Quinta-feira, 19 de Outubro, 2017
Media

Mil e um truques na "indústria" da desinformação

Num artigo publicado no Le Monde, Adrien Sénécat descreve os métodos empregues pelos sites enganadores para difundir falsas informações, sem se ser apanhado.

Um exame detalhado de rumores feitos pelos descodificadores, quando foi lançado o Décodex, mostra que os artesãos da propaganda usam métodos cada vez mais hábeis:

A Máscara

No universo numérico onde a identificação das fontes de informação é difícil para o leitor, é simples criar sites ou plataformas com informação neutra, que servem de máscara insidiosa, e que misturam conteúdos inofensivos com propaganda ou falsas noticias.

 

Usurpação da identidade dos outros

Uma das técnicas correntes, é a de criar sites que usam o URL (identificação) de outro. Há também outos métodos de usurpação de identidade, como por exemplo o de usar endereços sem ser o do seu site, para publicar artigos nas redes sociais, fazendo-se passar por outro.

Podemos verificar se o site é original ao navegar nele ou usando a ferramenta Décodex.

 

Manipular factos e imagens

Está a ficar cada vez mais simples detectar informações falsas como por exemplo fotomontagens, citações inventadas, etc. Mas, alguns falsificadores tornaram-se mestres da manipulação …. É comum utilizar imagens verdadeiras fora do seu contexto para lhes dar outro sentido, e apoderar-se de histórias reais colocando-as fora das circunstâncias.

 

Ocultar propaganda em artigos inócuos

Outra dificuldade é a de, ao consultar um site que reúne conteúdos de várias fontes na sua maioria fiáveis, distinguir aquelas que podem ser enganosas.

 

Esconder erros

Para poder difundir informações falsas é fundamental manter a credibilidade e esconder os erros. Adrien Sénécat refere, no seu artigo, que verificou em alguns sites situações estranhas, nomeadamente, momentos em que parece que, ao mesmo tempo milhares de artigos são publicados, muitos outros são suprimidos logo após a sua publicação original.

 

Escapar a perseguições

Apesar de serem conhecidos por prestar falsas informações, alguns sites conseguem complicar o trabalho da justiça, graças às leis que estão em vigor.

 

No artigo completo publicado no Le Monde são descritos casos concretos das diversas situações aqui referidas.

 

Connosco
“Floriram por Pessanha as rosas bravas, 150 anos depois” - a reportagem vencedora do Prémio de Jornalismo da Lusofonia Ver galeria

Um trabalho sobre Camilo Pessanha, no âmbito das comemorações  dos 150 anos do nascimento do poeta, assinado pela jornalista Sílvia Gonçalves ,  no jornal “Ponto Final” , foi distinguido com o Prémio de Jornalismo da Lusofonia, instituído em parceria pelo Clube Português de Imprensa e pelo Jornal Tribuna de Macau.

Trata-se de uma reportagem com o título “Floriram por Pessanha  as rosas bravas, 150 anos depois”  que o júri, escolheu por unanimidade, realçando “a originalidade da abordagem e a forma como foi construída a narrativa” , reconhecendo que o texto “não se limitou a ser evocativo dos 150 anos de Camilo Pessanha,  contribuindo para o conhecimento do poeta e da sua relação estreita com a lusofonia”.

Isabel Mota abre em Outubro novo ciclo de jantares-debate Ver galeria

O novo ciclo de jantares-debate,  promovido pelo Clube Português de Imprensa, em parceria com o Centro Nacional de Cultura e o  Grémio Literário, vai subordinar-se ao tema genérico “O estado do Estado;  Estado, Sociedade, Opções” e arranca no próximo dia 23 de Outubro, tendo Isabel Mota, presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, como oradora convidada.

Isabel Maria de Lucena Vasconcelos Cruz de Almeida Mota, de seu nome completo, nasceu em Lisboa, teve uma educação tradicional, uma adolescência pacata e  passou dois anos em Moçambique,  onde o pai foi colocado em missão.

Licenciou-se em Economia e Finanças, foi assistente no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa e  conselheira na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas, tendo representado  Portugal em várias organizações multilaterais.

O Clube

O cineasta alemão Wim Wenders foi distinguido com o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural, pelo seu contributo para a história multicultural da Europa e dos ideais europeus. Ao ser informado da decisão, Wim Wenders declarou que “a Europa é uma utopia em curso, construída, mais do que por qualquer outra coisa, pelo seu legado cultural”. A cerimónia de entrega do Prémio  - instituído em 2013 pelo Centro Nacional de Cultura, em cooperação com a “Europa Nostra” e o Clube Português de Imprensa -  terá lugar em 24 de Outubro de 2017, na Fundação Calouste Gulbenkian.


ver mais >
Opinião
A comunicação social e a Catalunha
Francisco Sarsfield Cabral
A crise da Catalunha foi, em grande parte, feita para a comunicação social. Os independentistas catalães estavam nos últimos anos a perder adeptos. Uma forma de atrair para a causa os moderados seria provocar Madrid a usar a força policial na região e em particular em Barcelona. Correram mundo as imagens televisivas de polícias nacionais a carregar sobre pessoas que queriam votar no simulacro de referendo. O que descredibilizou...
Ao completar 25 anos, a SIC  cresceu, mas não se emancipou nem libertou o seu criador de preocupações. Francisco Pinto Balsemão, com 80 anos feitos, merecia um sossego que não tem, perante a crise que atingiu o Grupo de media que construiu do zero . Balsemão ganhou vários desafios, alguns deles complexos, desde que lançou o Expresso nos idos de 70 do século passado - o seu “navio-almirante”, como gosta de...
Na semana passada aconteceu o que há muito se esperava – um dos maiores grupos de comunicação anunciou que vai encerrar ou vender a maior parte dos seus títulos de imprensa. A braços com um endividamente gigantesco, acaba por reconhecer que as receitas que obtém, quando existem, são insuficientes para inverter a situação criada ao longo de anos. O cenário actual complica tudo: é devastador folhear um jornal...
Peter Barbey, actual proprietário (desde 2015) do The Village Voice, anunciou em 22 de Agosto o fim da edição impressa do semanário nova-iorquino, após 62 anos de publicação, continuando a ser produzida a versão digital. A edição impressa – gratuita desde há 21 anos -  tinha actualmente uma tiragem de 120 mil exemplares, enquanto a versão digital, segundo a comScore (empresa de análise de...
Num livro colectivo acabado de publicar, simultaneamente, em treze línguas e em dezenas de países espalhados pelo mundo inteiro, cuja versão francesa se intitula, significativamente, L’âge de la Régression: Pourquoi nous vivons un tournant historique[1], Appadurai disserta sobre o «sentimento de cansaço» que, na sua opinião domina a esfera pública. Sentimento de cansaço relativamente à forma de fazer...
Agenda
20
Out
20
Out
Facebook para Jornalistas
12:00 @ Cenjor,Lisboa
23
Out
II Congresso Internacional sobre Competências Mediáticas
16:00 @ Brasil, Faculdade de Comunicação – Universidade Federal de Juiz de Fora , Minas Gerais
23
Out
Atelier de Jornalismo Digital
18:30 @ Cenjor,Lisboa