 

Como diz uma rescenção do texto, “se o digital é uma ferramenta, a relação humana, fundada no contacto físico, é antes uma necessidade, um dado universal, uma das alavancas do comércio e da qualidade de vida”.

 

Mesmo os números não chegam para desvalorizar esta descrição como utópica. Anne-Marie Couderc explica que, “mesmo estando a baixar, a Imprensa física representa ainda uma realidade muito poderosa. Todos os dias, dez milhões de pessoas vão aos quiosques. E todos os anos 2,6 biliões de exemplares saem dos vendedores de jornais. É preciso fazer deles locais de vida e de convívio”. (...)

 

A Presstalis distribui todos os anos quatro mil títulos franceses e estrangeiros em 25 mil postos de venda espalhados por todo o território. O grupo assegura, igualmente, a exportação da Imprensa francesa para uma centena de países e a distribuição dos principais títulos da Imprensa estrangeira em França.

 

 

Mais informação na Presstalis e em Le Figaro, cuja entrevista com Anne-Marie Couderc pode ser escutada, em francês, neste vídeo

Connosco
Confirma-se que as más notícias são as que correm mais depressa Ver galeria

Todos ouvimos alguma vez dizer, no início da profissão, que a aterragem segura de mil aviões não é notícia, mas o despenhamento de um só já passa a ser.
A classificação do que é “noticiável” teve sempre alguma preferência por esse lado negativo: “a guerra mais do que a paz, os crimes mais do que a segurança, o conflito mais do que o acordo”.

“Sabemos hoje que nem sempre a audiência segue estas escolhas; muitos encaram os noticiários como pouco mais do que uma fonte de irritação, impotência, ansiedade, stress  e um geral negativismo.”

Sabemos também que cresce a percentagem dos que já se recusam a “consumir” a informação jornalística dominante por terem esta mesma sensação.  

A reflexão inicial é de Joshua Benton, fundador e director do Nieman Journalism Lab, na Universidade de Harvard.

As questões “que incomodam” no Festival Internacional de Jornalismo Ver galeria

Jornalistas e gilets jaunes  tiveram, em Couthures, o seu frente-a-frente de revisão da matéria dada. Terminado o quarto Festival Internacional de Jornalismo, o jornal  Le Monde, seu organizador, conta agora, numa série de reportagens, o que se passou neste evento de Verão nas margens do rio Garonne  - e um dos pontos altos foi uma espécie de “Prós e Contras”, incluindo a sua grande-repórter Florence Aubenas, que encontrou a agressividade das ruas em Dezembro de 2018, mais Céline Pigalle, que chefia a redacção do canal BFM-TV, especialmente detestado pelos manifestantes, e do outro lado seis representantes assumidos do movimento, da região de Marmande.

O debate foi vivo, e a confrontação verbal, por vezes, agressiva. Houve também um esforço de esclarecimento e momentos de auto-crítica.  Depois do “julgamento” final, uma encenação com acusadores (o público), réus (os jornalistas), alguns reconhecendo-se culpados com “circunstâncias atenuantes”, outros assumindo o risco de “prisão perpétua”, a conclusão de uma participante:

“Ficam muito bem as boas decisões durante o Festival. Só que vocês vão esquecer durante onze meses, e voltam iguais para o ano que vem. Mas eu volto também e fico agradecida.”

O Clube


Lançado em Novembro de 2015, este site tem vindo a conquistar uma audiência crescente, traduzida no número de visitantes e de sessões e do tempo médio despendido. É reconfortante e  encorajador, para um projecto concebido para ser um espaço de informação e de reflexão sobre os problemas que se colocam, de uma forma cada vez mais aguda, ao jornalismo e aos  media.

Observa-se , aliás, ressalvadas as excepções , que a problemática dos media , desde a precariedade  dos seus quadros às incertezas do futuro -  quer no plano tecnológico  quer no editorial - , raramente  constitui  tema de debate  nas páginas dos jornais, e menos ainda nas  suas versões  online ou nos audiovisuais. É um assunto quase tabú.


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Opinião
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“Fake news”, ontem e hoje
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09:00 @ Lagos, Nigéria
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Set