Quinta-feira, 19 de Outubro, 2017
Media

Jornalistas latino-americanos criam revista colectiva global

Jornalistas de diferentes países criaram um novo meio a partir do qual pretendem dar uma “versão latino-americana do que acontece no mundo”.

A notícia surgiu publicada num artigo de Miriam Garcimartin no site media-tics, e refere que este projecto, a “Revista Late”, é um novo meio digital, lançado a 14 de Março em Bogotá, com a originalidade de não precisaR de redacção.

Seis jornalistas da Argentina, Equador, Chile, Colômbia, Cuba e México mantiveram durante meses conversações via Skype, para dar forma a esta iniciativa colectiva. 

No respectivo site é explicado que o Conselho Editorial, pediu aos editores um plano para servir como carta de apresentação da revista. Desta forma nasceu um manifesto, no qual explicam quais são os objectivos, dos quais se destacam:

 

O que é a ‘Late’?
-Uma revista que pretende retirar a narrativa e o monopólio da opinião de mercado. Que não quer impor uma narrativa única.

-Um contador e multiplicador de histórias “porque o mercado nos tem retirado a palavra".

-Um simulacro. Um palpitar essencial, porque há histórias que “estão prontas a serem contadas”.

-Um conversor de "lixo editorial" num colibri talhado em jade. Um criador de uma carta gourmet, que apresenta um menu de baixo valor nutritivo, num hotel de 5 estrelas.

-Os órfãos dos donos editorias e os desterrados das redacções, por necessidade..

 

O que não é a ‘Late’?
-Um meio que pretenda impor uma narrativa única da realidade.

-A voz de ninguém.

-Os herdeiros de García Márquez ;

-Parte de uma máquina multinacional de informação vazia e inútil, sujeia à ditadura do clic e à futilidade das estatísticas. Não fazemos jornalismo para ter em troca um centavo ou um like.

-Reféns de dinastias jornalísticas que sugerem adoptar uma posição politica particular.

-Porta-vozes de um poder fictício, que viaja em contramão do bem comum;

-Um meio de enriquecimento, sem enriquecer ninguém.

 

A revista inclui as secções Água, Ar, Fogo e Terra e um Quinto Elemento, que é composto por trabalhos de investigação que serão realizados em conjunto. A sua principal ferramenta é o texto, mas sendo digital, utilizará podcasts, vídeos, reportagens audiovisuais ou tecnologia cinematográfica.


O facto de não ter uma sede fisica, permite não estar em nenhum país, mas estar em todos. O contacto realiza-se através de videoconferência com a ambição de conseguir num ano, pelo menos, um colaborador em cada país latino-americano.


Quanto ao financiamento, pretendem criar quatro ou cinco formas distintas para obter receitas. Entre estas, está a Loja Late , e a Escola Late, que oferecerá um primeiro atelier online gratuito, mas a ideia, no futuro, é que esse conteúdo passe a ser pago.

”É um meio que quer ser rentável, não para um proprietário, mas para uma rede de profissionais,” afirmam os fundadores da revista.

 

 

Connosco
Relatório assinala em Espanha quebra do consumo de TV por assinatura Ver galeria

O consumo doméstico de televisão por assinatura em Espanha, no ano de 2016, foi de 14,5 euros por mês, por habitação, o que significa quase 21% do seu gasto total em tecnologias de informação e comunicação. Esta quantia é 6,5% inferior à de 2015, que se situava numa média de 15,4%. Os dados são do relatório La sociedad en red 2016, elaborado pelo Observatorio Nacional de las Tecnologías de la Sociedad de la Información (ONTSI).

As imagens e as palavras depois da tragédia Ver galeria

A tragédia causada pelos incêndios no centro e norte do País, neste domingo 15 de Outubro, já considerado “o pior dia do ano” em número de ocorrências (mais de 500), simultâneas ou consecutivas, é retratado nas primeiras páginas dos jornais de 17. Quase todos destacam os números das vítimas, somando as de agora às de Pedrógão. Os dois jornais que usam a mesma foto, de três mulheres junto de uma casa destruída, abraçando-se ao lado de uma menina, são também os que procuram as palavras fortes para caracterizar o ocorrido: “Imperdoável” (Correio da Manhã); “Cem mortes sem desculpa” (Jornal de Notícias). 

O Clube

Está formado o Júri que vai apreciar os trabalhos concorrentes ao Prémio de Jornalismo da Lusofonia, instituído pelo Clube Português de Imprensa (CPI) e pelo Jornal Tribuna de Macau (JTM),  com o apoio da Fundação Jorge Álvares.

O Júri será presidido por Dinis de Abreu, em representação do CPI, e integrado pelos jornalistas José Rocha Diniz, fundador e administrador do Jornal Tribuna de Macau, José Carlos de Vasconcelos, director do JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias, Carlos Magno, pela Fundação Jorge Álvares e por José António Silva Pires, também do CPI.


ver mais >
Opinião
A comunicação social e a Catalunha
Francisco Sarsfield Cabral
A crise da Catalunha foi, em grande parte, feita para a comunicação social. Os independentistas catalães estavam nos últimos anos a perder adeptos. Uma forma de atrair para a causa os moderados seria provocar Madrid a usar a força policial na região e em particular em Barcelona. Correram mundo as imagens televisivas de polícias nacionais a carregar sobre pessoas que queriam votar no simulacro de referendo. O que descredibilizou...
Ao completar 25 anos, a SIC  cresceu, mas não se emancipou nem libertou o seu criador de preocupações. Francisco Pinto Balsemão, com 80 anos feitos, merecia um sossego que não tem, perante a crise que atingiu o Grupo de media que construiu do zero . Balsemão ganhou vários desafios, alguns deles complexos, desde que lançou o Expresso nos idos de 70 do século passado - o seu “navio-almirante”, como gosta de...
Na semana passada aconteceu o que há muito se esperava – um dos maiores grupos de comunicação anunciou que vai encerrar ou vender a maior parte dos seus títulos de imprensa. A braços com um endividamente gigantesco, acaba por reconhecer que as receitas que obtém, quando existem, são insuficientes para inverter a situação criada ao longo de anos. O cenário actual complica tudo: é devastador folhear um jornal...
Peter Barbey, actual proprietário (desde 2015) do The Village Voice, anunciou em 22 de Agosto o fim da edição impressa do semanário nova-iorquino, após 62 anos de publicação, continuando a ser produzida a versão digital. A edição impressa – gratuita desde há 21 anos -  tinha actualmente uma tiragem de 120 mil exemplares, enquanto a versão digital, segundo a comScore (empresa de análise de...
Num livro colectivo acabado de publicar, simultaneamente, em treze línguas e em dezenas de países espalhados pelo mundo inteiro, cuja versão francesa se intitula, significativamente, L’âge de la Régression: Pourquoi nous vivons un tournant historique[1], Appadurai disserta sobre o «sentimento de cansaço» que, na sua opinião domina a esfera pública. Sentimento de cansaço relativamente à forma de fazer...
Agenda
20
Out
20
Out
Facebook para Jornalistas
12:00 @ Cenjor,Lisboa
23
Out
II Congresso Internacional sobre Competências Mediáticas
16:00 @ Brasil, Faculdade de Comunicação – Universidade Federal de Juiz de Fora , Minas Gerais
23
Out
Atelier de Jornalismo Digital
18:30 @ Cenjor,Lisboa