Terça-feira, 27 de Junho, 2017
Media

"Robots" baralham medição de audiências da publicidade digital

As novas tecnologias digitais permitem identificar, pela “pegada” que deixa o seu tráfego online, o perfil de cada consumidor. Logo, podem fornecer aos anunciantes interessados a possibilidade de adquirirem publicidade em tempo real, surpreendendo o utente com ofertas das coisas que de facto lhe interessam. Mas o rigor destes procedimentos é posto em causa por Miguel Ormaetxea, editor de Media-Tics, segundo o qual prometeram-nos o céu mas o resultado foi um inferno: “Todos mentem nas audiências, não há um sistema fiável de medição, estando todos contaminados pelos robots que alimentam a fraude.”

 

A sua indignação fundamenta-se num relatório da ANA – Association of National Advertisers, dos EUA, segundo o qual, afirma, “quase uma quarta parte dos anúncios de vídeos não são vistos por humanos, mas sim por robots”, e “este falso tráfego vai custar este ano aos anunciantes cerca de 6.300 milhões de dólares”. 

A acrescentar a esta fraude, o mercado da publicidade programática é dominado por “um duopólio, Google e Facebook, que ficam com a parte do leão e também com a das hienas”. 

A acusação fundamental de Miguel Ormaetxea é a de que o mercado do tráfego online “não está regulamentado”. E cita uma noticia muito recente sobre os problemas que o Google tem estado a encontrar:

“Uma investigação revelou que anúncios patrocinados por empresas como Sainbury’s e L’Oreal aparecem junto de conteúdos totalmente inapropriados, incluindo um pregador egípcio do islamismo radical. O Google apressou-se a pedir desculpas, mas vários anunciantes afirmaram já que deixam esta plataforma.” 

Quanto à falta de rigor dos instrumentos de medida das audiências, o autor afirma que, em Espanha, “os meios digitais vêem com bons olhos o processo que foi aberto pela AIMC – Asociación para la Investigación de Medios de Comunicación e o IAB – Interactive Advertising Bureau para encontrarem um novo medidor”.

 

Mais informação no texto original, em Media-Tics; a imagem é da infografia elaborada em 2014 pelo IAB de Espanha, para explicar o mecanismo da publicidade programática

Connosco
Uma foto icónica partilhada por jornais e redes sociais Ver galeria

Há imagens que valem por mil palavras. Esta que reproduzimos acima é uma delas, registada pelo bombeiro Pedro Brás, no segundo dia do incêndio de Pedrogão Grande, quando 13 companheiros se deitaram no chão exaustos, no combate aos fogos.

A foto foi reproduzida, originalmente, pelos jornais espanhóis El Mundo e El Pais e, também, entre outros, pelo site electrónico Observador, doqual retiramos este documento.

Mais tarde, a imagem percorreu mundo, através das redes sociais e tornou-se icónica de uma luta desigual contra uma calamidade em que morreram 64 habitantes de Pedrogão Grande e 254 ficaram feridos, segundo as ultimas estimativas.

A foto foi tirada na manhã de 18 de Junho, e ganhou estatuto de viral. É uma imagem que “fala por si”, representando, simbolicamente, a homenagem a todos os bombeiros que estiveram envolvidos na contenção do  terrível sinistro.

Em pouco tempo, registaram-se cerca de 80 mil partilhas na rede social Facebook, e a  foto ganhou expressão, também, no Twitter e noutros  meios de comunicação social espalhados pelo mundo.

Dirigentes europeus intimam redes sociais a envolverem-se na luta contra o extremismo online Ver galeria
O Clube

 
O Prémio de Jornalismo da Lusofonia é a nova iniciativa promovida pelo Clube Português de Imprensa (CPI) em parceria com o Jornal Tribuna de Macau (JTM), no quadro das comorações que assinalam o 35º aniversário daquele diário de língua portuguesa em Macau.

Com o valor de 10 mil euros e periodicidade anual, o Prémio será atribuído por um Júri constituído por representantes do CPI, do JTM e por personalidades de reconhecido mérito na área do jornalismo ou que se tenham distinguido na defesa, divulgação ou ensino da Língua Portuguesa no Mundo.

Trata-se, pois, de um novo Prémio que, de acordo com o respectivo Regulamento (que inserimos noutro espaço deste site) se destina “a jornalistas e à Imprensa de Língua Portuguesa de todo o Mundo, em suporte papel ou digital”. 


ver mais >
Opinião
Que terá movido o Sindicato dos Jornalistas (SJ) a questionar o jornal espanhol El Mundo sobre a identidade de  um seu correspondente que cobriu os incêndios de Pedrogão Grande?   Diz a direcção do Sindicato, no respectivo site,  que “ decidiu pedir informações sobre as dúvidas levantadas acerca do suposto jornalista Sebastião Pereira(…)” . O Sindicato levou os seus esforços de...
Dados os muitos terabytes de prosa – sólidamente negativa – com que os media globais saudaram a decisão do presidente Trump, anunciada em discurso na Casa Branca no passado dia 1 de Junho, de retirar os EUA. do Acordo de Paris, seria de esperar uma cobertura exaustiva do tema, ou seja, que nenhum aspecto ou complexidade dessa terrível ameaça para a saúde do planeta escapasse à atenção dos “opinion leaders”, em...
Trump, Macron e a comunicação social
Francisco Sarsfield Cabral

O Presidente Trump está em guerra aberta com a comunicação social americana. E esta, na sua grande maioria, não gosta de Trump. Vários presidentes anteriores foram muito criticados pela Imprensa dos EUA – Reagan, por exemplo. Mas o grau de hostilidade que agora existe entre a Casa Branca e os jornalistas é de nível excepcionalmente alto.

Num livro colectivo acabado de publicar, simultaneamente, em treze línguas e em dezenas de países espalhados pelo mundo inteiro, cuja versão francesa se intitula, significativamente, L’âge de la Régression: Pourquoi nous vivons un tournant historique[1], Appadurai disserta sobre o «sentimento de cansaço» que, na sua opinião domina a esfera pública. Sentimento de cansaço relativamente à forma de fazer...
Fim de semana alucinante, sábado épico, jornada inédita. Muito se tem chamado a este 13 de maio, dia de Fátima, do Santo Padre, do anjo Vitória e do arcanjo Sobral. As notícias, as reportagens, os diretos. O frenesim tem sido imenso. Aliás já começou há uns dias. Amanhã, depois do nascer do sol, era bom que houvesse alguma reflexão sobre o que se passou. Será que tanta agitação na...
Agenda
11
Jul
Exposição de Jornais Centenários em Bruxelas
09:00 @ Parlamento Europeu, Bruxelas
12
Jul
Curso de Verão “Jornalismo de Investigação”
09:00 @ Universidade Internacional Menéndez Pelayo, Santander
13
Jul
Westminster Media Forum
09:00 @ Central London, Londres
27
Jul
Festival de Jornalismos de Verão
09:00 @ Couthures, França